Keano-16 Publicado Novembro 24, 2008 Publicado Novembro 24, 2008 Qual dos dois consideram ser o fertilizante mais completo?
João Teixeira Publicado: Novembro 24, 2008 Publicado: Novembro 24, 2008 Boas Tudo depende do tipo de aquário que tens. Enquanto o Seachem Flourish não tem Nitratos e Fosfatos, o Tropica PLant Nutrition + já os tem. O adequado será comparar o Seachem Flourish com o Tropica Plant Nutrition. Neste aspecto direi que qualquer um deles é bom, nada melhor que experimentares um e outro e verificares as diferenças. No meu caso tenho tendencia para usar o Tropica Plant Nutrition para as macros e uso o Iron, Potassium e Excel da Seachem para suprir outras necessidades extra. Consulta as duas páginas para mais referências: Seachem Tropica
Miguel Reis Publicado: Novembro 24, 2008 Publicado: Novembro 24, 2008 O melhor é sempre comprar um bom fertilizante de Micro-nutrientes e os macros todos separados. O TROPICA NUTRITION+ contém azoto (N- nitrogénio em brasileiro) e fosforo (P) na qual eu não aconselho muito pois podes ter estes dois nutrientes em excesso no aquário e ao fertilizares com Micros, o N e o P vão "atrás" e irão aumentar ainda mais os valores que tens em excesso (mero exemplo!). Se quiseres optar por fertilizantes Tropica (que são bons) tens o Tropica Nutrition que não contém N e P na sua composição. Eu neste momento estou a usar o Flourish Trace da Seachem e noto bastante a Hemmianthus "Cuba" a crescer saudável. Além do Flourish Trace, estou também a usar o Excel também da Seachem, Potássio (K), Ferro, N e P separadamente (estes dois últimos só fertilizo quando necessário). Cumps
Keano-16 Publicado: Novembro 24, 2008 Autor Publicado: Novembro 24, 2008 Então qual seria um pack completo que vocês aconselhariam? Eu tenho Co2 DIY e 1W/L.
Miguel Reis Publicado: Novembro 24, 2008 Publicado: Novembro 24, 2008 Então qual seria um pack completo que vocês aconselhariam? Eu tenho Co2 DIY e 1W/L. Para mim seria assim: Flourish Trace da Seachem ou Plant Nutrition da Tropica (tendo preferência pelo da Seachem) Flourish Excel da Seachem (podes ter ou não, ajuda a controlar as algas) Cloreto de Potássio (para fertilizares com Potássio - K) Nitrato de Potássio (para fertilizares com Azoto - N) Fosfato Monopotássico (para fertilizares com Fosforo - P) Ferro (para fertilizares com Ferro - Fe2+) E está o pack completo. Cumps
Jorge Filipe Publicado: Novembro 24, 2008 Publicado: Novembro 24, 2008 Para mim seria assim: Flourish Trace da Seachem ou Plant Nutrition da Tropica (tendo preferência pelo da Seachem) Flourish Excel da Seachem (podes ter ou não, ajuda a controlar as algas) Cloreto de Potássio (para fertilizares com Potássio - K) Nitrato de Potássio (para fertilizares com Azoto - N) Fosfato Monopotássico (para fertilizares com Fosforo - P) Ferro (para fertilizares com Ferro - Fe2+) E está o pack completo. Cumps E isto em € quanto fica +/-? The return! [90l plantado]
