Mais uma coridora a morrer misteriosamente!


Cristina_

Recommended Posts

Amigos

 

já nao sei o que hei-de fazer!

 

Ha dias atras, coloquei aqui no forum um post a proposito de uma das minhas corys ter morrido com sangue nas guelras, nao cheguei a conclusao nenhuma sobre a morte dela, e as outras 2 que tenho, bem como todos os alevins de guppie (15) continuaram bem...ate hoje!

ando a reparar que ha uns dias que uma das corys anda muito parada, mas como comia...deixei andar.

HOJE nem se mexe e quando se desloca vai acima e deixa-se cair quase inanimada...mas n tem nada exteriormente que eu possa identificar como uma doença.

 

A cory que me morreu a semana passada morreu com uma das guelras com sangue...será que é uma doença contagiosa e me contaminou o aqua?? Mas se assim fosse os guppies também nao deveriam estar doentes?

O aqua tem 60L só tem umas valisnerias mais nada, a temperatura ronda os 26, 27 graus, os testes da amonia, nitratos e nitritos estao a zero e o ph a 7,5...e os restantes parametros estao todos bem, de acordo com os testes.

 

n sei o que se passa...ja sei que vou perder mais uma...agora resta-me tentar salvar o aquario...ajudem-me pff! 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Há doenças que apenas atacam uma determinada espécie e deixam as outras em paz. Isso que tens ainda não provou ser dessas e a qualquer momento pode espalhar-se.

 

De qualquer modo, e para protegeres as outras corys (pelo menos essas) eu aconselharia um Sera Baktopur ou um JBL Ektol Fluid (bactericidas). Tem cuidado com os níveis de amónia e nitritos: podem subir um pouco.

Cumps e Boa Sorte.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , obrigada pela resposta

 

Entao devo colocar esse produto na agua, mesmo nao tendo a certeza que os outros estao infectados?

Nao prejudicam os outros nem as bacterias boas?

Nao tinha conhecimento desse tipo de produtos, há à venda nas lojas de animais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se vendem nas lojas de animais e sim prejudicam as bactérias do filtro, daí ter-te aconselhado ficares de olho nos níveis da amónia e nitritos, embora a minha experiência com o JBL Ektol Fluid seja positiva, mesmo nesse aspecto.

 

Quanto aos peixes saudáveis não são mais afectados do que se tu tomasses um antibiótico estando de boa saúde :morning:

Cumps.

 

P.S.: não te posso garantir que seja infecção bacteriana, mas mal não faz.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma coisa que penso ser relevante, ela esta muito paradinha e ja nem come , quando os alevins mais atrevidos a vao "bicar" ela mexe-se e reparei agora mesmo que mal ela se moveu deixou atras de si um rasto de algodao!

Agora das 2 uma: será o tal fungo algodao ou sera de estar sempre parada a acomulação das particulas do aquario que andam em suspensao?

 

Eu penso que serão pequenas poeiras que as plantas nas folhas tambem têm, porque se fosse o tal fungo ela ja estaria muito mais afectada, estou errada? até porque se alastra tao rapidamente e ela anda assim ha 2 dias.

 

Pelo exposto aconselha-me na mesma o bactericida?

 

Desde ja obrigadissima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que percebi esse rasto branco não está agarrado ao peixe. Se assim fôr, não são fungos. Aliás a 1ª cory não teve isso mas sim sangue nas guelras.

Vê lá se há mesmo um fungo agarrado à cory.

 

Se não houver mantenho o conselho. Se o medicamento não agir, há sempre a possibilidade de mudar de medicamento mediante 50% de TPA e carvão activo durante 24 horas.

 

É impossível dar garantias a mim mesmo quando tenho problemas nos meus aquários :morning: , quanto mais nos outros. Mas tento, e acho que devias tentar.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos

 

BEm..é com tristeza que comunico mais uma morte, ela nao aguentou.

 

Agora espantem-se!

Acho que ja sei do que é que morreram...FORAM COMIDAS VIVAS PELOS....... ALEVINS!

Hoje de manha, apanhei os bebes guppie a bicarem a outra cory sobrevivente que esta optima de saude!

 

Eu sei que qualquer peixe quando vê outro moribundo vai la bica-lo..mas esta esta optima, gordinha super energética...e apanhei-os a bicá-la!!!

 

É normal? Nao quero assassinos no meu aquario!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos

 

BEm..é com tristeza que comunico mais uma morte, ela nao aguentou.

 

Agora espantem-se!

Acho que ja sei do que é que morreram...FORAM COMIDAS VIVAS PELOS....... ALEVINS!

Hoje de manha, apanhei os bebes guppie a bicarem a outra cory sobrevivente que esta optima de saude!

 

Eu sei que qualquer peixe quando vê outro moribundo vai la bica-lo..mas esta esta optima, gordinha super energética...e apanhei-os a bicá-la!!!

