TPA'S


ripper

Recommended Posts

Boas

 

Iniciei me à cerca de uma semana com discos comprados ao Sr.Margarido.Estou muito satisfeito com a nova aquisição, mas tenho algumas duvidas, em como tratalos da melhor forma para que cresçam saudaveis.Bom, tenho um aquario de 200L com um casal de escalares adultos,3 juvenis, 4 corydoras bronze, 1 comedor de algas, 1 synodontis (5cm), 2 botias e 4 discus juvenis.Gostaria de saber qual a quantidade de agua que deveria mudar e qual a frequencia, pois o que tenho lido aqui no forum é que os discus exigem TPA'S frequentemente, e visto que nao tenho só discus no aquario gostaria tambem de saber se há algum problema em mantelos com estas especies!?Até agora não tenho tido qualquer tipo de problemas!Dão-se todos ás mil maravilhas, tanto que os escalares ate desovaram esta segunda feira mesmo com os discus no aquario! (apesar de para meu desgosto terem comido os ovos dois dias depois).

 

 

PS:o meu filtro é um fluval 204!Será o suficiente!?

 

Agradeço a vossa opinião!

 

Com os melhores cumprimentos, João Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Iniciei me à cerca de uma semana com discos comprados ao Sr.Margarido.Estou muito satisfeito com a nova aquisição, mas tenho algumas duvidas, em como tratalos da melhor forma para que cresçam saudaveis.Bom, tenho um aquario de 200L com um casal de escalares adultos,3 juvenis, 4 corydoras bronze, 1 comedor de algas, 1 synodontis (5cm), 2 botias e 4 discus juvenis.Gostaria de saber qual a quantidade de agua que deveria mudar e qual a frequencia, pois o que tenho lido aqui no forum é que os discus exigem TPA'S frequentemente, e visto que nao tenho só discus no aquario gostaria tambem de saber se há algum problema em mantelos com estas especies!?Até agora não tenho tido qualquer tipo de problemas!Dão-se todos ás mil maravilhas, tanto que os escalares ate desovaram esta segunda feira mesmo com os discus no aquario! (apesar de para meu desgosto terem comido os ovos dois dias depois).

 

 

PS:o meu filtro é um fluval 204!Será o suficiente!?

 

Agradeço a vossa opinião!

 

Com os melhores cumprimentos, João Martins

 

Boas se é um comunitário na minha opinião 2x TPA por semana de 30%.. Claro que quanto mais agua mudares melhor... e os outros peixes tb agradeçem desde que as trocas de água não alterem muito os parametros normais do aquario!

 

abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem estive a medir os niveis de amonia nitritos nitratos e PH

 

Amonia - Bom

Nitritos - Bom

Nitratos - Muito mau

PH - 7.5

 

Resultado, como os nitratos estavam muito elevados foi à loja comprar bacterias, pois lavava o filtro com agua a ferver e penso que tenha morto as bacterias que se instalam no filtro, daí ter um nivel de nitratos tao elevado!A minha questão é a seguinte.. Se adicionei ontem as bacterias acham que deva hoje fazer uma TPA ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Iniciei me à cerca de uma semana com discos comprados ao Sr.Margarido.Estou muito satisfeito com a nova aquisição, mas tenho algumas duvidas, em como tratalos da melhor forma para que cresçam saudaveis.Bom, tenho um aquario de 200L com um casal de escalares adultos,3 juvenis, 4 corydoras bronze, 1 comedor de algas, 1 synodontis (5cm), 2 botias e 4 discus juvenis.Gostaria de saber qual a quantidade de agua que deveria mudar e qual a frequencia, pois o que tenho lido aqui no forum é que os discus exigem TPA'S frequentemente, e visto que nao tenho só discus no aquario gostaria tambem de saber se há algum problema em mantelos com estas especies!?Até agora não tenho tido qualquer tipo de problemas!Dão-se todos ás mil maravilhas, tanto que os escalares ate desovaram esta segunda feira mesmo com os discus no aquario! (apesar de para meu desgosto terem comido os ovos dois dias depois).

 

 

PS:o meu filtro é um fluval 204!Será o suficiente!?

 

Agradeço a vossa opinião!

 

Com os melhores cumprimentos, João Martins

 

200L total... uteis.... 170?... com um casal de escalares adultos,3 juvenis, 4 corydoras bronze, 1 comedor de algas, 1 synodontis (5cm), 2 botias e 4 discus!

 

Com um fluval 204...

 

O meu comentário resume-se em duas palavras... Muita água!

