Recommended Posts

Publicado (editado)

Viva,

Estou a planear o meu setup para fertilização de CO2 no meu aqua de 260L, que vou remodelar dentro de algumas semanas uma vez que o vou mudar para um novo móvel.

Em relação ao setup do sistema de CO2 DIY, estou a considerar o seguinte setup (gostava de ajuda dos experts para elaborar um plano porreiro, que seja seguro e funcional):

- Duas garrafas de 1.5-2 litros em série, com a mesma receita e que serão substituidas alternadamente a cada 15 dias (isto para evitar grandes variações nos níveis de CO2);

- Em série com as duas garrafas, uma terceira garrafa mais pequena (0.5 litro) com água, que serve de "tampão" a eventuais "acidentes" nas anteriores - serve apenas para dar maior segurança ao sistema e evitar injectar no aqua outras substancias que não o CO2;

- Entre esta última garrafa e o aqua, e por esta ordem, vou colocar: uma válvula anti-retorno, um sistema de torneirinhas duplo (uma para regular a quantidade de CO2 a ser injectada no aqua e outra para poder libertar algum CO2 para o ar, caso exista demasiada pressão no sistema); neste último caso, outra alternativa que li na net é usar uma válvula de câmara de ar (aquela das bicicletas), que em caso de a pressão ser muita, deixa sair algum CO2... aqui não sei como aplicar isto à saída da garrafa, mas parece-me muito interessante; se alguém souber como se faz, agradeço a ajuda!!!

- agora já com o tubo a chegar ao interior do aqua, esta é a parte em que tenho mais dúvidas... como fazer um injector... o mais vulgar que se usa é usar uma pedra difusora, mas neste caso a libertação do CO2 será, a meu ver, muito rápida e as bolhinhas chegam rapidamente à superfície... aqui preciso mesmo de ideias... tava a pensar num funil invertido, por exemplo, e colocar a pedra difusora dentro do funil, o que garante que as bolhas são libertadas dentro do funil invertido e não vão logo para a superfície... alguém tem outras sugestões???

Desde já agradeço todas as dicas e sugestões que tenham... A partilha de experiências de quem já fez isto antes também me pode ajudar muito!!!

Editado por hugoneto
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!