Keano-16 Publicado: Novembro 24, 2008 Autor Publicado: Novembro 24, 2008 Então sendo, Um destes dois packs: -Tropica Plant Nutrition+ (Base, N e P) -Seachem Flourish Iron (Fe) -Seachem Flourish Potassium (K) Ou, -Seachem Flourish -Seachem Flourish Iron (Fe) -Seachem Flourish Nitrogen (NPK) Certo? Em relação a estes packs, é ver o que fica mais barato? Eu sei que as doses é relativo, e depende muito da absorção das plantas, mas para um áqua de 80litros reais, com um bom plantado, plantas a necessitarem de serem renascidas, qual seria a frequência que os complementos, N,P,K e Fe, seriam doseados? Vou fazer uma encomenda pela aquaristic, e não queria andar a fazer experiências, gostava de aprender já do vosso conhecimento. Obrigado pela ajuda
Miguel Reis Publicado: Novembro 24, 2008 Publicado: Novembro 24, 2008 Então sendo, Um destes dois packs: -Tropica Plant Nutrition+ (Base, N e P) -Seachem Flourish Iron (Fe) -Seachem Flourish Potassium (K) Não é Tropica Plant Nutrition+ mas sim o Tropica Plant Nutrition (que NÃO contém N e P) -Seachem Flourish-Seachem Flourish Iron (Fe) -Seachem Flourish Nitrogen (NPK) Dispensava este ultimo e optava por separados, como já tinha referido em cima com o Seachem Flourish Potassium. Além disso eu não referi o Seachem Flourish mas sim o Seachem Flourish Trace. Será que leste bem o que disse? A horizonte Aquático vende fertilizantes em Pó para dissolução e já dissolvidos, era uma boa aposta comprares lá o de N e P. Ficavas com isto assim: -Seachem Flourish Trace -Seachem Flourish Iron (Fe) -Seachem Flourish Potassium (K) -Azoto da HA -Fosforo da HA Em relação a estes packs, é ver o que fica mais barato? O pack que fiz em cima. Penso que as embalagens dos fertilizantes da Seachem rodam os 8€ cada e 10€ nos N e P. Com menos de 40€ tens fertilizantes para um ano no minimo. Eu sei que as doses é relativo, e depende muito da absorção das plantas, mas para um áqua de 80litros reais, com um bom plantado, plantas a necessitarem de serem renascidas, qual seria a frequência que os complementos, N,P,K e Fe, seriam doseados? Segue as instrucções das embalagens e ajustas à litragem e necessidade do aquário. O N e P, só se fertiliza quando necessário (consoante o tipo de plantas e comsumo do aquário). Cumps
Miguel Reis Publicado: Novembro 24, 2008 Publicado: Novembro 24, 2008 Estamos cá é para ajudar. Cumps
Jorge Filipe Publicado: Novembro 24, 2008 Publicado: Novembro 24, 2008 Segue as instrucções das embalagens e ajustas à litragem e necessidade do aquário. O N e P, só se fertiliza quando necessário (consoante o tipo de plantas e comsumo do aquário). Cumps Não e necessário comprar testes para regular a fertilização? ou é só observar as plantas? The return! [90l plantado]
Keano-16 Publicado: Novembro 24, 2008 Autor Publicado: Novembro 24, 2008 Miguel, imagina, 1000g de Cloreto de Potássio KCl são 8.83 euros, e uma lata de Seachem Flourish Potassium 250ml custa 8.98. O da Seachem tem "Flourish Potassium contains 50,000 mg/L". Isso quer dizer que só tem 50g? Logo, compensa comprar o para diluir, certo? Quão difícil é fazer essa dissulução em casa?