 

É normal? Nao quero assassinos no meu aquario!!!!!!

 

É estranho na minha opinião. A experiencia que tenho com guppies não é de agressividade...aliás tenho uma coridora albina a que eu chamo camões porque só tem 1 olho,tenho vários guppies,bem como outras espécies e nunca tive problemas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Lamento o desfecho. Ou era o medicamento errado ou era já tarde demais.

Essa da agressividade dos guppys também é estranha a não ser que essa cory esteja doente: os outro peixes pressentem-no.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-me uma coisa: há quanto tempo tinhas as corydoras no aquário? Foram todas ao mesmo tempo para o aquário? Compraste todas na mesma loja?

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem.. então é assim...

 

Sangue nas guelras é sinónimo de infecção bacteriana e / ou vermes intestinais. Pelo que descreves, penso que as corydoras têm uma infecção de Spironucleus, as causas, normalmente são: más condições da água, descida ou subida brusca da temperatura, ou até mesmo, má alimentação.

 

Podiam já ter vindo doentes... há quanto tempo as tinhas no aquário?

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HOJE nem se mexe e quando se desloca vai acima e deixa-se cair quase inanimada...mas n tem nada exteriormente que eu possa identificar como uma doença.

 

Tive esse mesmo problema, perdi 1 das minhas 4 corydoras aeneus no meu aquario sul-americano. Ela não tinha aparentemente nenhum fungo nem bacteria e horas antes de morrer ela ia acima e caia inanimada. Percebi tambem que elas estavam meio inquietas, quase o dia todo nadando contra a corrente do filtro, hoje em dia já normalizou.

 

Quanto à afetar as bactérias nitrificantes do filtro, segui a dica do Marcos e usando o Parasiticida Atlantys não tive problema, sempre 0 de nitrito e amonia, pois nesse aquário também tive problema com Ictio (já resolvido). Outro que também não afeta é o Melafix (anti-bactericida e para recuperação de barbatanas e nadadeiras) e Pimafix (parasiticida).

 

Talvez seja o caso de você usar o Melafix + Pimafix em conjunto, pois aí irá ter certeza que não haverá problemas com bacterias, parasitas e fungos. Sem afetar a biologia do aquário. Mas lembre-se de desligar o CO2, tirar o carvão ativado do filtro externo (jogar fora pois pode conter agentes aderidos à ele) e desligar as luzes durante o tratamento.

 

Poste aí os acontecimentos

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se sera isso, mas tive uma corydora que apresentou um sintoma que descreves... ela estava muito parada no fundo e so se mexia para vir a cima, depois caia desamparada ate bater no fundo... Sem qualquer sintoma exterior... Embora eu tivesse reparado uma ligeira dificuldade em respirar... O problema foi uma subida de nitritos, estavam a subir e a corydora foi a primeira a dar o sinal... TPA's de 50% e sera nitrivec dia sim dia nao e ao fim de 2 dias já notava melhoras... ao fim de uma semana como nova... ainda hoje nada alegremente...

 

Não digo que será o mesmo... mas de qualquer forma deixo o testemunho...

 

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se o Melafix é um bactericida como é possível não afectar as bactérias nitrificantes? É selectivo?

Cumps.

 

 

Bom, se tantas pessoas não tiveram problemas com esse medicamento é porque deve ter uma seletividade sim. Inclusive um dos moderadores mais ativos do fórum manda usar sem medo de ser feliz. Inúmeros depoimentos de pessoas que a usaram não tiveram problemas.

 

Eu acredito também nisso e apesar de nunca ter usado já o tenho (comprei por R$40,00 - 237ml) e vou seguir seu conselho de não misturar medicamentos e depois aplicar Melafix para recuperar as barbatanas e nadadeiras de meus peixes. Particularmente gosto muito dos produtos API.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se sera isso, mas tive uma corydora que apresentou um sintoma que descreves... ela estava muito parada no fundo e so se mexia para vir a cima, depois caia desamparada ate bater no fundo... Sem qualquer sintoma exterior... Embora eu tivesse reparado uma ligeira dificuldade em respirar... O problema foi uma subida de nitritos, estavam a subir e a corydora foi a primeira a dar o sinal... TPA's de 50% e sera nitrivec dia sim dia nao e ao fim de 2 dias já notava melhoras... ao fim de uma semana como nova... ainda hoje nada alegremente...

 

Não digo que será o mesmo... mas de qualquer forma deixo o testemunho...

 

Boa Sorte

Boas,

É um testemunho muito útil: os nitritos actuam dificultando as trocas gasosas CO2/O2 nas brânquias. É possível que os nitritos sejam mais pesados que a água (?) e as corys, como peixes de fundo, são os primeiros a ressentirem-se com dificuldades respiratórias dada a fraca oxigenação do sangue.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais