António Vitor Publicado Novembro 18, 2008 Publicado Novembro 18, 2008 (editado) Tenho lido alguns artigos recentes sobre este assunto (circulação da água) e cheguei à mesma conclusão de muitos deles.... È a vertente menos evoluida nos nossos sistemas...e a que menos compreendemos. há quem ainda diga que se deve apontar as bombas uma contra a outra para criar turbulência. Parece que a qualidade da circulação é mais importante que a potência, bombas que recriam ondas logo a movimentação de toda a água, é o caminho a seguir... são ainda bombas caras (ex vortech ou wavemakers), penso que se chama movimentação da água laminar. A turbulência é algo a evitar, segundo recentes estudos, poderá existir alguma, mas não é um objectivo a atingir. O coral para sobreviver tem de ser banhado com novo co2, alcalinidade,traces etc...etc...a forma mais eficiente de isso acontecer é um movimento laminar da água. Eu coloquei as minhas bombas, em lados opostos do aquário mas em posições distintas, uma encostada ao vidro da frente (a mais fraca) e outra ao de trás... A minha ideia é criar um movimento laminar circular em todo o aquário, espero conseguir...e acho que consegui... existe sempre alguma turbulência mais criada pela bomba de trás quando a água choca com as pedras traseiras, existirá um movimento circula só num sentido...mas alguma turbulência que se cria serve para que os polipos não se agitem só num sentido...mas terão obviamente um maior predominio de agitação no sentido da corrente. Li que este aspecto é fundamental...e não é com litros por hora que chegamos a nenhuma conclusão simplificada...talvez mais importante que a própria iluminação...daí muita pedra que faça obstaculo a correntes pode ser pior que ter menos pedra....portanto isto também entra em confronto da ideia de mais rocha viva melhor... Se a rocha não tiver boa circulação de água...é tão boa como morta. e uma esponja para detritos... que acham? Abraços! António Vitor Editado Novembro 19, 2008 por António Vitor O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
Recommended Posts