Ajuda - inundação


Recommended Posts

Boa noite... já estava quase a dormir quando o meu pai me chamou que o aquário estava a deitar por fora. Ele adormeceu na sala e quando acordou viu água no chão, no móvel, etc.

 

Quando fui ver melhor o que era reparei que era aquela parte do filtro (que é interno) que fica para fora, aquela mangueirinha, que estava a verter. Ou seja, dava a sensação que o filtro entupira. Abri-o mas não encontrei nada de especial...

 

Agora parece estar tudo normal, mas coloquei essa mangueira (desculpem mas não sei o nome técnico) virada para dentro do aqua, mas não dentro de água, porque tenho medo que aconteça outra vez. Vá lá que o meu pai ainda estava na sala, "só" sairam aí uns 3/4L de água.

 

Isto já vos aconteceu? Há algo que possa fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Senão estou em erro estás a falar daqueles filtros tipo Aquapor, com um tubo que fica fora de água, supostamente para oxigenação.

 

O que tens a fazer se for este o caso, ou fechas bem a torneira ou então tiras o tubo.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, penso que seja esse tipo de filtro.

 

O que estava a pensar era fazer um acrescento à manguerinha, com outra magueira, e colocá-la para dentro do aquário pela outro espaço na tampa. Fechar a torneira não adianta, aquilo verte à mesma.

 

Mas se tirar não há problema? E que tenho medo que isto volte a acontecer!

 

(Tenho que comprar outro filtro :S)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não há problema nenhum em tirares esse tubo. Se é o que penso, destina-se a aspirar ar e projectar bolhinhas pela saída de água.

Isso é só para fazer bonito, uma vez que a movimentação da água à superfície já oxigena o aquário todo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pra ti.Já me passou varias vezes, sorte que tenho o aquario no quarto e numca foi grave embora uma vez tenho sido para dentro da tomada onde tenho tudo ligado, mas acontece sempre quando tenho a parte da mangueira que esta fora do aquario mais baixa que o nivel da água o que facilita ela ferrar sozinha após alguma oscilação por parte da ventuinha da bomba.

A solução foi manter sempre a mangueira mais alta que o nivel da água para evitar que ferre tão facilmente, tirar a mangueira para mim não era solução porque o boraco da mangueira esta depois da ventoinha o que faz com que grande parte da água sai novamente para dentro do filtro diminuindo o caudal de água que sai para o aquario, o meu circuito de água feito com mangueira de rega gota a gota por cima da água com varios furos para a saida mede da bomba ate ao fim cerca de 2 m precisso da maxima água pois o circuito e grande sem a dita mangueira perderia bastante água que sairia pelo buraco, acho que se tiras a manguira tens de tapar o buraco para evitar que começe a sair água por lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pra todos. Já me passou varias vezes, sorte que tenho o aquario no quarto e numca foi grave embora uma vez tenho sido para dentro da tomada onde tenho tudo ligado, mas acontece sempre quando tenho a parte da mangueira que esta fora do aquario mais baixa que o nivel da água o que facilita ela ferrar sozinha após alguma oscilação por parte da ventuinha da bomba.

A solução foi manter sempre a mangueira mais alta que o nivel da água para evitar que ferre tão facilmente, tirar a mangueira para mim não era solução porque o boraco da mangueira esta depois da ventoinha o que faz com que grande parte da água sai novamente para dentro do filtro diminuindo o caudal de água que sai para o aquario, o meu circuito de água feito com mangueira de rega gota a gota por cima da água com varios furos para a saida mede da bomba ate ao fim cerca de 2 m precisso da maxima água pois o circuito e grande sem a dita mangueira perderia bastante água que sairia pelo buraco, acho que se tiras a manguira tens de tapar o buraco para evitar que começe a sair água por lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas pessoal.

 

Eu agora tenho a mangueira virada para dentro do aqua, através da tampa do mesmo, mas não vou deixar isto assim.

 

Acontece que a tampa do meu aqua tem nas duas extremidades uma zona com espaço para deixar passar os fios do termostato, filtro etc. Mas a que está mais perto da tomada já está um pouco apertada. Por isso o que estava a pensar fazer era comprar um pouco de mangueira bem fina, no AKI, e acrescentar a esta do filtro, fazendo voltar a entrar no aqua, mas não dentro de água, na outra extremidade da tampa. Não sei se me fiz entender mas pronto... :)

 

Porque realmente se tiro a mangueira vai sair água por aquele buraco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.