Recommended Posts

Publicado

Bom dia!

Tenho um nano com aproximadamente 18 litros e tenho os seguintes parametros da água:

PH 6.8

KH 6

GH 10ºd

NO2 0

NO3 10

Já habitam lá cerca de 20 red's, será que posso adicionar alguns cristal red?

Agradeço ajuda dos mais entendidos!

Cumprimentos!

Publicado: (editado)

Olá.

Eu sei que toda a gente te vaí bater e dizer CRYSTAL RED DENTRO DE UM NANO COM 18 LITROS??? Mas por experiencia própia digo-te que sim, podes ter a fauna que pretendes nesse aquário, e nem sequer é "pouco comodo" para a bicheza.

Agora respondendo à tua questão propiamente dita, é importante que tenhas o aquário bem maturado, com bastantes plantas.

Sei que quem vai levar porrada agora sou eu pois não te indiquei para fazeres o teste de Amónia, mas é mais uma vez experiencia própia, já tive (e continuo a ter) muitos Crystal red de diversas grades completamente saudaveis sem nunca ter feito um teste de Amonia aos aquários onde estão.

O que vou dizer é totalmente censuravel num fórum onde a grande parte dos utilizadores são aquariofilistas inexperientes: Com o passar do tempo (anos) aprendemos a olhar os sinais que os habitantes do aquário nos dão, e a aplicar técnicas (desenvolvidas por nós ou não) que minimizam os riscos de algo de mal acontecer, pondo de parte os conceitos que "os ditos expert´s dão como verdadeiros e unicos.

Editado por vitorhugof
Publicado:

Sem ofender o vitorhugof com o que ele disse, so vou dizer isto, 20 red's num cubo de 18L já é população a mais! Ainda mais crystal red era pior ainda! Só mais uma coisa:

Manter os camarões nas melhores condições possiveis, não é o mesmo que ter camarões (ou peixes) só para manter e dar lhe condiçoes que não são o que eles encontram na natureza, ao menos podemos dar lhe umas parecidas...

vitorhugof preferias viver numa barraca ou numa mansão?! Ja nao vou falar mais porque acho que ja nao preciso de dizer mais nada...

Respondendo à tua pergunta, o melhor é reduzir o numero de red's vendendo por exemplo, e por 3 ou 4 crystal, mas o melhor mesmo era um aqua prai de 50/60L...

Se tiveres mais duvidas diz...

Cpts

CAI_logo.jpg
Publicado:
Sem ofender o vitorhugof com o que ele disse, so vou dizer isto, 20 red's num cubo de 18L já é população a mais! Ainda mais crystal red era pior ainda! Só mais uma coisa:

Manter os camarões nas melhores condições possiveis, não é o mesmo que ter camarões (ou peixes) só para manter e dar lhe condiçoes que não são o que eles encontram na natureza, ao menos podemos dar lhe umas parecidas...

vitorhugof preferias viver numa barraca ou numa mansão?! Ja nao vou falar mais porque acho que ja nao preciso de dizer mais nada...

Respondendo à tua pergunta, o melhor é reduzir o numero de red's vendendo por exemplo, e por 3 ou 4 crystal, mas o melhor mesmo era um aqua prai de 50/60L...

Se tiveres mais duvidas diz...

Cpts

Boa tarde!

Agradeço a resposta ..... mas dar lições de moral a outra pessoa por ter 20 red´s num aquário com 18 litros, quando se tem um com mais dois litros em casa com a mesma fauna acrescido de gupys juvenis acho que te fica mal.

sem ofensa?!

Publicado:

Se soubesses ler o meu tem apenas cerca de 8 red's e 5 guppies pequenos, um guppy juvenil não tem mais que 3 cm como os red's, e já agora os meus red's maior parte sao jovens... Ainda não tive criação... Por isso não fales do que não sabes, se os red's se estão a dar bem no teu aqua deixa os estar e se queres crystal red mete e depois não digas que as pessoas não te aconselharam...

Quem te avisa teu amigo é...

Eu não dei lições de moral apenas dei a minha opinião e acho que é a de muitos "experts" em invertebrados deste fórum...

Eu só te quis ajudar agora tu é que sabes o que entendes-te...

Cumps

CAI_logo.jpg
Se soubesses ler o meu tem apenas cerca de 8 red's e 5 guppies pequenos, um guppy juvenil não tem mais que 3 cm como os red's, e já agora os meus red's maior parte sao jovens... Ainda não tive criação... Por isso não fales do que não sabes, se os red's se estão a dar bem no teu aqua deixa os estar e se queres crystal red mete e depois não digas que as pessoas não te aconselharam...

Quem te avisa teu amigo é...

