interest Publicado Novembro 25, 2008 Publicado Novembro 25, 2008 Ola chamo me Tiago Baleizão e registei me neste forum pois estou a adorar descobrir o mundo da aquariofilia :D .....Isto tudo começou com aquario (na verdade uma caixa de arrumaçao de 80x40x30 eheheh) para duas tartarugas.....passado um mes de ter as tartarugas lembrei me de comprar 3 femeas guupies no aqua e viria a juntar um macho mais tarde...tive receio de juntar os peixes as tartarugas e ja sei que me vao criticar por isso mas as tartarugas quando pequenas nem um stick inteiro do granulado delas elas conseguem engolir quanto mais....observei nos primeiros minutos as tartas ainda tentaram uma perseguição mas depois cansaram se...resultado:as tartarugas nao ligam aos peixes e os peixes nao ligasm as tartarugas nadam todos livremente....entretanto meti um filtro interno a funcionar com o externo porque o interno(e um elite mini)tem a vantagem de bombear ar pa dentro de da agua o que e essencial para os peixes ate porque na altura nao tinha plantas verdadeiras....depois vieram dois coridoras albinos(eu tenho duvidas que sejam mesmo isso pois ja vi fotos da tal especie no forum e nao sao nada parecidos mas ja me fartei de pesquisar e tambem nao encontro a especie )enfim continuando....os coridoras (ou supostos)sao muito activos e o guppie macho anda sempre a persegui los nao percebo bem porque...mais uma coisa interessante:os tais coridoras ja meteram ovos e eu meti os numa criadeira mas fungaram e nao deu nada....bem a minha ultima aquisiçao foi um beta macho todo vermelho lindo...admito que foi uma decisao mal pensada pois podia ter deitado tudo a perder quando o comprei: 1º porque quando o comprei a colonia de bacterias do filtro estava um pouco em baixo 2ºporque ja li que muitos bettas sao agressivos em aquarios comunitarios para minha sorte consegui estabilizar o ciclo e o beta como esteve tres dias numa criadeira dentro do aqua ambietou se nao sei e e a pazde alma daquele aquario xD...ainda pensei que lhe ratassem as barbatanas especialmente as tartas mas elas afastam se um bocado dele deve ser por causa da cor digo eu....so sei que e muito giro ver aquele senhor a passear se pelo aqua :D bem agora vem a parte da borrada acho eu:no domingo fui a uma ribeira e aproveitei trouxe plantas aquaticas: uma muito parecida com a elodea, (J a c i n t o de Água)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], agrioes de agua e alface de agua e umas bichezas:uma verdema, 3 alevins (penso que sejam de gambuzias) ,muitos camaroes de rio o que aconteceu foi:hoje ja nao tinha camaroes sao bichos muito sensiveis os que nao foram comidos pelos peixes devem ter morrido por causa da temperatura ou ph , as plantas vinham cheias de bicheza que nao sei se podera fazer mal aos peixes....os unicos que estao bem sao os alevins...pontos positivos desta recolha:baixou o ph de 7.5 para 7.2(isto n e mt positivo mas pronto) reduziu a amonia totalmente para zero...as plantas as flutuantes principalmente sao adoradas pelo beta e pelas tartas porque dao uns boms esconderijos,alem disso quando os alevins de guppie nascerem ja teem onde se esconder..... Agora um episodio mais triste com o qual eu estou muito confuso....morreu me um coridora hoje! .....ha uns dias aquando duma tpa os meus dois coridoras entraram penso eu num ritual de acasalamento tanto que deram os referidos ovos que acabaram por fungar...ate aqui tudo bem depois daquele dia esqueceram os rituais e estavam activos...mas foi sol de pouca dura passados 3 dias voltaram a acasalar mas agora mais intensamente:o que se passou a seguir foi a femea(ou suposta)depositar se no fundo a um cantinho e o macho a debicar todos os peixitos que por ali passavam a coisa arrastou se horas e la saiu uma pequena porçao de ovos com o formato de fezes mas que eu identifiquei como ovos porqueas guppies femes pareciam malucas a comer aquilo!(ah e achei muito estranho os ovos serem laranjas porque os outros eram vermelhos e maiores!)depoisdeste episodio os dois peixes foram ficando mais no fundo dando a sensaçao ue queriam fazer ninho mas nao cheguei a ver nada....so sei que hoje o macho apareceu me morto no aqua e nao sei porqueque isso aconteceu...acham que pode ter sido de alguma coisa do rio?eu pensei logo nisso mas como que ele ia morrer de um dia para o outro?penso que seja derivado deste episodio anterior a introduçao das plantas hoje fui a lojade animais ver se tinham um antifungico mas o senhor(muito entendido no assunto tenho que o dizer) aconselhou me a nao meter nada no aquario enquanto nao souber o que causou a morte do peixe e disse para ir fazendo tpa´s regulares e deu me um produto chamado cycle para fortalecer a colonia de bacterias nitrificantes....espero que nao me morra mais nenhum peixe agor estou a pensar fazer um aquario com 100 ou 120 de comprimento com agua acida para meter escalares e mais alguns peixes quanto a isto gostaria de saber quais as especies que me aconselham a manter com os escalares e se posso ter por exemplo bocas de fogo.... desculpem o testamento e se o leram todo obrigado Citar Nunca abandonem animais!
