DiogoSeguro Publicado Novembro 21, 2008 Publicado Novembro 21, 2008 Boa tarde pessoal, Há um mês e meio que tenho um aquaria estabilizado com CR's e agora os vidros começaram a ficar com uma espécie de algas.. Flora - Musgo de java (2 troncos cheios de musgo, a crescer bem) - 2 plantas cujos nomes não me recordo, uma delas cor-de-rosa (ponho mais tarde knd encontrar as etiquetas dos vasos) Fauna: 4 CR's (e 1 femea parece ter ovos, por isso creio que as condições estão favoráveis para os CR's) 2 japónicas 1 bee Capacidade aquario 100*30*40 - 110L+/- ph 6.8 -7 (não sei a precisão do teste) substracto: akadama Filtro interno: 1000L/h com materias filtrantes e esponjas termostato nos 25º já pensei em comprar aqueles acessórios com esponjas para raspar os vidros, mas creio que a "porcaria/algas" vão ficar dentro do aqua certo ? o mesmo acontece com os iman's certo ? ponho algum tipo de limpa vidros ? Se alguem me pudesse ajudar agradecia. Muito obrigado Cumprimentos Diogo Seguro PS: infelizmente tenho uns micro caracois que tento combater. são poucos porque os tiro(os da praga)
Windrider Publicado: Novembro 21, 2008 Publicado: Novembro 21, 2008 Olha, não há aquário que não tenha algas. Mas algas em excesso significam um desequilíbrio de nutrientes. Nitratos altos, fosfatos baixos, normalmente. Tens de encontrar o equílibro com TPAs e fertilizações. Mas, para resolver o problema dos vidros, recomendo um instrumento fantástico, que descobri quando mandei limpar os vidros cá de casa, depois das obras que fiz. Calhou estar por cá quando vieram e vejo-os a sacarem de umas lâminas com uns 10cm de comprimento e a espessura de uma daquelas antigas lâminas de barbear, encaixada num adaptador de aço inox. Deixava os vidros e os alumínios como novos, sem riscar. Comprei uma e não quero outra coisa. Recomendo. Abraço e boa sorte com o alguedo. P. (encontras nas lojas de produtos de limpeza industriais) http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
zlatan9 Publicado: Novembro 21, 2008 Publicado: Novembro 21, 2008 Fosfatos? Nitratos? Fertilizações? Podem ser greenspot ou GDA. As primeiras formam umas pintinhas, as segundas uma espécie de camada verde. One Fish Standing Kurichiba
Windrider Publicado: Novembro 21, 2008 Publicado: Novembro 21, 2008 Sim, fostatos, nitratos e fertilizações. http://acasadosdiscus.blogspot.com (Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)
jpospr Publicado: Novembro 21, 2008 Publicado: Novembro 21, 2008 Para além de poder ser um problema derivado a algum desequilibrio de nutrientes como já foi referido em cima, já consideraste na adição de uns Ottos...são bons consumidores de algas, ficam pequenos, são inofencivos e fazem muito bem o seu trabalho Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
DiogoSeguro Publicado: Novembro 22, 2008 Autor Publicado: Novembro 22, 2008 zlatan9 Fosfatos? Nitratos? Fertilizações? Podem ser greenspot ou GDA. As primeiras formam umas pintinhas, as segundas uma espécie de camada verde. são as segundas :S Windrider fertilizações não faço... por isso só vejo o facto de o ecossistema estar em desequilibrio. essas escovas que falas parecem ser fantasticas onde compraste a tua ? aqui não conheço nenhuma desse género. jpospr pois se calhar ottos será uma boa aquisição quantos para 100 L ??? será que os ottos não me iram "aspirar " as crias de CR's ? pensei em colocar umas Tylo's o que acham ?? Cumprimentos
jpospr Publicado: Novembro 23, 2008 Publicado: Novembro 23, 2008 Não, os ottos são inofencivos, gostam de andar em grupos...mas se o aqua deixar de ter algas podem morrer à fome. Para 100L nao tenho a certeza que quantos...depende do aqua. Certamente não te vão aspirar os filhos dos reds Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
alcaide Publicado: Novembro 24, 2008 Publicado: Novembro 24, 2008 Eu desde que coloquei barbos tigre e ampulárias nunca mais tive problemas de sujidade nas plantas e nos vidros ALCAIDE
jpospr Publicado: Novembro 24, 2008 Publicado: Novembro 24, 2008 ...alcaide...e tens camarões no aqua? Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
DiogoSeguro Publicado: Novembro 25, 2008 Autor Publicado: Novembro 25, 2008 obrigado pela ajuda Cumprimentos a todos
alcaide Publicado: Novembro 28, 2008 Publicado: Novembro 28, 2008 ...alcaide...e tens camarões no aqua? não ALCAIDE
Excaly Publicado: Fevereiro 11, 2009 Publicado: Fevereiro 11, 2009 Eu desde que coloquei barbos tigre e ampulárias nunca mais tive problemas de sujidade nas plantas e nos vidros Boas mas se no aqua.. tiveres dois botas lá se vam as ampolarias é pena mas acontece , eu tb tenho o mm probelma que o amigo referio e coloquei lá 4 amplarias e tive de as tirar logo , pq os botas já andavam de loata deles ... XAu . Excaly: Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
wilchespires Publicado: Fevereiro 16, 2009 Publicado: Fevereiro 16, 2009 Boas, como já aqui foi dito ñ há aqua q ñ tenha algas, e sim sem dúvida que essas algas são resultado de um desequilibro nos nutrientes. Na minha opinião, a colocação forçada nos aquas dos supostos comedores de algas ñ irá resolver este problema do aparecimento de algas, até porque as algas desenvolvem-se mais depressa do que os peixes e camarões as comem! TPA's regulares e uma limpesa regular dos vidros com uma simples esponja resolve o teu problema, ou seja tudo se resume à uma boa e regular manutenção do teu aqua Cumpts CumprimentosHenrique Wilches Pires
Recommended Posts