Água esverdeada


pintinho

Recommended Posts

Olá a todos..

 

Tenho um aquário com 60 litros teóricos à uma semana, pelo que a água está a ficar meia esverdeada. Acabei de trocar 15 litros de água o que deverá ser um pouco mais de 20% da água total do aquário.

Tenho plantas e coloquei um peixe de água fria que tinha num globo lá dentro, pois mal por mal sempre tem melhores condições aqui.

A temperatura da água ronda os 25º.

 

Que devo fazer para saber quando poderei introduzir peixes de água quente, retirando o actual para outro local?

A luz do aquário liga automáticamente por um período de 8 horas juntamente com a bomba de ar. É correcto estar assim ligado?

 

Não tenho teste à amónia pois comprei um kit e não trazia isso. Fiz um teste ontem e tenho kH:2 gH:4 ph:7-7,5 e NO2:0

 

Ajudem-me a não estragar isto tudo!

 

cumps

 

Editado para incluir foto tirada com webcam

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0...8_888_21992.jpg

Editado por pintinho

"Se julgas sempre tudo controlado não estás a ir suficientemente depressa.."

 

Aquário de 60l teóricos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário não recebe qualquer luz natural pois está no escritório em casa e a janela está sempre fechada.

A lampada do aquário é de 15W e está regulada para ligadar das 14h às 22h. Será muito tempo??

Depois apenas recebe luz artificial indirecta no caso de estar no escritório depois das 22h

 

Obg pela ajuda.

cumps

"Se julgas sempre tudo controlado não estás a ir suficientemente depressa.."

 

Aquário de 60l teóricos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o aquário ligado precisamente à uma semana. O peixe incluí dois dias após o ter colocado em funcionamento.

Na foto ele nao aparece pois gosta de estar atrás do xisto!!

 

Quanto às TPA's foi a primeira fez que fiz.

Comida coloco uma vez por dia, sempre à noite por volta das 20h, e a quantidade normalmente não é muita pois caso contrário o peixe come sempre até não poder mais.. chainsaw

A comida é a que comprei quando me ofereceram o referido peixe de água fria. Goldfish Flake, complete food for all coolwaterfish da Astra.

 

Mas julgam que deveria colocar mais comida durante a noite por exemplo e assim o peixe talvez nao a coma?? e que coloque comida de peixes de água quente??

 

Obrigado

Editado por pintinho

"Se julgas sempre tudo controlado não estás a ir suficientemente depressa.."

 

Aquário de 60l teóricos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tive um problema parecido, visto que o teu aquário é recente, e só tem o peixe eu aguardava uns dias para ver se á alguma alteração na cor da agua.

Possívelmente poderás fazer outra TPa, certefica-te que,se for agua da torneira, adiciona um anti-cloro.

 

 

Muito importante, esclarece-nos o que usas para filtrar a agua, Filtro, massas filtrantes, etc..

 

Porque se estas interessado em peixes de agua quente, vais necessitar disso tudo...

 

 

espero ter ajudado.. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Realmente, agora que já há foto para vermos melhor, o post do rvaz faz sentido: que filtro tens? É que não se vê nenhum.

Os filtros são obrigatórios para qualquer tipo de peixe.

A bomba de ar é só decorativa.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água verde aparece quando existe um excesso de nutrientes na coluna de água. Geralmente aparecem logo no inicio da montagem.

 

Tens vários métodos para tratar isso:

 

Filtro UV, blackout e pequenas TPA's de 5 a 10% todos os dias até ficar bom.

 

Eu pessoalmente optaria pelas TPA's e se a coisa não melhorar passar ao UV.. blackout só em casos extremos mas com o uso do filtro UV não necessitas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Eu comprei este kit : Kit Tetra

Sinceramente ainda não tive o tempo suficiente para investigar qual a capacidade do filtro em l/h. [editado: 300l/h] caracteristicas aqui: Filtro

O filtro tem umas bolas numa caixa junto ao motor que supostamente ajudarão a fixar as bactérias.

A foto foi mesmo tirada assim muito à pressa, amanhã tenho tirar umas com a máquina e já deve dar para ver a caixa preta que contém o filtro e o aquecedor da água no canto direito do aquário.

 

Quanto à água introduzida no aquário, toda ela levou o aquasafe da tetra antes de ser introduzida.

 

Assim sendo, amanhã vou trocar uns 5 litros de água e vou vendo se altera a cor, pois o tom verde dimuniu julgo eu com a 1.ª TPA.

 

Já agora quanto à bomba de ar, a mesma não é necessária para ajudar na oxigenação da água?

 

cumps e desculpas por não ter conseguido responder antes

Editado por pintinho

"Se julgas sempre tudo controlado não estás a ir suficientemente depressa.."

 

Aquário de 60l teóricos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se tens filtro então tudo bem aí também.

Se a 1ª TPA te diminuiu o esverdeado, então continua a fazê-las, e podes ser mais generoso, com 30-40 % de cada vez.

 

Quanto à oxigenação da água, basta haver movimento à superfície para haver oxigénio de alto a baixo do aquário. A bomba é meramente decorativa, mas também não faz mal...

 

Fizeste, de início, uma outra pergunta, que acho não ter sido respondida ainda: quando poderás meter peixes de água quente. Primeiro convém conheceres o Ciclo do Azoto.

Uma vez que não tens teste de amónia, regula-te pelo de nitritos (NO2). Este terá de atingir um pico e depois descer até zero. Nessa altura o ciclo estará completo e poderás introduzir peixes de água quente, ainda assim de forma gradual para dar tempo à colónia de bactérias para se adaptar ao novo número de peixes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite..

 

Muito obrigado João, de facto os meus nitritos têm dado zero.. amanhã faço novamente um teste.. troquei mais uns 10% de água.. amanhã troco um pouco mais a ver se melhora..

Já tinha lido coisas sobre o ciclo de azoto, vou ver se leio com mais atênção essa informação.

 

Quanto à introdução dos peixes não tenho mesmo pressa nehuma.. prefiro esperar que depois ver morte no aquário.

Vou ver se faço umas fotos e colocar aqui amanhã.

 

cumps a todos

"Se julgas sempre tudo controlado não estás a ir suficientemente depressa.."

 

Aquário de 60l teóricos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.