hugo feio Publicado: Novembro 25, 2008 Publicado: Novembro 25, 2008 e eu acho muito triste não terem respondido eu acho que é muito bom o que já tens e é sempre normal morrere uns se não te morreu mais nenhum continua se sim compra o esha 2000 que abrange um grande numero de doenças e não descreveste qual tens Citar
rvaz Publicado: Novembro 25, 2008 Publicado: Novembro 25, 2008 Antes de mais, bem vindo a este mundo. O meu conselho é, informa-te bem, especialmente aqui no fórum de todas as necessidades que este "hobbie" implica. Define um objectivo daquilo que pretendes obter, faz uma lista de compras, pergunta, pesquisa, compara... A montagem do áquario, define o que poderas fazer dele, até onde e o que poderás ter, portanto, estabelece um objectivo antes de iniciares as compras... Mais uma vez, que sejas bem vindo.... Citar
Jorge Oliveira Publicado: Novembro 25, 2008 Publicado: Novembro 25, 2008 Boas Tiago. Mas que grande confusão que para ai vai eu para ser sincero não percebi bem o que pretendes,queres fazer uma aqua novo?Ou estás a perguntar se alguém tem ideias do motivo dessas mortes? Registado: 16-November 08 leva-me a crer que já tinhas lido alguns tópicos mas secalhar passou-te essa parte de meter coisas á toa apanhadas no rio.Agreões são muito bons é na sopinha e se reparaste que vinha muita bicheza ainda pior em teres colocado no aqua mas o melhor mesmo é então as TPA's e tentares remover essa bicheza toda do aqua pois pode ser bem maligna para os peixes.Grande sorte nas corys em ser casal em 2 e desovarem,muitas pessoas andam meses com uma boa colónia de corys a tentar induzir a desova,supondo claro que sejam corys,podes até meter uma foto para te ajudarmos a tirar as teimas. No tal de 120cm se o vais mesmo fazer eu apoio isso e podes aproveitar então o actual para as pobre turtles Sobre os boca de fogo acho má ideia e passo a citar As fêmeas são mais pequenas que os machos. São territoriais, e embora não sejam muito agressivos, é aconselhável mantê-los com outros ciclídeos do mesmo tamanho, e o aquário deve ter alguns esconderijos. Não são indicados para os típicos aquários comunitários. e atingem os seus belos 15cm e podem ser algo violentos Além das obvias corys,ottos e ancistrus podes até meter " Colisa lalia sp." mais conhecidos por Gourami Anão que o pH deles é quase o mesmo que os escalares e ficas já com uma boa cor no aqua,dizem que são algo agressivos mas já tive alguns e nunca notei qualquer problema e mais andavam com guppies Não sei que te dizer mais para já,mas alguma coisa avisa Hugo nem todos temos tempo para responder sempre,já tinha visto ontem o tópico assim como muitas outras pessoas mas preferem responder a raparigas que vir cá ajuda-lo mas eu preferi mesmo foi esperar por hoje e reunir alguma informação e opinar com certezas :D Citar O meu feedback
Filipa Branco Publicado: Novembro 25, 2008 Publicado: Novembro 25, 2008 Boas interest! Antes de mais bem vindo. Esclarece-me só uma coisa, queres comprar outro aquário? É que se sim, acho que fazes muito bem, e deixavas esse para as turtles... Acho que tens aí uma grande confusão, e deves sem dúvida, separar as tartarugas dos peixes... Cumps Citar
