Pedro Ferrer Publicado Novembro 21, 2008 Publicado Novembro 21, 2008 Boa tarde Junto seguem as fotos e desenhos do meu escumador BM200/DOC ~DIY Preparação da furação (furos diam 4mm) Furação concluída Disco Tunze Tenho 1 a mais para venda. Colocação disco Escumador com copo mas ainda sem tampa Escumador ainda sem base colada Silenciador Os desenhos para a construção do BM200/DOC DIY. Cotagem Identificação das peças Desenhos peças Deixem-me partilhar convosco o projecto 3D do escumador BM200/DOC DIY. Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Pedro Ferrer Publicado: Dezembro 17, 2008 Autor Publicado: Dezembro 17, 2008 Bom dia Junto seguem mais algumas imagens do meu escumador... Microaspersores 360º comprados no AKI Conclusões: Se bem que as condições de trabalho serão distintas, pois a água doce é em muito diferente da água salgada, parece-me notório uma redução do diâmetro das bolhas com a aplicação dos aspersores, pois no pescoço me parece agora haver uma maior quantidade das mesmas. Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
alcaide Publicado: Dezembro 17, 2008 Publicado: Dezembro 17, 2008 Trabalhas com AUTOCAD? O projecto está muito bom, só uma pergunta idiota, o escumador faz axactamente o que? ALCAIDE
Pedro Ferrer Publicado: Dezembro 17, 2008 Autor Publicado: Dezembro 17, 2008 (editado) Boa tarde Alcaide Sim, uso o AutoCad esporadicamente... Escumador?? De uma forma muito simples é isto: Um escumador diminui a poluição de um aquário. As proteínas fixam-se às bolhas de ar produzidas pelo escumador e formam uma espuma consistente. Esta espuma é empurrada para cima, dentro do escumador, permitindo a remoção destas substâncias da água do aquário. Estamos a falar de água salgada... Abraço Pedro Ferrer Editado Dezembro 17, 2008 por Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Hugo Costa Coelho Publicado: Dezembro 17, 2008 Publicado: Dezembro 17, 2008 Ola Pedro. Escumador bem construido e grande projecto. - Até que ponto esses expresores fazem bolhas finas? - Com o tempo não se vão entupir? - Acho o escumador na parte de reacção das bolhas muito alto, penso que devias ter colocado um suporte para duas bombas
Pedro Ferrer Publicado: Dezembro 18, 2008 Autor Publicado: Dezembro 18, 2008 Bom dia Meus amigos O escumador foi testado com água doce... e bem sabemos que a água doce é bem distinta da água salgada no que diz respeito à sua escumação. Em água doce, constatei uma redução do diâmetro das bolhas. Espero ansiosamente testar em água salgada, algo que espero concretizar até ao final do ano. Só depois é que posso verificar 'in loco' o seu comportamento. Tentar não custa... e já tenho um alicate à espera de ter trabalho... (para arrancar os aspersores...) O custo deste 'teste' é mínimo, menos de 5€... Vocês argumentam que os aspersores podem levar o aumento do diâmetro das bolhas, mas e se estas colidirem umas com as outras? Vão-se juntar ou partir ainda mais? Até podem provocar um carrocel de bolhas ainda mais alucinante!... só vendo...em água salgada... Estive a investigar, e o facto de as bolhas se unirem ou não, tem a ver com pressão que exista na câmara. Podem ver aqui um teste simples. Penso que com os aspersores esteja a criar mais pressão na câmara... penso... Obrigado pelos vossos comentários Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
alcaide Publicado: Dezembro 18, 2008 Publicado: Dezembro 18, 2008 Obrigado pela explicação sobre o escumador. Quanto ao autcad também trabalho com ele todos os dias das 9h00 ás 18h30 ALCAIDE
Pedro Ferrer Publicado: Janeiro 8, 2009 Autor Publicado: Janeiro 8, 2009 Bom dia Ainda não vos disse, mas experimentei o meu escumador BM200/DOC DIY no passado fim-de-semana, enquanto procedia à troca de sumps. Cheguei à conclusão de que não posso usar o 'silenciador', pois ficava com água a mais. Assim sendo, experimentei durante 1h (penso) sem o 'silenciador', ou seja, a bomba puxava directo do tubo com o qual vem equipada. Nem achei que fizesse muito barulho. E os resultados foram animadores, pois a água não subiu para além do pretendido, vi muitas bolhas, tantas que aquilo nem parecia água! Foi tempo insuficiente para retirar porcaria da água. Quanto aos aspersores, pareceu-me que a sua presença é irrisória... Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Godlike Publicado: Janeiro 8, 2009 Publicado: Janeiro 8, 2009 Se bem percebi, foi tudo material DIY certo? onde arranjaste o acrilico em tubo? Já agora em quanto ficou tudo ? cums Cumps