Eu não dei lições de moral apenas dei a minha opinião e acho que é a de muitos "experts" em invertebrados deste fórum...

Eu só te quis ajudar agora tu é que sabes o que entendes-te...

Cumps

Se leres bem o meu post eu só questionei se os parametros da água estavam bons, mais nada.

A parte de adicionar cristal red era só para os mais entendidos (do que eu)..... percebeu!

Cumprimentos.

Editado por apvrsh

Eu apenas dei a minha opinião... Peço desculpa por ter levado o tópico para outro lado.

Os parâmetros penso que estão bem, se calhar subir o ph para 7.5, mas de resto penso que esta bem...

Cumps

Editado por andred
CAI_logo.jpg

Embora estejam a discutir assuntos interessantes, porque não gastam 5 minutos de tempo sem nada para fazer para pesquisar aqui no fórum. :wink:

Fichas camarões

Aqui estão todos os parâmetros e informações sobre camarões referidos.

P.S. pH 7.5?! 8)

On topic: Embora acho que o espaço não abunde, os parâmetros estão lá. Talvez baixar ligeiramente os nitratos.

Editado por João Lopes
Publicado:
Embora estejam a discutir assuntos interessantes, porque não gastam 5 minutos de tempo sem nada para fazer para pesquisar aqui no forum.

Fichas camarões

P.S. pH 7.5?! 8)

On topic: Embora acho que o espaço não abunde, os parâmetros estão lá. Talvez baixar ligeiramente os nitratos.

7.5 para red's

7.2 para crystal

CAI_logo.jpg
Publicado:

Isso é o limite maximo.

CRS 6.5 até 7.2

Reds 6.5 até 7.5

Se está a 6,8.. Não precisa de mexer mais..

Publicado:
Embora estejam a discutir assuntos interessantes, porque não gastam 5 minutos de tempo sem nada para fazer para pesquisar aqui no fórum. :wink:

Fichas camarões

P.S. pH 7.5?! 8)

boas!

realmente na ficha está lá o PH mas os outros parametros não estão ou vi mal?

Cumprimentos

Publicado:

boas!

realmente na ficha está lá o PH mas os outros parametros não estão ou vi mal?

Cumprimentos

Na ficha não estão os parâmetros mas ele respondeu disse para baixares ligeiramente os nitratos...

CAI_logo.jpg

'apvrsh',

Quanto a mim é o que disse no post anterior, sim podes colocar.

Quanto ao pH está óptimo.

Quanto aos Nitratos suponho que seja da tua água da torneira, não é nada de preocupante.

Andred,

Sabes qual é a dimensão do território de um tubarão no seu habitat natural? Parece-te que os tubarões no oceanário estão "numa barraca" como disses-te?

Sabes qual é o numero de litros disponiveis que um Guppy tem em média na natureza? Cerca de um milhão!!!

E não é que tu os tens em casa( os Guppys não o milhão de litros)....

Enfim, deixemo-nos de extremismos.

Ahh, quantos de nós não quereriamos este aquário em nossa casa, só por estar com demasiada população?

Editado por vitorhugof
Isso é o limite maximo.

CRS 6.5 até 7.2

Reds 6.5 até 7.5

Se está a 6,8.. Não precisa de mexer mais..

Atenção com as oscilações de pH, temperatura e nutrientes (em especial os Nitratos). Os Crystal Red são camarões bastante sensíveis.

Ter os parâmetros ideais por vezes não é suficiente.. basta fazeres mal a aclimatização e "pingam mortos" na água...

EDIT: vitorhugof, quem disse que esse aquário não tem 1000 Litros e que toda a sua população estava aí concentrada para a fotografia? :rolleyes:

Cumps

Editado por Miguel Reis
Publicado:

O principal problema de vivos em aquários com pouca litragem é essencialmente o que o Miguel Reis disse em cima, oscilações dos parâmetros e dificuldade em manter estáveis.

Além é claro que digam o que disserem diga quem disser, que 18L é realmente pouca água para um ser vivo.

Publicado:

Olá.

Longe de ser " expert" e, concerteza, O Vitor Hugo terá muita mais experiência que eu mas esse aquário que mostras apinhado de CRS é claramente um aquário onde simplesmente foram " despejados" camarões lá para dentro. Qual o intuíto, não sei nem interessa para o caso ( concerteza são para venda) mas o que interessa, sim, é que essa foto não é exemplo para um aquário de criação, onde se começa com uma pequena colónia e se vê a mesma a crescer. Nota-se, aliás, que não há um único CRS pequeno nessa foto, sendo todos adultos.