interest Publicado: Novembro 25, 2008 Autor Publicado: Novembro 25, 2008 pois realmente o topico esta um bocado confuso mas obrigado a todos os que me responderam... bem tentando responder a algumas perguntas: ainda nao comprei o antifungico pois nao sei bem o que causou a morte da coridora sim estou a planear fazer um outro aqua (talvez um com 1.2 m so com escalares e uma equipa de limpeza)mas isto ainda nao esta decidido porque sei que daqui a uns anos as tartarugas ja nao vao ser do tamanho de moedas de 2euros antes pelo contrario e vou ter que comprar um aqua com 1.5 m para ai sim tambem queria uma opiniao vossa acerca da morte da coridora....hoje reparei que a coridora que sobreviveu esta mais esbranquiçada mas nao e os pontos brancos tipicos do ictio bem acho que respondi a tudo....hoje sendo o meu ultimo dia de folga e fiz uma operaçao radical no aqua:fiz uma mudança de agua de 100%!So nao tirei a agua do filtro pa preservar as colonias de bacterias alojadas nas biobolas e nas ceramicas....lavei o areao numa solução salina e com essa mesma soluçaõ desinfectei as paredes do aqua....as plantas lavei as muito bem,mergulheias numa soluçao diluida de ectodine que e igual ao betadine mas tambem e fungicida e tal....depois enchi o aqua com agua e meti o sera aquatan que aglutina o cloro e metais pesados....esperei uma meia hora para que o acondicionador fizesse efeito e depois meti 3 tampas de cycle da nutrafin que sao colonias de bacterias....agora e ir fazendo tpa´s todos os dias porque uma mudança de agua deste tamanho danifica muito a colonia de bacterias .....depois disto os peixes mostraram se muito mais contentes pelo menos foi a minha impressão xD agora quanto ao novo aqua...eu queria muito ter escalares mas eles sao de aguas acidas ou seja incompativeis com os guppies que eu tenho....o que acham que deva fazer tendo em conta as tartarugas? obrigado p.S fotos so tenho com movel e n tem mt qualidade mas quando tiver uma maquina depois posto aqui fotos Citar Nunca abandonem animais!
interest Publicado: Novembro 25, 2008 Autor Publicado: Novembro 25, 2008 ah e tecnicamente nao fui eu que meti a bicheza toda do rio no aqua....naquele dia quando cheguei do rio deixei as coisas na casa de banho pa depois as ir lavar e tal...quando vim acabei de almoçar e fui ao quarto estava o genio do meu pai a despejar aquilo la pa dentro ate me passei.... Citar Nunca abandonem animais!
interest Publicado: Novembro 26, 2008 Autor Publicado: Novembro 26, 2008 nao quero saturar com perguntas mas um aquario com 1.0x0.4x0.4 m e muito pequeno pa ter cerca de 4 escalares?se fosse possivel nao daria pa ter muitos mais peixes não e? acho que vou mesmo e comprar um aqua de 100 cm e faço um cominitario com viviparos coridoras e umas bettas femeas..o que acham? Citar Nunca abandonem animais!
Godlike Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 nao quero saturar com perguntas mas um aquario com 1.0x0.4x0.4 m e muito pequeno pa ter cerca de 4 escalares?se fosse possivel nao daria pa ter muitos mais peixes não e?acho que vou mesmo e comprar um aqua de 100 cm e faço um cominitario com viviparos coridoras e umas bettas femeas..o que acham? Com essas medidas 100x40x40 consegues ter os 4 escalares e mais alguns peixes... tens de ter atenção é a compatibilidade entre os peixes! cumps Citar Cumps
Recommended Posts