soloam Publicado Novembro 21, 2008 Publicado Novembro 21, 2008 Boas... recentemente vou actualizar o meu sistema para um aquario de 60L, vai-me ser oferecido, mas vou necessitar de comprar um filtro, tenho lido vários tópicos aqui no fórum e estava inclinado para o 2213! Este filtro da para regular o caudal? Estava indeciso entre este e o 2215, a diferença de preço ainda é alguma, mas ficava já com filtro para quando tiver um aquario maior... Axam que iria ter problemas com o elecvado debito do 2215? Ou seria melhor ficar com o 2213? Fauna sera um aquario comunitário com especies tipo corrydoras, neons e tetra fantasma negro Agora uma pergunta á parte.... qual o melhor sistema para as massas filtrantes... pelo que tenho lido pensei em bioballs, esponja, silicas, fibra de vidro (por esta ordem)... no final, quando necessario, meteria o carbono activado... Finalmente uma pergunta só mesmo por curiosidade... qual é a vantagem de uma SUMP em relação a um filtro externo? Tenho visto "n" DIY de sumps, mas tirando o facto de ter uma litragem maior para levar as massas filtrantes... não consigo ver outra vantagem... desculpem a ignorancia... mas não devemos ter vergoinha de perguntar quando não se sabe... Obrigado desde já a todos Abraço Citar
joaooneill Publicado: Novembro 22, 2008 Publicado: Novembro 22, 2008 boas eu de longeeeee nao sou nenhum expert, mas acho que ha formas de diminuir o caudal de saida do filtro, por exemplo se colocares uma flauta sem tampa na extermidade oposta e apontada para o vidro em que está colada com as ventosas, acho que vai diminuir a circulação da água em relação à ordem das matérias filtrantes, essa é a ordem que possuo, segui-me apenas pelas intrucções do filtro em relação à sump, tem a vantagem de esconder qualquer aparelhometro do aquário principal, questão meramente estética, além de aumentar a litragem e de poderes colocar muito mais quantidade de matérias filtrantes. eu prefiro o filtro externo, apenas por ser mais simples de manusear nao sei se me fiz entender, ou se ajudei, mas de qualquer forma aqui está o meu contributo boa sorte e vê se tiras umas fotos da montagem e da evoluçao abraço, João O'Neill Citar
João Faria Publicado: Novembro 22, 2008 Publicado: Novembro 22, 2008 (editado) Boas, Se quiseres podes pôr já o 2215 e reduzir-lhe o fluxo com flauta, virando a saída para um canto, meter mais lã de vidro no final das matérias filtrantes... Quanto às sumps têm realmente a vantagem de conter um volume de massas filtrantes muito superior ao de um filtro exterior e por isso está mais vocacionado para aquários de grande porte. Tem, no entanto, a desvantagem de promover trocas gasosas, pelo que não é aconselhado em plantados, já que perde muito CO2. Cumps. Edit: meu post nº 2000. Que honra a tua :D Editado Novembro 22, 2008 por João Faria Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
soloam Publicado: Novembro 22, 2008 Autor Publicado: Novembro 22, 2008 Obrigado axo que vou mesmo optar pelo 2215, fico já servido para o proximo e a diferença de preço não é assim tão significativa... Parabéns pelos 2000 João Faria Abraço Citar
João Lopes Publicado: Novembro 22, 2008 Publicado: Novembro 22, 2008 Se aumentares o tamanho da flauta não vais ter problemas com o caudal.. Normalmente o que vem com os filtros é apenas uma flauta mas podes comprar kits de junções, T's, tubos que trazem também flautas. Citar
soloam Publicado: Novembro 22, 2008 Autor Publicado: Novembro 22, 2008 Infelizmente devido a problemas pessoais não poderei agora gastar dinheiro nisto... espero q brevemente tudo esteja estabilizado para dar uso ao aqua que me vai ser oferecido... Abraço pessoal E obrigado pelas opniões Citar
Recommended Posts