Pedro Ferrer Publicado: Janeiro 8, 2009 Autor Publicado: Janeiro 8, 2009 (editado) Boa tarde O material (acrílico, leia-se) foi-me oferecido por amigo do meu Pai. Portanto não sei qual o seu preço, mas podes ter uma ideia. Se o meu reactor de kalk custou 50€, então o material para o escumador andará à volta dos 100-150€. Podes encontrar tubo nos Plásticos do Sado, na Dagol... Podes também tentar contactar a Empresa Fernando Gil ou a CHMACRILICOS para te orçamentar o Escumador - tens o projecto! Abraço Pedro Ferrer Editado Janeiro 8, 2009 por Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Pedro Ferrer Publicado: Fevereiro 3, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2009 Bom dia Preciso da vossa ajuda. Ontem coloquei o meu escumador em acção. (finalmente!) Ainda hoje de manhã, não tinha tirado nada, apesar da espuma estar, penso eu, no sítio certo para tal. Atribuo tal facto a: 1. Ao eventual muito baixo potencial REDOX, pois o aquário nas 2 últimas semanas esteve com águas 'paradas' 2. Acrilico ainda polido 3. Baixa carga orgânica O tempo dirá o que se passa... pois micro-bolhas não faltam... (...) É possível colocar o tubo por onde sai a água do escumador, dentro de água de modo a evitar o barulho da queda da mesma? (...) Considero que a bomba do escumador (PSK 2500) está a fazer um barulho excessivo, irritante, diria. Lembro-me de ter visto recentemente, um tópico onde era relatado este facto e que passava por algo do género, de deixar a bomba trabalhar uns tempos sem rotor ou algo parecido... Será que me conseguem ajudar? Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Hugo Costa Coelho Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 Ola Pedro penso o bicho estar calmo se deve a ser novo "ciclo" espera mais dois dias. Nunca ouvi tal coisa em relação as psk
Pedro Ferrer Publicado: Fevereiro 5, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2009 Bom dia Hoje de manhã já tinha resíduos colados ao pescoço do escumador. A espuma é nitidamente mais amarela do que aquela que se encontra a um nível inferior. Começa a bombar! Penso que só o posso aferir na perfeição quando tiver o aquário com mais carga orgânica do que aquela que tem tido nos últimos 2-3 anos... Ficam algumas fotos ainda não muito explicitas... mas dá para mostrar a força do bicho! com aspersores... Sem copo... Com copo... Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Pedro Ferrer Publicado: Fevereiro 6, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 6, 2009 Bom dia O meu skimmer está em velocidade de cruzeiro... A acumular resíduos no pescoço do mesmo. O ruido inicial, parece-me agora mais suave e com o veio colocado. (parece-me que estas bombas precisam de rodagem) Tenho 1 questão que me preocupa. A minha sump tem 2 divisórias, separadas por um vidro com 25cm de altura, ou seja, a mesma que me pareceu indicada para o correcto funcionamento do escumador. Acontece que em falha de corrente eléctrica (simulada), deixo de ter 25cm de altura de água e passo a ter mais por queda da mesma vinda do aquário. Ao arrancar, a força da água é brutal e sobe-me rapidamente para dentro do copo, chegando a transbordar. A solução provisória, passa por retirar o copo, retirar o disco da Tunze e aquilo estabiliza, voltando que a colocar os elementos retirados pela ordem inversa. O escumador fica calmo. Que me aconselham, para resolver esta questão da força da água quando o nível da sump está acima do 'gosto' do escumador? Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Pedro Ferrer Publicado: Fevereiro 7, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2009 (editado) Boa tarde Junto seguem fotos do escumador em funcionamento. Cheguei à conclusão que algo correu mal neste projecto... Escumador sem copo, espuma linda Copo após alguns dias de uso, muita sujidade saiu destas paredes E agora o que foi mal projectado... Parece-me que o disco da Tunze devia estar 3cm acima da sua actual posição. Porquê? Porque é aqui que se encontra o limite máxima da altura da espuma. Parece-me que o facto do disco estar 3cm abaixo, de alguma forma 'reprime' a escuma. Como tal, tirei o disco! e estou maravilhado! Porquê? Porque o início do pescoço está precisamente neste ponto! (nos 3 cm que faço referência) o que faz com que, mesmo sem qualquer conicidade, a espuma converge para o interior do pescoço sem qualquer dificuldade!!! Amanhã espero colocar fotos do copo após 24h de funcionamento. Abraço Pedro Ferrer Editado Fevereiro 7, 2009 por Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Pedro Ferrer Publicado: Fevereiro 8, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2009 Boa tarde Junto seguem fotos do escumador com 24h de funcionamento com a nova configuração (sem disco Tunze) Não se esqueçam que o aquário está sem vivos e em 'repouso' há cerca de 2anos... Entretanto percebi, que o índice de escumação melhora se a tampa tiver um pouco levantada possibilitando a saída do ar. Esta descoberta da minha parte, deveu-se ao facto de a tampa ter ficado mal encaixada. Quando a encaixei, a espuma desceu imediato pelo pescoço abaixo. Percebi então porque as tampas dos escumadores têm orifícios... Sendo assim, tenciona executar 4 furos com 1mm de diâmetro na tampa. Que acham das fotos (aquilo que elas mostram)? e este pormenor técnico da circulação de ar? Digam de vossa justiça. Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Pedro Ferrer Publicado: Fevereiro 13, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2009 Boa tarde Junto seguem fotos do escumador após uma semana de funcionamento sem o disco Tunze... Escumador depois de limpo e em funcionamento. Cerca de 3cm de espuma e a subir pelo copo... Qual a vossa análise a este comportamento? Obrigado. Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Pedro Ferrer Publicado: Março 2, 2009 Autor Publicado: Março 2, 2009 Bom dia A semana passada procedi a uma alteração na tampa do escumador. Nunca me tinha apercebido para que serviam os oríficos nas tampas do escumador... O que é certo, é que depois desta alteração, o escumador evidenciou uma melhoria no seu rendimento. Lembro que continuo sem o disco colocado... As imagens falam por si. Uma nota, a seringa serviu para aplicação da cola líquida. Os furos têm 5mm de diâmetro. As fotos são de uma semana de funcionamento. Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Pedro Ferrer Publicado: Março 4, 2009 Autor Publicado: Março 4, 2009 Boa tarde Junto seguem os primeiros esboços daquilo que será (penso...) o meu novo escumador, baseado no BM200 da ATI e o DOC da Tunze. O copo não está representado. A ideia passa por aumentar a superfície de trabalho das bolhas de ar. Que acham? Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Pedro Ferrer Publicado: Março 10, 2009 Autor Publicado: Março 10, 2009 Bom dia Tenho passado horas (demasiadas...) a analisar o comportamento do meu escumador... 1. Retirei os aspersores após várias insistências da vossa parte. Constatei de imediato que o barulho que o escumador fazia, reduziu e em muito... O nível da água subiu... 2. Da posição inicialmente prevista, tive que subir o disco em 50mm. Coloquei 3 pequenas peças em acrílico de ch. 3mm com as dimensões de 10 x 50mm. Coloquei-as em 'tripé' e coloquei o disco em cima delas. 3. Com o disco colocado, a espuma tenta subir mas não consegue! Porquê? O pescoço do escumador tem que ficar assente directamente no disco. Ora, o disco tem 80mm de diâmetro no seu topo. O meu pescoço tem 100mm de diâmetro, que apesar de ficar assente na geometria do disco, acaba ainda assim por quebrar e electrostática das bolhas... 4. O meu próximo passo, passa por alterar o pescoço do meu copo reduzindo o diâmetro do seu pescoço para 80mm. Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Pedro Ferrer Publicado: Março 16, 2009 Autor Publicado: Março 16, 2009 Bom dia a todos Cheguei à conclusão final de que o disco da Tunze deverá estar a 55mm. O pescoço do escumador deverá ter um diâmetro de 80mm e não de 100mm. Sim, longas observações têm sido feitas A versão 2 deste escumador está a ser trabalhada. Será mais Tunze DOC do que BM200, mas com o melhor de ambos, penso. A ideia passa por aplicar os conhecimentos adquiridos na V1.0 Com a nova versão, terei maior diâmetro (200mm contra os actuais 100mm) de trabalho de bolhas, apesar da altura ser a mesma do tubo que sai da placa perfurada da V1.0. A placa perfurada irá ficar a 260mm contra os actuais 90mm de altura. Desta placa perfurada, sairá um tubo de 100mm de diâmetro com cerca de 40mm de comprimento, contra os actuais 170mm. Peça 3 - placa perfurada com furos D4mm e um furo de D32 para saída de água. Peça 6- placa para suporte disco Tunze O escumador não terá qualquer tipo de regulação, pois a saída de água será fixa. Todas as cotas foram definidas após vários testes ao longo de vários dias e diferentes condições de trabalho aplicados na V1.0. A V2.0 irá ser assemblada (colada), não sem antes aferir a sua qualidade. Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
canhake Publicado: Março 16, 2009 Publicado: Março 16, 2009 Este tópico para mim é dos mais profissionais DIY's que existem neste fórum, e no entanto nem sequer avaliado está! Deveria era estar nos tópicos importantes... PARABÉNS! Cumps, Daniel O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone
Pedro Ferrer Publicado: Março 18, 2009 Autor Publicado: Março 18, 2009 Bom dia Obrigado Daniel pelos elogios, mas ainda gosto mais do projecto COADAS - Centro Operacional de Água Doce e Água Salgada. Junto seguem as primeiras fotos do BM200/DOC DIY V2.0 Furos D3.5mm Furo D32mm com broca craneana para madeira Mó para efectuar ligeiro ajuste ao furo D32mm Tubo PVC para saída de água Sutamento 45º Ajuste dos sutamentos Tubo de saída de água com válvula Tubo de saída de água com válvula e placa perfurada Mais logo o trabalho continua... Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Pedro Ferrer Publicado: Março 18, 2009 Autor Publicado: Março 18, 2009 Bom dia a todos Junto segue desenho 3D, daquilo que será a parte superior do novo escumador. Permitirá colocar uma purga na base do copo. Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
canhake Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 Sim, o projecto coadas está também muito bom.... O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone
Recommended Posts