Luís Fortunato Publicado Agosto 14, 2004 Publicado Agosto 14, 2004 Vivas. Decidi há pouco tempo atrás (cerca de 2 semanas) remodelar o meu aquário. Como sempre gostei de loricarídeos, queria-lhes proporcionar um ambiente mais próximo do ideial. Coloquei então, mais plantas e troncos. Quase que dobrei a camada de areão, para colocar fertilizante para as plantas (apenas duas bolas de fertilizante da JBL). Como em todo o aquário carregado de plantas que se preze, convém ter um reactor de CO2 a bombar para dentro do aqua. É de notar que devido a restrições físicas, a garrafa da "sopa de CO2" teve que ficar abaixo do nível do aquário. Passadas as duas semanas, o que noto, cada vez mais a garrafa está cheia de água proveniente do aquário. Tenho então que comprar a famosa válvula anti-retorno para evitar esta complicação no futuro. Agora (finalmente) a minha questão: Onde colocar a válvula?? A meio do tubo entre o aqua e a garrafa? Logo após a entrada do tubo no filtro? (estou a usar um filtro Fluval 2 Plus em que ligo o tubo do reactor directamente à saída de água do filtro) Ou o mais perto possível da garrafa? Quando puderem, agradecia respostas sff. Abraços. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
MotarSolitario Publicado: Agosto 15, 2004 Publicado: Agosto 15, 2004 na minha opiniao importante a colocaçao da valvula na parte do tubo que vai entrar no aquario. Citar
Luis Queiroga Publicado: Agosto 15, 2004 Publicado: Agosto 15, 2004 Se tens o tubo de CO2 na saída de água do filtro, é dificil compreender como é que a garrafa mete água. Quanto à válvula de retorno, é indiferente a localização. :D Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Luís Fortunato Publicado: Agosto 15, 2004 Autor Publicado: Agosto 15, 2004 Oiaz. Pois é Luis Queiroga, mas também não te esqueças que eu tenho a garrafa cerca de 40-50 cms abaixo do nível do aquário. Ou seja, cada vez que há uma entrada de uma certa quantidade de CO2 existente no tubo para a ponta do filtro está a haver um jogo de pressões que, salvo erro, o reactor tenta manter e a única forma que o tem de fazer é "engolindo" água. Pois ao sair, imagina, 0.01 atm de CO2 para o aqua haveria um decrescimo na pressão do reactor e ele tende a sacar água para o tubo (não directamente para o reactor) de modo a compensar as pressões. Mas isto é o que eu penso. Posso estar a delirar em fazer uma afirmação destas, mas creio eu ser o que se passa. Em todo o caso, obrigadão pela ajuda. Estou a pensar em por a válvula logo a seguir à dobra do tubo (após sair do aqua) porque em todo o caso entre o filtro e a válvula existirá sempre água a ser sugada pelo tubo, certo? Cumprimentos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Agosto 15, 2004 Publicado: Agosto 15, 2004 Penso que não terás de te preocupar com esse retorno para a garrafa e o que deve estar a aontecer são fenómenos de vaporização e condensação respectivamente na ligação CO2 água na entrada do filtro onde tens necessáriamente turbulencia e mais tarde na garrafa. A água do aquario na garrafa não deve fazer mal....e de qualquer maneira de tempos a tempos tens de substituir a mistura nessa altura esvazias tudo ou usas nova garrafa! por outro lado não te esqueças que as leveduras ao crescerem ocupam um volume maior do que os seus alimentos devido a uma menor densidade e o que poderas estar a assistir é um elevar do volume de sólidos e liquidos na garrafa que te parecem aparentemente uma subida do volume de líquido! mas talvez seja mesmo o que dizes! Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luís Fortunato Publicado: Agosto 15, 2004 Autor Publicado: Agosto 15, 2004 Viva. Penso que não terás de te preocupar com esse retorno para a garrafa e o que deve estar a aontecer são fenómenos de vaporização e condensação respectivamente na ligação CO2 água na entrada do filtro onde tens necessáriamente turbulencia e mais tarde na garrafa Exactamente Just_me, mas ontem como já tinha a garrafa tão cheia, decidi desaperta-la, nem que fosse, para retirar um pco de água. Mal deixou de haver pressão na garrafa o tubo que estava atravessado na tampa começou a verter tanta água, que mais parecia que estava a sifonar o aquário tal era a pressão. Eu sei que o contacto da água do aquário com a mistura não é prejudicial para esta, mas vamos lá a ver, se eu chegar ao cumulo de encher a garrafa totalmente com água o percurso que o CO2 tem de percorrer até chegar ao filtro é todo pela água, o que é muito mais difícil do que se fosse por ar simplesmente :D Mas a questão essencial deste tópico prende-se com a localização da válvula ao longo do sistema todo. Também já me decidi, vou coloca-la logo após a saída do aquário, quando ela curva para vir para baixo. Obrigado pelas vossas sugestões/comentários Cumprimentos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Just_me Publicado: Agosto 15, 2004 Publicado: Agosto 15, 2004 A entrada da mangueira no filtro não estará num sentido de "contra-corrente" ? só assim se justifica mangueira estar cheia de água...na minha opiniao, claro! Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
João Reis Publicado: Agosto 17, 2004 Publicado: Agosto 17, 2004 Olá ivanpantz, parece-me melhor a ligação do CO2 ao tubo de entrada da água para o filtro pois assim ao longo de todo o trajecto ele vai-se misturando com a água. A válvula pode ficar depois da volta do tubo do CO2 para o aquário para não acumular água no tubo. Abraço JR Citar
Recommended Posts