Num aquário onde se pretende fazer criação e proporcionar as melhores condições para os camarões nascerem, desenvolverem e morrerem, 18L de água é claramente pouco pois, para além do maior problema que são as oscilações de parâmetros, como já foi dito e muito bem, a concorrência por comida/território são factores auto-limitantes à própria colónia. Por outras palavras e pegando neste último exemplo, é claramente impossível chegar ao número de camarões que se vê na foto num aquário de 54L. Como casa temporária, ainda dou de barato. Como casa permanente ( penso que não será o caso), não me parece que seja viável a longo prazo e não é, certamente, exemplo para ninguém.

Mas, mais uma vez, longe de mim considerar-me " expert" na matéria.

Cumprimentos,

André

Publicado:
Olá.

Longe de ser " expert" e, concerteza, O Vitor Hugo terá muita mais experiência que eu mas esse aquário que mostras apinhado de CRS é claramente um aquário onde simplesmente foram " despejados" camarões lá para dentro. Qual o intuíto, não sei nem interessa para o caso ( concerteza são para venda) mas o que interessa, sim, é que essa foto não é exemplo para um aquário de criação, onde se começa com uma pequena colónia e se vê a mesma a crescer. Nota-se, aliás, que não há um único CRS pequeno nessa foto, sendo todos adultos.

Num aquário onde se pretende fazer criação e proporcionar as melhores condições para os camarões nascerem, desenvolverem e morrerem, 18L de água é claramente pouco pois, para além do maior problema que são as oscilações de parâmetros, como já foi dito e muito bem, a concorrência por comida/território são factores auto-limitantes à própria colónia. Por outras palavras e pegando neste último exemplo, é claramente impossível chegar ao número de camarões que se vê na foto num aquário de 54L. Como casa temporária, ainda dou de barato. Como casa permanente ( penso que não será o caso), não me parece que seja viável a longo prazo e não é, certamente, exemplo para ninguém.

Cumprimentos,

André

:morning:bowdown

Eis a opinião de um expert na matéria, eu sei que ele disse que não o é, mas toda a gente sabe...

CAI_logo.jpg
Publicado:
Ahh, quantos de nós não quereriamos este aquário em nossa casa, só por estar com demasiada população?

med_gallery_1289_898_361658.jpg

Em relaçao a esta foto, vou utilizar outro exemplo da realidade, gostavas de viver numa cidade pequena cheia de pessoas?

CAI_logo.jpg
Publicado:

Boas,

Depois do que disse o André pouco mais há a acrescentar, como aliás é habitual! bowdown

Quanto aos parâmetros, se conseguires baixar os nitratos, óptimo. Além disso, com o aquário bem plantado, é possível que consigas baixar os valores de nitratos, pois as plantas vão ajudar a baixá-los.

Será que li bem? :morning:

Olás,

a pergunta que o 'apvrsh' colocou e à qual eu respondi foi:

Bom dia!

Tenho um nano com aproximadamente 18 litros e tenho os seguintes parametros da água:

PH 6.8

KH 6

GH 10ºd

NO2 0

NO3 10!

Já habitam lá cerca de 20 red's, será que posso adicionar alguns cristal red?

A resposta que dei e mantenho é: Sim, podes.

Até porque segundo percebi ele também pretendia saber quais os parametros de água ideias para crystal red e nesse ponto ele está perto do ideal.

De resto é obvio que se o apvrsh puder ter um aquário maior é melhor, de certeza que ele própio já pensou nisso, mas isso sou ouitros "ses"...

Editado por vitorhugof
Publicado:
Em relaçao a esta foto, vou utilizar outro exemplo da realidade, gostavas de viver numa cidade pequena cheia de pessoas?

Nem é preciso alargar tanto.. basta uma casa de banho e viveres lá sozinho...

Será que li bem? :morning:

Não me parece... bowdown

Cumps

Publicado:
Nem é preciso alargar tanto.. basta uma casa de banho e viveres lá sozinho...

LOL :morning: isso era mau

Bem este tópico já vai para outro caminho que não é o que perguntou o autor do tópico lol

CAI_logo.jpg
Publicado:

Os Red Cherry vivem bem num intervalo de PH entre 6.0 e 7.2,mas muito importante é a estabilidade do mesmo PH.

Quanto aos espaço já foi muito debatido aqui no fórum,e vejo que por vezes é negligenciado em favor de outros parâmetros.O espaço é tão essencial como qualquer outra coisa,entra num conjunto de factores imprescindíveis.

Devemos olhar para a Aquariofilia não com um olhar do ''minimo exigivel'',mas com outro bem diferente,que é do ''máximo possivel''... São coisas distintas: Um Camarão X sobrevive em condições Y ? Sobrevive. Devemos então mantê-lo dessa forma? Não,nunca,sempre muito melhor.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/