Algas nos vidros do aquário - ajuda sff

DiogoSeguro

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Há um mês e meio que tenho um aquaria estabilizado com CR's e agora os vidros começaram a ficar com uma espécie de algas..

Flora

- Musgo de java (2 troncos cheios de musgo, a crescer bem)

- 2 plantas cujos nomes não me recordo, uma delas cor-de-rosa (ponho mais tarde knd encontrar as etiquetas dos vasos)

Fauna:

4 CR's (e 1 femea parece ter ovos, por isso creio que as condições estão favoráveis para os CR's)

2 japónicas

1 bee

Capacidade aquario 100*30*40 - 110L+/-

ph 6.8 -7 (não sei a precisão do teste)

substracto: akadama

Filtro interno: 1000L/h com materias filtrantes e esponjas

termostato nos 25º

já pensei em comprar aqueles acessórios com esponjas para raspar os vidros, mas creio que a "porcaria/algas" vão ficar dentro do aqua certo ? o mesmo acontece com os iman's certo ?

ponho algum tipo de limpa vidros ?

Se alguem me pudesse ajudar agradecia.

Muito obrigado

Cumprimentos

Diogo Seguro

PS: infelizmente tenho uns micro caracois que tento combater. são poucos porque os tiro(os da praga)

Partilhar nas redes sociais

Olha, não há aquário que não tenha algas.

Mas algas em excesso significam um desequilíbrio de nutrientes.

Nitratos altos, fosfatos baixos, normalmente.

Tens de encontrar o equílibro com TPAs e fertilizações.

Mas, para resolver o problema dos vidros, recomendo um instrumento fantástico, que descobri quando mandei limpar os vidros cá de casa, depois das obras que fiz.

Calhou estar por cá quando vieram e vejo-os a sacarem de umas lâminas com uns 10cm de comprimento e a espessura de uma daquelas antigas lâminas de barbear, encaixada num adaptador de aço inox.

Deixava os vidros e os alumínios como novos, sem riscar.

Comprei uma e não quero outra coisa.

Recomendo.

Abraço e boa sorte com o alguedo.

P.

(encontras nas lojas de produtos de limpeza industriais)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Para além de poder ser um problema derivado a algum desequilibrio de nutrientes como já foi referido em cima, já consideraste na adição de uns Ottos...são bons consumidores de algas, ficam pequenos, são inofencivos e fazem muito bem o seu trabalho

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

zlatan9

Fosfatos? Nitratos? Fertilizações? Podem ser greenspot ou GDA. As primeiras formam umas pintinhas, as segundas uma espécie de camada verde.

são as segundas :S

Windrider

fertilizações não faço... por isso só vejo o facto de o ecossistema estar em desequilibrio. essas escovas que falas parecem ser fantasticas onde compraste a tua ? aqui não conheço nenhuma desse género.

jpospr

pois se calhar ottos será uma boa aquisição :wink: quantos para 100 L ???

será que os ottos não me iram "aspirar " as crias de CR's ?

pensei em colocar umas Tylo's o que acham ??

Cumprimentos

Não, os ottos são inofencivos, gostam de andar em grupos...mas se o aqua deixar de ter algas podem morrer à fome.

Para 100L nao tenho a certeza que quantos...depende do aqua. Certamente não te vão aspirar os filhos dos reds

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

• 2 meses depois...
Eu desde que coloquei barbos tigre e ampulárias nunca mais tive problemas de sujidade nas plantas e nos vidros

;)

Boas mas se no aqua.. tiveres dois botas lá se vam as ampolarias é pena mas acontece , eu tb tenho o mm probelma que o amigo referio e coloquei lá 4 amplarias e tive de as tirar logo , pq os botas já andavam de loata deles ...

XAu .

Excaly:

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Boas, como já aqui foi dito ñ há aqua q ñ tenha algas, e sim sem dúvida que essas algas são resultado de um desequilibro nos nutrientes.

Na minha opinião, a colocação forçada nos aquas dos supostos comedores de algas ñ irá resolver este problema do aparecimento de algas, até porque as algas desenvolvem-se mais depressa do que os peixes e camarões as comem!

TPA's regulares e uma limpesa regular dos vidros com uma simples esponja resolve o teu problema, ou seja tudo se resume à uma boa e regular manutenção do teu aqua 8)

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires