Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá, muito boa tarde!

Estou a enviar esta mensagem porque de a uns tempos para cá algumas plantas do meu aquário apresenta umas "pintas" estranhas, não sei se isso pode ser alguma doença da própria planta, ou algum sintoma... (ou seja essas "pintinhas" podem ser consequência de .....)

Deixo algumas imagens para melhor vos elucidar, e faço um apelo a vossa experiência. Para que me possam ajudar a eliminar estas "pintas" tão pouco estéticas lol.

33489646sg8.th.jpgthpix.gif

13135451xb1.jpg

w640.png

Cumps,

t0ze

Editado por t0ze

wertuskladfsdflkjf <- A minha assinatura.

Publicado:

Não se consegue ver as imagens.

As pintas são verde escuras?

********************************************************************************

Setup:

Aquário: 80x50x30; Filtro:Fluval205

Flora: 2 anúbias, musgo de Java, 1 cabomba,3 Hygrophila Polisperma

Fauna: 1 ampulária, 4 kribensis fêmea e 1 macho, 2 guppys fêmea e 2 macho; 5 viúvas, 2 bótia palhaço, 1 pleco, 1 kuhli

Parâmetros:

Temp 26º, Ph 7,5, Gh 13, kH 4, amónia 0,0 mg/l, nitritos 0,1 – 0,3 mg/l, nitratos 5 mg/l, fosfatos 0,5 mg/l, ferro 0,5 mg/l

********************************************************************************

Publicado:

Sim, são verdes escuras, acho que agora já tem imagens.

Publicado:

Sim, já se conseguem ver. Não me parecem verdes essas manchas, parecem mais acastanhadas.

É melhor esperares pelo comentário dos membros mais entendidos.

Setup:

Aquário: 80x50x30; Filtro:Fluval205

Flora: 2 anúbias, musgo de Java, 1 cabomba,3 Hygrophila Polisperma

Fauna: 1 ampulária, 4 kribensis fêmea e 1 macho, 2 guppys fêmea e 2 macho; 5 viúvas, 2 bótia palhaço, 1 pleco, 1 kuhli

Parâmetros:

Temp 26º, Ph 7,5, Gh 13, kH 4, amónia 0,0 mg/l, nitritos 0,1 – 0,3 mg/l, nitratos 5 mg/l, fosfatos 0,5 mg/l, ferro 0,5 mg/l

Publicado:

Inicialmente são pintas lol que vão comendo até se fazerem buracos.

Publicado:

Olá

Parece-me falta de nutrientes.

Assim à primeira vista, Ferro ou Potássio, mas é um tiro no escuro.

Fazes algum tipo de fertilização?

Para primeira opção enterrava umas pastilhas de nutrientes junto à planta.

1 Abraço

Publicado: (editado)

Obrigado Mário!

Não, não uso qualquer tipo de fertilizante.

Talvez seja uma loucura, mas por baixo das pedras tenho uma boa camada de trufa agricula.

De qualquer maneira, vou ter que comprar umas pastilhas dessas.

Editado por t0ze

Publicado:

Pastilhas!?

Líquido...substrato e fertilização líquida....

Publicado:

turfa agricola não costuma ser muito boa escolha...

em 1º lugar: apenas turfa não é muito bom por si só (pH potencialmente demasiado baixo junto ás raizes, pobre em termos de nutrientes)

em 2º lugar: agricola = o mais barato, nao interessando muito a qualidade

em 3º lugar: agricola = que dê poucos problemas de conservação = eventualmente insecticidas, fungicidas, etc...

quanto ao problema das plantas...falta de potássio e talvez turfa a mais junto ás raizes.

quanto ao potássio opta pela fertilização liquida... a nao ser que queiras desmanchar o aquario

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Obrigado a todos pelas ajudas / sugestões.

Decidi, desmanchar o aquário, e plantar de novo com turfa própria para aquário.

Cumps a todos.