t0ze Publicado Novembro 17, 2008 Publicado Novembro 17, 2008 (editado) Olá, muito boa tarde! Estou a enviar esta mensagem porque de a uns tempos para cá algumas plantas do meu aquário apresenta umas "pintas" estranhas, não sei se isso pode ser alguma doença da própria planta, ou algum sintoma... (ou seja essas "pintinhas" podem ser consequência de .....) Deixo algumas imagens para melhor vos elucidar, e faço um apelo a vossa experiência. Para que me possam ajudar a eliminar estas "pintas" tão pouco estéticas lol. Cumps, t0ze Editado Novembro 17, 2008 por t0ze wertuskladfsdflkjf <- A minha assinatura.
pipas55 Publicado: Novembro 17, 2008 Publicado: Novembro 17, 2008 Não se consegue ver as imagens. As pintas são verde escuras? ******************************************************************************** Setup: Aquário: 80x50x30; Filtro:Fluval205 Flora: 2 anúbias, musgo de Java, 1 cabomba,3 Hygrophila Polisperma Fauna: 1 ampulária, 4 kribensis fêmea e 1 macho, 2 guppys fêmea e 2 macho; 5 viúvas, 2 bótia palhaço, 1 pleco, 1 kuhli Parâmetros: Temp 26º, Ph 7,5, Gh 13, kH 4, amónia 0,0 mg/l, nitritos 0,1 – 0,3 mg/l, nitratos 5 mg/l, fosfatos 0,5 mg/l, ferro 0,5 mg/l ********************************************************************************
t0ze Publicado: Novembro 17, 2008 Autor Publicado: Novembro 17, 2008 Sim, são verdes escuras, acho que agora já tem imagens. wertuskladfsdflkjf <- A minha assinatura.
pipas55 Publicado: Novembro 17, 2008 Publicado: Novembro 17, 2008 Sim, já se conseguem ver. Não me parecem verdes essas manchas, parecem mais acastanhadas. É melhor esperares pelo comentário dos membros mais entendidos. ******************************************************************************** Setup: Aquário: 80x50x30; Filtro:Fluval205 Flora: 2 anúbias, musgo de Java, 1 cabomba,3 Hygrophila Polisperma Fauna: 1 ampulária, 4 kribensis fêmea e 1 macho, 2 guppys fêmea e 2 macho; 5 viúvas, 2 bótia palhaço, 1 pleco, 1 kuhli Parâmetros: Temp 26º, Ph 7,5, Gh 13, kH 4, amónia 0,0 mg/l, nitritos 0,1 – 0,3 mg/l, nitratos 5 mg/l, fosfatos 0,5 mg/l, ferro 0,5 mg/l ********************************************************************************
t0ze Publicado: Novembro 17, 2008 Autor Publicado: Novembro 17, 2008 Obrigado na mm pipas55 wertuskladfsdflkjf <- A minha assinatura.
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 17, 2008 Publicado: Novembro 17, 2008 Boas, Pintas? A mim parecem-me buracos. Alguns dos meus aquários (shrimps)
t0ze Publicado: Novembro 17, 2008 Autor Publicado: Novembro 17, 2008 Inicialmente são pintas lol que vão comendo até se fazerem buracos. wertuskladfsdflkjf <- A minha assinatura.
Mário Publicado: Novembro 17, 2008 Publicado: Novembro 17, 2008 Olá Parece-me falta de nutrientes. Assim à primeira vista, Ferro ou Potássio, mas é um tiro no escuro. Fazes algum tipo de fertilização? Para primeira opção enterrava umas pastilhas de nutrientes junto à planta. 1 Abraço
t0ze Publicado: Novembro 17, 2008 Autor Publicado: Novembro 17, 2008 (editado) Obrigado Mário! Não, não uso qualquer tipo de fertilizante. Talvez seja uma loucura, mas por baixo das pedras tenho uma boa camada de trufa agricula. De qualquer maneira, vou ter que comprar umas pastilhas dessas. Editado Novembro 18, 2008 por t0ze wertuskladfsdflkjf <- A minha assinatura.
Keano-16 Publicado: Novembro 18, 2008 Publicado: Novembro 18, 2008 Pastilhas!? Líquido...substrato e fertilização líquida....
Just_me Publicado: Novembro 18, 2008 Publicado: Novembro 18, 2008 turfa agricola não costuma ser muito boa escolha... em 1º lugar: apenas turfa não é muito bom por si só (pH potencialmente demasiado baixo junto ás raizes, pobre em termos de nutrientes) em 2º lugar: agricola = o mais barato, nao interessando muito a qualidade em 3º lugar: agricola = que dê poucos problemas de conservação = eventualmente insecticidas, fungicidas, etc... quanto ao problema das plantas...falta de potássio e talvez turfa a mais junto ás raizes. quanto ao potássio opta pela fertilização liquida... a nao ser que queiras desmanchar o aquario Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
t0ze Publicado: Novembro 19, 2008 Autor Publicado: Novembro 19, 2008 Obrigado a todos pelas ajudas / sugestões. Decidi, desmanchar o aquário, e plantar de novo com turfa própria para aquário. Cumps a todos. wertuskladfsdflkjf <- A minha assinatura.
zlatan9 Publicado: Novembro 21, 2008 Publicado: Novembro 21, 2008 Tomaste a decisão correcta. :D One Fish Standing Kurichiba
Recommended Posts