Recommended Posts

Publicado

Queria perguntar aos entendidos que por aqui se fazem ouvir o que pensam de filtro com enxofre.

Ouvi falar de sump's e filtros só com bolas de enxofre para manter bactérias que possuem um rendimento desnitrificante mais elevado que as que usamos normalmente.

Alguem conhece? Alguem tem?

Alguem que comente.

Obrigado

Publicado:

Boas,

Enxofre nos filtros?! Mas o enxofre nao e prejudicial a saude do Homem?! Se e à do Homem tambem deve ser à dos Peixes! CLaro que depende das quantidades mas pronto. Nunca tal ouvi falar! E verdade? Sendo verdade, compensa?! Quem souber que tire as duvidas aqui levantadas...Obrigado

Portem se,

Frenchy

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Publicado:

Da' uma olhadela na seccao dos salgados em equipamentos e manutencao.

Mas para agua doce nao sei se existe possibilidade de usar o mesmo principio ou nao.

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Publicado:

O filtro de enxofre não funciona bem como tu dizes...o filtro de enxofre limpa nitratos...ou seja, liberta o azoto sobre a forma gasosa. Só que a água que sai do filtro de enxofre é extremamente ácida contendo ácido sulfurico. O que se faz nos salgados é usar essa água extremamente ácida para passar no rector de cálcio subir o pH dissolver calcio na água e ter um pH de saida bastante elevado.

Em principio, no plantados, o filtro poderá ser utilizado com sucesso para peixes de águas com pH e durezas elevadas. Ainda resta a dúvida dos efeitos de produtos com enxofre no aquário, mas nos salgados parece funcionar sem problemas, apesar de existirem na net algumas opinioes contraditorias.

Este filtro não substitui os outros que são necessários para passagem de amónia-->nitritos-->nitratos e que na agua salgada é feito por outros componentes, mas poderá ser utilizado como complemento.

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

acido sulfurico :D :):lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

disseste tudo bem menos essa do acido sulfurico,é sulfuroso e muito menos toxico que os nitratos.

sim é possivel por um desnitrificador em agua doce,mas nao dentro de um filtro normal onde passa agua com grande turbulencia.

tem ke ser num tubo fechado e a agua a passar gota a gota.mas o ph de saida é muito baixo por volta dos 6 e nos salgados usamos esse ph para dissolver carbonato de calcio ke sobe o calcio e o kh da agua,por isso deve invalidar a utilizacao destes equipamentos em aquarios "normais" so em aquarios em que se ker o kh alto é que deve ser utilizado,ou pode ser utilizado so o enxofre mas vao ter sempre tendencias a ter baixa de ph e kh na agua. a unica vantagem ke vejo na montagem num aquario de agua doce seria o espaçamento nas tpas pois deixavam de ter nitratos e nao necessitam de mudar tantas vezes a agua.e como disse o just_me isto nao substitui outros filtros,pois so consome nitratos,nitratos esses que sao fabricados pelos outros filtros. hihi e voces a pensar que tinham os outros filtros para tirar nitratos,na verdade sao fabricas de nitratos.tudo o ke é desnitrificacao ocorre em ambiente anaerobico "ausencia de ar"

Publicado:

oi!

a introdução de agua com pH 6 é prejudicial para peixes do genro amazonico (tipo cardinais e coridoras). é que señão for (e penso que é aceitavel) da para fazer em aquarios amazonicos. de qualquer maneira o volume de água que passa por esses filtros é irrisóri, cerca de 2 gotas por segundo (se não me engano), o que daria para ter num aqua de agua doce com pH com tendencia a alcalino.

Isto são só suposições, agradeço que me corrijam se estiver enganado.

Obrigado

hotrodder

A Água está cada vez mais Viva!

Publicado:

Fizo: tens toda a razão, gafe minha!

De qualquer maneira num aquario bem plantado coisas que retirem nitratos e os coloquem perto de zero como um desses filtros não são bem vindos! cheers

Penso tambem que sem a passagem no reactor de cálcio vamos ter a entrada de sulfidros no aquario...e portanto vamos ter um cheiro muito intenso a "ovos podres" no aquario...

Penso que em aquarios de KH e pH elevado a sua utilização como é feita nos salgados poderá ser util. Até porque nestes aquarios as plantas não costumam ser muito abundantes.

Acho que seriam interessantes testes em aquas de ciclideos...ainda por cima pelo que sei (que é pouco) eles tendem a sujar bastante a água...

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Viva.

Só uma dúvida de foro químico :lol:

O ácido resultante do contacto da água do aqua com o enxofre é ácido sulfídrico (H2S), certo? Este sim cheira a ovos podres/esgoto/whatever... um cheiro nauseabundo. Se assim for, não é muito aconselhável andar a mandar a água resultante para um aquário, seja de que espécie for (plantado, alcalino, ácido). Esse ácido alem de ser extremamente nauseabundo é também muito tóxico (para trabalhar com ele é necessário usar uma hotte, sim a vida ingrata dum químico obriga-nos a cheirar uns quantos odores insuportáveis). Por isso é que ele é neutralizado previamente numa câmara contendo carbonato de cálcio (que torna a água resultante básica e rica em cálcio, advindo daí uma dureza grande, como bem se sabe).

Se fosse ácido sulfúrico, creio já não haver tantos problemas. A nossa tão famosa aguínha del'cano tem sulfatos ao pontapé :lol: Não sei é se estes são prejudiciais para a saúde do aqua.

No caso de ser ácido sulfuroso :)cheers8) Não faço a mínima ideia do que poderia fazer ao aqua, além de lhe baixar o pH. Mas creio que o ião sulfito deveria ser oxidado a sulfato (este é mais estável, salvo erro).

Para não fazerem confusão com essas coisas lembrem-se: Bico de Pato (ácido sulfúrico -> ião sulfato); Osso de Cabrito (ácido sulfuroso -> ião sulfito); Frederico no espeto (ácido sulfídrico -> ião sulfureto)

Vou parar por enquanto para não vos chatear mais a cabeça :)

Cumprimentos. Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!