 

Cumprimentos

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel obrigado pelo comentário, mas está um pouco vago.Em relaçao ao filtro achas que é ou não o suficiente? Achas que devo fazer outra muda de agua hoje visto que ontem coloquei bacterias no aquario?ou elas conforme sao sugadas pelo filtro agarram se logo as ceramicas?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel obrigado pelo comentário, mas está um pouco vago.Em relaçao ao filtro achas que é ou não o suficiente? Achas que devo fazer outra muda de agua hoje visto que ontem coloquei bacterias no aquario?ou elas conforme sao sugadas pelo filtro agarram se logo as ceramicas?

 

Obrigado

 

 

Boas,

Julgo ser pouco para a fauna que tens, os disco fazem muita m3rd@...

No topico não encontrei referencia ao tipo de aquario.. sem plantas, com algumas plantas, plantado.. o que também terá impacto na filtragem e nos tpa's que fazes.

Caso agora estejas a notar que o filtro se suja muito rapidamente que a agua tem mais particulas em suspensão, que os níveis/equilibrio não são os mesmo que anteriormente, algo não está bem.

 

Se procurares no forum vais encontrar muita informação sobre filtros, volume de canisters, litros/hora, filtragem deverá ser 3x.. 5x.. 10x o volume do aquario mas no final de contas o que interessa é o equilibrio e níveis (amonia, nitratos, nitritos...) do aquario. Esses tópicos podem-te ajudar (tens diferentes opiniões que podes seguir de acordo com o que julgues ser a melhor opção para o aqua que tens).

 

Posso-te dizer que com os discos (tenho 7 - 440L, mas vão ficar 5 ou 6) cada vez maiores tive que pensar em aumentar a filtragem e abrir os cordões à bolsa, novamente...

 

cumprimentos

daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario tem bastantes plantas.Na tua opinião qual seria o filtro ideal para um aquario de 200 L?

 

Boas,

Não se trata de ter o filtro ideal, até porque a redundância nos aqua tb ajuda.

 

Adicionaria outro filtro, provavelmente 2215 ou 2217, mas com flauta comprida para haver pouca agitação na agua (discos preferem aguas mais paradas).

 

Mas isto é a minha opinião, não deves seguir nunca a opinião de uma só pessoa. Tal como disse lê os topicos de filtragens compara com aquas identicos aos teus e decide. O material custa $, entre perder tempo ou dinheiro.... o que preferes?

 

 

Cumps

daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu tenho um aqua com cerca de 350 litros, mudava 50% de agua de dois em dois dias...arrependi-me, pois o PH da água subiu em flecha, dos 6.8 para os 7,4. Estava incontrolável.

Agora mudo 10 % de 2 em 2 dias, e o PH estabilizou.

Eu uso um fluval 305 de 1000 l/h e mais dois internos de 750 l/h cada. Um ehein e um aquael com UV.

Estou muito satisfeito com o fluval....e com os outros tambem :)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...um casal de escalares adultos,3 juvenis, 4 corydoras bronze, 1 comedor de algas, 1 synodontis (5cm), 2 botias e 4 discus juvenis...

Boas Ripper!

 

Deves ter cuidado, pois para 200L brutos, ou seja, cerca de 170L utéis, tens muita Fauna. Nunca devemos olhar para a idade/tamanho do peixe, mas sempre para o tamanho que atinge em adulto.

 

Agora se calhar até te pode parecer que eles têm algum espaço,mas depressa o cenário se alterará.Eu tinha em conta este pormenor e fazia tpa's semanais de 40%,ou no caso dos niveis de Nitrato aumentarem muito, 2x semana.

 

De facto quanto mais água trocarmos melhor,mas é preciso ter em conta que os parâmetros da água que repômos devem ser similares aos que se encontram no aqua, de modo a prevenir choques de temperatura que stressam o Peixe,fragilizando o sistema imunitário deste.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Obrigado pelas opiniões, todas muito uteis!Bem reconsiderei e encomendei um 2217 da Eheim.Acho que é melhor prevenir do que remediar, assim sendo espero que os peixes sintam a diferença.Pois eu já a senti na carteira!Em relação às TPA'S, penso que com este filtro não é necessário fazer tantas TPA´S.Como já disseram e com razão cada vez que adicionamos agua no aquario alteramos os parametros do mesmo por consequencia os peixes vão se ressentir, a temperatura tambem se altera muito bruscamente e não é isso que pretendo por isso optei por comprar um novo Filtro.

 

 

 

Cumprimentos, João Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a aceitar opiniões!Acham que tomei a decisão certa na compra do filtro 2217!?e já agora em relaçao aos niveis altos em nitratos, disseram me que plantas de cresçimento rapido tambem ajudam a baixar os niveis de nitratos.Confirmam, desmentem!?Se esta teoria for verdade, intruduzindo plantas de cresçimento rapido no aquario talvez seja uma mais valia no que toca à eliminação de nitratos, pois o que percebi foi que as plantas se alimentam não só, mas tambem de nitratos!Assim sendo como teem um cresçimento mais acelerado vão tambem por consequencia consumir mais nitratos que uma planta de cresçimento mais lento.Corrigam me se estiver errado!!