Miguel Reis Publicado: Novembro 24, 2008 Publicado: Novembro 24, 2008 Não e necessário comprar testes para regular a fertilização? ou é só observar as plantas? Nem sempre. Consegue-se detectar falta de nutrientes a "olho". Miguel, imagina, 1000g de Cloreto de Potássio KCl são 8.83 euros, e uma lata de Seachem Flourish Potassium 250ml custa 8.98. O da Seachem tem "Flourish Potassium contains 50,000 mg/L". Isso quer dizer que só tem 50g? Logo, compensa comprar o para diluir, certo? Quão difícil é fazer essa dissulução em casa? A vantagem que tens em fazer a dissolução em casa é que és tu próprio quem controla tudo. Imaginando que compras um fertilizante de NO3 e cada gotinha caia dentro dum aquário com 100L aumenta 10ppms. (Óbvio que são valores fictícios). Vais ter de fazer muitos cálculos para que esse aquário de 80L receba só 5ppms. Portanto, ao dissolveres tu o pó, podes controlar as doses por cada gota ou mililitro para que aumente X por cada 80L. Fui muito confuso na explicação? Cumps
Keano-16 Publicado: Novembro 24, 2008 Autor Publicado: Novembro 24, 2008 Resumindo e concluindo, compro os liquidos base, aqueles mais generais da Seachem, e depois compro o pó para o resto. Isto é: Seachem Flourish Trace da Seachem Seachem Ferro e depois, Cloreto de Potássio (para fertilizares com Potássio - K) Nitrato de Potássio (para fertilizares com Azoto - N) Fosfato Monopotássico para fazer o KNP em casa, certo?
Miguel Reis Publicado: Novembro 24, 2008 Publicado: Novembro 24, 2008 Resumindo e concluindo, compro os liquidos base, aqueles mais generais da Seachem, e depois compro o pó para o resto. Isto é: Seachem Flourish Trace da Seachem Seachem Ferro e depois, Cloreto de Potássio (para fertilizares com Potássio - K) Nitrato de Potássio (para fertilizares com Azoto - N) Fosfato Monopotássico para fazer o KNP em casa, certo? Quase certo.. A primeira parte parece óptima, a segunda está quase. Compras esses 3 Macro-Nutrientes para fazeres 3 fertilizantes separados. Ou seja, para fazeres o K, o N e o P. Aqui tens um excelente tópico feito pelo Vasco Matos que explica como fazeres as dissoluções e maneiras de fertilizar. Cumps
Keano-16 Publicado: Novembro 24, 2008 Autor Publicado: Novembro 24, 2008 E que tal o micro-nutrientes do horizonte aquatico? Também têm ferro. Mantenho só aqueles dois de marca, e compro o resto em pó?
Miguel Reis Publicado: Novembro 24, 2008 Publicado: Novembro 24, 2008 Os micro-nutrientes da HA também são bons mas os da Seachem são muito mais completos. O Ferro é quase igual, eu uso o da Seachem e ainda não me queixei. Podes comprar os micros e Ferro da Seachem e o resto em pó. Cumps
Keano-16 Publicado: Novembro 24, 2008 Autor Publicado: Novembro 24, 2008 Muito obrigado pela ajuda Miguel. Vou postar umas pics do meu plantado no verão, quando o aqua estiver estabilizado e não me esquecerei de mencionar o teu nome.
Miguel Reis Publicado: Novembro 24, 2008 Publicado: Novembro 24, 2008 É sempre bom sermos uma mais valia para alguém. Cumps
Just_me Publicado: Novembro 25, 2008 Publicado: Novembro 25, 2008 (editado) Os micro-nutrientes da HA também são bons mas os da Seachem são muito mais completos. atenção que muitos dos componentes dos micros da seachem não tem qualquer utilidade comprovada para plantas aquáticas, sendo que por isso não se veem em mais nenhum fertilizante de micros de marcas comprovadas, Tropica, Kent, etc... não estou a dizer que são maus, que não são...apenas estou a dizer para não utilizarem esse critério na escolha. Editado Novembro 25, 2008 por Just_me Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Keano-16 Publicado: Novembro 26, 2008 Autor Publicado: Novembro 26, 2008 Alguém sabe se o Horizonte Aquatico está a funcionar? É que já fiz a transferência e nada...
Miguel Reis Publicado: Novembro 26, 2008 Publicado: Novembro 26, 2008 Alguém sabe se o Horizonte Aquatico está a funcionar? É que já fiz a transferência e nada... Está sim. Ainda ontem recebi um caixote de fertilizantes deles... Cumps
Recommended Posts