jpospr Publicado Novembro 17, 2008 Publicado Novembro 17, 2008 (editado) Estou a começar um projecto de um aqua de 540L, e estou a pensar num filtro já com aquecedor. Que opinião têm do eheim 2180 ? Outras sujestões dentro dos eheim? Editado Novembro 17, 2008 por jpospr Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
davidrichau Publicado: Novembro 17, 2008 Publicado: Novembro 17, 2008 Olá "jpospr", estou registado è relativamente pouco tempo, tenho andado a explorar o site, e tenho-me interessado por auqas marinhos, são outros desafios, e quando se tem o bichinho dos aquarios (tenho 2 nanos, 1 de 35L e outro de 55L de água "quente"), queremos ir mais além... dentro do possivel, claro. Assim, ando a planear, e a desenhar ("vicios" da profissão) um aqua marinho com cerca de 280 litros, acho que já sei ao certo que quero, o que vou precisar, mais ou menos os custos, bem como a paciencia e tempo que terei de ter para concretizar este projecto, no entanto há uma questão que ainda não vi respondida aqui no forum, e que é a seguinte, quando for de férias, 2 ou 3 semanas, como fazer??? Um alimentador automático não é o problema, o problema é o controle da água... como fazer??? Obrigado, pela resposta, seja ela qual for, claro que esta questão é alargada a todos os membros que me possam ajudar. Obrigado a todos. Citar
MiguelSCosta Publicado: Novembro 17, 2008 Publicado: Novembro 17, 2008 Estou a começar um projecto de um aqua de 540L, e estou a pensar num filtro já com aquecedor. Que opinião têm do eheim 2180 ? Outras sujestões dentro dos eheim? Qual é a fauna? Eu prefiro sempre usar mais que um filtro por diversas razões... . Maior espaço para matérias filtrantes e para alojar bactérias . Melhor distribuição de caudal . Em caso de avaria ou manutenção de um continuas a ter o outro em funcionamento (...) Eu no meu Biotopo Malawi de 150x50x60 (CxLxA) tenho fluval 304 (1000 L/h) + fluval 404 (1300 L/h) + powerhead de 2000 L/h Abraço e tens que dizer que peixes tencionas manter. Citar Cumprimentos, Miguel Costa
jpospr Publicado: Novembro 17, 2008 Autor Publicado: Novembro 17, 2008 Boas, ainda não sei ao certo o que vou meter... tenho uma ideia de 2 cardumes, 1 talvez de neos e outro ainda por decidir talvez 2 discos uns sae umas corydoras um pleco Uma raiz gigante... ...e vai ser plantado...isso é uma certeza. Por aí...é ainda um projecto. Falo do Eheim 2180 pq ja tem termostato e eu nao quero nada tecnico a ver-se no aqua a passar por cima...vou fazer tudo a entrar por baixo, com as devidas furações. Para além do eheim vou colocar uma bomba de água externa para aumentar a circulação, de ualquer das formas pelo que sei o 2180 manda uma grande jarda... Mas gostaria de saber se existe alternativa a este eheim, alguma linha mais moderna que este...que gaste menos energia, mas que tb seja termo... Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Abel Brás Publicado: Novembro 17, 2008 Publicado: Novembro 17, 2008 Fluval FX5 é fantástico e prático na manutenção Citar O meu aqua 260 Deixem os vossos comentários e sugestões! Desovas de Escalares e actualizações !!!
MiguelSCosta Publicado: Novembro 17, 2008 Publicado: Novembro 17, 2008 Fluval FX5 é fantástico e prático na manutenção Pois é... Teste Abraço Citar Cumprimentos, Miguel Costa
jpospr Publicado: Novembro 17, 2008 Autor Publicado: Novembro 17, 2008 Já tinha visto este duelo de titans...e acho que opto pelo Eheim...de qualquer das formas o que eu estou a pensar comprar nao é o 2080 mas o 2180 com termo... Sabem de algum com termo, que seja Eheim, mais moderno, de uma linha mais recente ou o 2180 é o mais moderno que a Eheim tem no que diz respeito a grandes filtros/filtros termo ? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
jpospr Publicado: Novembro 18, 2008 Autor Publicado: Novembro 18, 2008 Estava a pensar em montar o eheim2180 na parte de baixo do aqua, lançando o fluxo de agua para cima....acham que tem potencia para fazer este efeito? Desta forma não se ia ver a régua que ia fazer a água circular. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
jpospr Publicado: Novembro 18, 2008 Autor Publicado: Novembro 18, 2008 ..ninguém tem uma dicazinha? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Nuno Costa Publicado: Novembro 18, 2008 Publicado: Novembro 18, 2008 bom dia acho que para 540L é melhor começares a pensar numa sump.....ainda por cima vais ter furos por baixo. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
João Teixeira Publicado: Novembro 18, 2008 Publicado: Novembro 18, 2008 ..ninguém tem uma dicazinha? A minha dica é: Vai para 2 filtros em vez de só teres um. Com dois filtros consegues manter uma boa circulação da água e ao mesmo tempo tens uma garantia de que o sistema dificilmente te deixa pendurado se um deles deixar de funcionar, a manutenção é igualmente facilitada, visto que podes tratar da manutenção de um deles enquanto o outro se mantém em funcionamento, conforme já explicado pelo MiguelSCosta. Além do mais se arranjares filtros externos já com aquecimento ou não, tens sempre a possibilidade de adquirires termostatos externos como por exemplo este : Hydor ETH - External Thermal Heater Abraço. JT Citar
Nuno Costa Publicado: Novembro 18, 2008 Publicado: Novembro 18, 2008 bom dia eu parece-me que 2 filtros não resulta porque ele vai ter furos por baixo e não é aconselhavel o uso em serie, mas sim em paralelo. 2 filtros só com 4 furos em baixo, nunca com 2 furos. Mesmo assim acho que uma sump gasta menos energia que 2 filtros. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
William Publicado: Novembro 18, 2008 Publicado: Novembro 18, 2008 Movido para o subforum correcto Citar
jpospr Publicado: Novembro 18, 2008 Autor Publicado: Novembro 18, 2008 Pois o problema é mesmo este, não quero fazer 30furos no aqua. Pelo que idealizei vou ter de fazer 5 furos, o 2180 tem duas saidas de água e uma entrada, vou por isso fazer 2 furos na base em cada canto atrás para as saidas, e um furo ao centro de entrada de água. Por isso aí vão 3 furos Como quero colocar um filtro UV-C vou fazer mais 2 furos, um para entrada de água de uma bomba externa que vai ligar ao filtro UV e outro para a saída de água. Na saída de água do filtro UV vou colocar um T para injectar aí o CO2. O termostasto externo nao me tira força ao filtro? Eu já estou a pensar no 2180 pq é sobredimensionado para o meu aqua, visto ser aconselhado para aquas com muito mais litragem do que o meu... Segue em baixo um esquema arcaico... Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
MiguelSCosta Publicado: Novembro 18, 2008 Publicado: Novembro 18, 2008 Eu já estou a pensar no 2180 pq é sobredimensionado para o meu aqua, visto ser aconselhado para aquas com muito mais litragem do que o meu... Este há de ser o erro eterno... acreditar no que diz na caixa do filtro... Eu tenho um Fluval 304 (recomendado para aquas até 300 L) + um Fluval 404 (recomendado para aquas até 400 L) a funcionar em 440 L (Brutos) e ainda tive que lhe adicionar uma powerhead de 2000 L/h para não haver zonas mortas no aquário. Abraço Citar Cumprimentos, Miguel Costa
jpospr Publicado: Novembro 18, 2008 Autor Publicado: Novembro 18, 2008 Por nao acreditar é que estou a falar do Eheim 2180 que é indicado para aquas de 1200L e o meu tem 540...ou vais ter Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Pterois Volitans Publicado: Novembro 18, 2008 Publicado: Novembro 18, 2008 Para o tipo de aquário que pretendes iniciar, o filtro eheim 2080 ou 2180, chega e sobra, e não precisas de mais... quanto muito, se a circulação não fôr muita, ou as plantas, quebrarem um pouco da movimentação da água, colocas uma pequena cabeça motorizada no lado oposto. Já agora que dimensões tem o aquário? Citar the 2nd best way to free stress in a natural way.... ...LOOK at the Aquarium... O Echinodorus Gigante ** O Mangal ** ** Duboisi & Frontosa
jpospr Publicado: Novembro 19, 2008 Autor Publicado: Novembro 19, 2008 60 profundidade 150 comprimento 60 altura Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
ecavaco Publicado: Novembro 20, 2008 Publicado: Novembro 20, 2008 eu vou ter um aqua semelhante e queria saber qual o sitio ( loja, importar????) onde comprar um filtro adequado, bom e em conta Citar
Recommended Posts