 

 

 

 

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas relação às TPA'S, penso que com este filtro não é necessário fazer tantas TPA´S.Como já disseram e com razão cada vez que adicionamos agua no aquario alteramos os parametros do mesmo por consequencia os peixes vão se ressentir, a temperatura tambem se altera muito bruscamente e não é isso que pretendo por isso optei por comprar um novo Filtro.

Cumprimentos, João Martins

 

 

Mesmo com o melhor filtro do mundo é sempre bom as TPA"s, pelo menos uma por semana para o teu aquário deves fazer.

 

O que o Carlos referiu e mt bem foi em relação á quantidade, no caso dele alterou-lhe os parâmetros pq trocava muita água de uma só vez, se leres a resposta toda do Carlos vez que ele passou a fazer tpa"s só de 10€ de 2 em 2 dias.

 

As TPA"s nunca são demais !!!

Editado por P-Mota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se leres a resposta toda do Carlos vez que ele passou a fazer tpa"s só de 10€ de 2 em 2 dias.

 

 

tpa´s de 10€ sao lixados :P

nao aconselho isso a ninguem :animal_fish:

 

compras te um bom filtro para esse aqua. a nivel de tpa`s mais vale fazeres de 10º de dois em dois dias pois assim nao te vai mexer muito com os parametros da agua .

em relaçao aos nitratos, eu ja ouvi dizer que as plantas de superficie sao a melhor coisa para isso.

 

 

abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo com o melhor filtro do mundo é sempre bom as TPA"s, pelo menos uma por semana para o teu aquário deves fazer.

Nem mais. O maior erro é pensar que por o filtro ser bom as tpa's são descartáveis. O filtro é bom? Optimo! Mas uma tpa semanal nos primeiros tempos do aqua é essencial. Depois,e dependendo do aqua (numero de peixes,etc) poderemos fazer uma tpa quinzenal.No teu caso e com a quantidade de peixes que tens o ideal é mesmo 1x semana,e como tens Discus até mais,quem sabe...

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Boas

 

 

Mas as plantas de superficie nao me iram fazer sombra às outras plantas?

 

 

podes introduzir a planta Ceratopteris calictricoides, esta normalmente é vendida num vaso mas se a arrancares deste e a mantiveres flutuante adopta um tipo de crescimento diferente de mantida no areão, cresce muito rapidamente e é facilíssima de manter, caso partas folhas á planta estas ganham rebentos que formarão novas plantas em algumas semanas. Claro que nenhuma solução é perfeita e sim farão alguma sombra ás plantas abaixo mas realmente têm um impacto positivo na qualiadde da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Na minha opinião o eheim 2215 chegava perfeitamente... Não concordo nada com essa ideia de o filtro ter que "virar" o aquário vezes sem conta, para mim o ideal é 3X... Os discus gostam de águas paradas... Ainda para mais com Tpa's frequentes e sinfonagem do fundo acho desnecessário um filtro tão forte, por alguma razão a maioria dos criadores têm apenas filtros de esponja em aquário superlotados com discus...

 

Quanto aos nitratos...........Provavelmente a tua água da rede vem já com nitratos... Tenta arranjar outra fonte de água e sim as plantas de crescimento rápido vão dar uma ajuda, mas não fazem milagres...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenta manter sempre o filtro limpo para a agua nao ficar amarela apesar dos discus adorarem a agua turfa,,,,mas fica feio

 

a minha opiniao era vender os escalares e o synodontis, por dois cardumes de neons e por exemplo serpaes e dois ou tres ancistrus se conseguires encontrar a venda sao raros e caros.

 

em relacao as tpas depende se alimentas 3vezes ao dia ou mais? mas se for tres por exemplo tiras 4 dedos de agua ou 5 de agua 1 vez po semana...ou de 15 em 15 dias 10 dedos de agua mas e pior para os discus porque altera um bocadinho o ecosistema, podendo criar streesss o k e muito mau..sao muito mas muito sensiveis....

 

em cada muda utiliza um aspirador fazes dois trabalhos em um e claro sempre aquasafe terta.passado um tempo dalhes artemia com 7 gotas de vitaminas em cima da artemia e vais regalar os olhos de os ver a comer.

 

fasa a receita de coracao de boi o preferido deles e alimenta-os com isso uma vez ou duas por semana,atencao pouco de cada vez para nao ir para o fundo

 

espero ter sido esclarecedor alguma coisa contacta TELMO GOMES VISITA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais