Recommended Posts

Publicado

Boas a todos,

Gostaria que me esclarecessem uma das muitas dúvidas que tenho....

Quando de fala em agua de reposição + Kalk, o kalk é exactamente o quê? Calcio? Onde se compra, em que forma(liquido, pó,etc...)?

Eu acrescento à minha água de reposição Calcium 3+ da red sea, será a mesma coisa? faço bem?

Muito obrigado, abraço

Pedro

Publicado: (editado)
Boas a todos,

Gostaria que me esclarecessem uma das muitas dúvidas que tenho....

Quando de fala em agua de reposição + Kalk, o kalk é exactamente o quê? Calcio? Onde se compra, em que forma(liquido, pó,etc...)?

Eu acrescento à minha água de reposição Calcium 3+ da red sea, será a mesma coisa? faço bem?

Muito obrigado, abraço

Pedro

kalk é em português leite cal...

ou seja aquilo que se usa para pintar paredes (mas mais puro)

tem um Ph elevado devido aos iões OH-, e por isso e porque o cálcio precipita na presença de co2 (precipita com pH's altos...acho que acima de 10, não tenho a certeza), daí a malta usar reactores herméticos (Nielsen reactor).

metes uma quantidade em pó, de cal no reactor e aquilo depois goteja lentamente para o aquário.

os iões OH- que saem do reactor com pH's da água salgada, já não precipita o calcio com co2, mas este OH- transforma-se em KH, ganhamos buffer e cálcio...

usualmente usa-se nos sistemas de reposição de água, a água de reposição (usualmente de osmose com baixo co2 ) entra no reactor forçando a mistura a sair...

no caso do produto que tu usas, poderá ser cloreto de cálcio ou sulfato de cálcio, misturado com outros elementos...talvez bicarbonato de sódio...

não é a mesma coisa porque a longo prazo provoca um desvio iónico na água ... isto se não fizeres trocas parciais de água TPA

Para além disto existem reactores de cálcio...que não será a mesma coisa...

são reactores onde se dissolve calcario, ou seja a pedra que depois de cozida se transforma em cal, mas sem estar cozida esta dissolve-se na presença de co2...

básicamente depois deita kh (bicarbonato e carbonato) e cálcio...

espero ter ajudado

Editado por António Vitor
Publicado: (editado)

já vi que te responderam já no outro lado...

acho que ainda deves estar confuso...

Os portugueses usam diferentes palavras para dizer a mesmissima coisa....

leite cal ou como os alemães dizem kalkwasser (água de cal...traduzido à letra.)

O hidróxido de cal (Ca+ OH-) aparece quando misturas cal, com água...

simples não?

compras o pó (a cal...) nas farmácias talvez... tem de ser bem puro...

misturando água e cal produz calor, reacção exotérmica..cuidado.

porque é que a malta nao despeja leite cal para o aquário?

se miosturasses com água normal, esta trás algum co2 tens elevados niveis de precipitação...forma-se carbonato de calcio...em vez de ter ca+ oh- tens outra coisa, o cálcio preicipita deixa de estar soluvel percebes?

dai a malta usar reactores hermeticos, onde não entra co2...

não podes meter logo muito kalkwasser de repente, daí a malta usar o metodo do pinga pinga, podia-te subir rapidamente o pH e ...terias mais precipitação de cálcio,agora no aquário.. parecia neve...

não uso kalk só reactor de cálcio...

Editado por António Vitor