Duvidas sobre Iluminação


Recommended Posts

Boas

 

Venho aqui em busca de alguma ajuda, possuo juntamente com a minha patroa 2 aquas um de 20litros e outro de 54 litros,

em que quando a conheci ela so tinha o de 54 litros montado e com peixes; mas plantas nunca tinham sido muito amigas desse aqua.

Então decidi "reavivar" o aqua de 20 litros para tentar fazer uma pequena estufa para prepararmos plantas para o outro, e assim foi , já temos uma anubia e mais outras a crescer :naughty: neste aqua, mas durante a semana passada andei a ler os topicos DIY sobre iluminção e fui verificar as lampadas que os aquas tinham... e fiquei :ohmy:

 

 

Aqua 20 litros :

Lampada SYLVANIA GRO-LUX

F14W / GRO - T8

Made in Germany

 

 

até aqui tudo ok, :)

 

Mas quando fui ver a do aqua de 54 litros :

Lampada SYLVANIA AQUASTAR

F15W/174-T8

10000K

Made in Germany

 

 

E ai fez se luz, porque raio as plantas nunca tinham sido muito amigas deste aqua, a regra de 1W por 1 litro aqui não foi bem seguida pela Aquapor, ou seja contando que o aqua tem de agua util 40 litros, e a lampada tem 15W...... dá cerca de 0.37 W/l , a minha duvida é se esta lamapada é adequada a uma aqua que é para ser plantado? ou se devo, como tenho em mente, fazer uma transformação para um PLL de 36W.

 

Já agora o que acham relativamente a iluminação do aqua de 20 litros...

 

Pergunto isto pois a "Luz" emitida por ambas as lampadas pareceme muito igual, com o mesmo "tom"...

 

Desde já agradeço qualquer resposta...

 

Jose Matos

Editado por josmatos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Venho aqui em busca de alguma ajuda, possuo juntamente com a minha patroa 2 aquas um de 20litros e outro de 54 litros,

em que quando a conheci ela so tinha o de 54 litros montado e com peixes; mas plantas nunca tinham sido muito amigas desse aqua.

Então decidi "reavivar" o aqua de 20 litros para tentar fazer uma pequena estufa para prepararmos plantas para o outro, e assim foi , já temos uma anubia e mais outras a crescer bigsmile neste aqua, mas durante a semana passada andei a ler os topicos DIY sobre iluminção e fui verificar as lampadas que os aquas tinham... e fiquei :ohmy:

 

 

Aqua 20 litros :

Lampada SYLVANIA GRO-LUX

F14W / GRO - T8

Made in Germany

 

 

até aqui tudo ok, :)

 

Mas quando fui ver a do aqua de 54 litros :

Lampada SYLVANIA AQUASTAR

F15W/174-T8

10000K

Made in Germany

 

 

E ai fez se luz, poqrque raio as plantas nunca tinham sido muito amigas deste aqua, a regra de 1W por 1 litro aqui não foi bem seguida pela Aquapor, ou seja contando que o aqua tem de agua util 40 litros, e a lampada tem 15W...... dá cerca de 0.37 W/l , a minha duvida é se esta lamapada é adequada a uma aqua que é para ser plantado? ou se devo, como tenho em mente, fazer uma transformação para um PLL de 36W.

 

Já agora o que acham relativamente a iluminação do aqua de 20 litros...

 

Pergunto isto pois a "Luz" emitida por ambas as lampadas pareceme muito igual, com o mesmo "tom"...

 

Desde já agradeço qualquer resposta...

 

Jose Matos

 

Boas Jose

 

Quanto ao de 20Litros deixa estar como esta para ja, no de 54L sim precisas de um upgrade para 36W ou mesmo 55W (como eu tenho no meu).

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :animal_fish:

 

Já agora, supondo que a lampada não se funde, de quanto em quanto tempo devemos fazer a renovação das lampadas dos aqua?

 

JosMatos

 

Boas

 

O pessoal diz que 1 ano e o maximo de tempo para substituir, pessoalmente digo 8 a 10 meses ja estao acabadas.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O pessoal diz que 1 ano e o maximo de tempo para substituir, pessoalmente digo 8 a 10 meses ja estao acabadas.

 

Cumps

Sergio

 

 

Ja agora uso este post para fazer uma pergunta,

 

Essa lâmpadas são aquelas que custam mais de 20€, e nem 1 ano duram??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora uso este post para fazer uma pergunta,

 

Essa lâmpadas são aquelas que custam mais de 20€, e nem 1 ano duram??

 

Sim....

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora uso este post para fazer uma pergunta,

 

Essa lâmpadas são aquelas que custam mais de 20€, e nem 1 ano duram??

 

Depende do nº de horas /dia e do tipo de lâmpada, mesmo nas fluorescentes as T5 duram muito mais que as T8: Acho que como em tudo estas regras são apenas indicacativas, o que interesa são os resultados. Pessoalmente só mudo as lâmpadas quando noto uma degradação na qualidade de iluminação ou no comportamento da vegetação, p. ex. crescimento e aspecto das plantas mais exigentes, aparecimento de algas. ... e tenho lampadas T5 da JBL a funcionar há mais de 2 anos 6horas/dia e não há diferença sensível na qualidade da iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do nº de horas /dia e do tipo de lâmpada, mesmo nas fluorescentes as T5 duram muito mais que as T8: Acho que como em tudo estas regras são apenas indicacativas, o que interesa são os resultados. Pessoalmente só mudo as lâmpadas quando noto uma degradação na qualidade de iluminação ou no comportamento da vegetação, p. ex. crescimento e aspecto das plantas mais exigentes, aparecimento de algas. ... e tenho lampadas T5 da JBL a funcionar há mais de 2 anos 6horas/dia e não há diferença sensível na qualidade da iluminação.

 

Excatamente "Depende do nº de horas /dia e do tipo de lâmpada", cada caso e um caso, logo se fizermos uma iluminacao diaria de 12H esses dois anos ja se transformam em 1 ano, depois tens de ter em conta que essa lampada JBL custa talvez 25Euros e uma Philips custa 10 (nao acho que tenham grandes diferencas em termos de qualidade), tens razao quando dizes que se nota nas plantas pois nao chega a ser percetivel ao olho humano a falta de proriedades luminosas que ja teem.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Venho aqui em busca de alguma ajuda, possuo juntamente com a minha patroa 2 aquas um de 20litros e outro de 54 litros,

em que quando a conheci ela so tinha o de 54 litros montado e com peixes; mas plantas nunca tinham sido muito amigas desse aqua.

Então decidi "reavivar" o aqua de 20 litros para tentar fazer uma pequena estufa para prepararmos plantas para o outro, e assim foi , já temos uma anubia e mais outras a crescer :happy: neste aqua, mas durante a semana passada andei a ler os topicos DIY sobre iluminção e fui verificar as lampadas que os aquas tinham... e fiquei ;)

 

 

Aqua 20 litros :

Lampada SYLVANIA GRO-LUX

F14W / GRO - T8

Made in Germany

 

 

até aqui tudo ok, ;)

 

Mas quando fui ver a do aqua de 54 litros :

Lampada SYLVANIA AQUASTAR

F15W/174-T8

10000K

Made in Germany

 

 

E ai fez se luz, porque raio as plantas nunca tinham sido muito amigas deste aqua, a regra de 1W por 1 litro aqui não foi bem seguida pela Aquapor, ou seja contando que o aqua tem de agua util 40 litros, e a lampada tem 15W...... dá cerca de 0.37 W/l , a minha duvida é se esta lamapada é adequada a uma aqua que é para ser plantado? ou se devo, como tenho em mente, fazer uma transformação para um PLL de 36W.

 

Já agora o que acham relativamente a iluminação do aqua de 20 litros...

 

Pergunto isto pois a "Luz" emitida por ambas as lampadas pareceme muito igual, com o mesmo "tom"...

 

Desde já agradeço qualquer resposta...

 

Jose Matos

 

Realmente a lampada é pouco potente, mas acho que o problema tambem pode estar no tipo de lâmpada, parece-me que uma com espectro e temperatura de cor mais adequaoa para flora seria melhor. Existem váaeios modelos T8 da Sera, Hagen e outras marcas apropriados , embora num aqua só com uma lâmpada é sempre necessário um compromisso entre a estética e a eficiência da iluminação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excatamente "Depende do nº de horas /dia e do tipo de lâmpada", cada caso e um caso, logo se fizermos uma iluminacao diaria de 12H esses dois anos ja se transformam em 1 ano, depois tens de ter em conta que essa lampada JBL custa talvez 25Euros e uma Philips custa 10 (nao acho que tenham grandes diferencas em termos de qualidade), tens razao quando dizes que se nota nas plantas pois nao chega a ser percetivel ao olho humano a falta de proriedades luminosas que ja teem.

 

Cumps

Sergio

 

 

Eu tenho JBL porque já vinham instaladas (2x solar ultra tropic 54W/4000K e 2x solar ultra natur 54W/9000K numa overtank luminaire da Arcadia, mas realmente acho que têm um preço inflacionado. Mais dia menos dia vou ter que mudar as quatro, essa dica da Phillips pode vir a fazer muito jeito. Já agora que modelos é que estás a usar e aonde encontrate?

 

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho JBL porque já vinham instaladas (2x solar ultra tropic 54W/4000K e 2x solar ultra natur 54W/9000K numa overtank luminaire da Arcadia, mas realmente acho que têm um preço inflacionado. Mais dia menos dia vou ter que mudar as quatro, essa dica da Phillips pode vir a fazer muito jeito. Já agora que modelos é que estás a usar e aonde encontrate?

 

Cumprimentos,

Nuno

 

Pois as vezes temos que pensar nas opcoes todas, e hoje em dia uma certa economia nao faz mal a ninguem....podes mandar MP se quiseres.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.