Recommended Posts

Publicado

Boas,

É assim eu tenho aqui o meu primeiro aquário e vou comecar a fazer o cliclo do azoto agora,as minhas dúvidas são:

:P Para fazer o cliclo do azoto posso ter o aqua só com água até ao meio?

:arrow: Para fazer o cliclo do azoto basta ter areão,rochas,filtro né?

Cumprimentos

Tiago Costa aka Black Dragon

Posted Image

Publicado:

Boas Black Dragon,

Parva fazeres o ciclo do aqua, tens de ter tudo pronto, ou seja, tens de ter tudo como vais ter quando puseres o 1º peixe!

Por exemplo, durante o ciclo e detruida a amonia da agua. Para que e que vai spor a agua a meio? Depois tens de por agua, que tem amonia, e so ias destabilizar a a agua ja ciclada. A agua pode tar a meio se isso for o produto final! Se tiveres a pensar em ter um aqua so com metade da sua capacidade, forca.

Se pensas em ter plantas naturais, nao as ponhas depois da agua ciclada, poe enquanto esta a ser feito o ciclo, e quanto mais cedo melhor. Elas ajudam a destruir os nitratos(acho que sao os nitratos...ou serao os nitritos? e um deles...).

Espero ter ajudado e se alguma coisa estiver, pfv corrijam me para o Black Dragon nao fazer asneiras :evil::P:arrow:

Frenchy

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Publicado:

Frenchy estás quase lá :P

Para ciclar, o aqua deve estar preparado como se fosse ter peixes, ou seja, cheio e com as decorações todas colocadas.

As plantas podem ser acrescentadas a qualquer altura não tem que ser forçosamente no inicio.

Apenas se diz para o fazer no inicio porque ao plantar temos que mecher no areão e isso é mais fácil sem o aquário cheio de água até cima.

Para iniciar o ciclo é preciso que exista amónia na água.

Para isso existem 3 opções:

1- Meter alguma comida de peixe na água. (a decomposição da comida vai gerar amónia)

2- Meter amoniaco puro na água. Atenção que seguindo esta via não convém ter qualquer peixe... o amoniaco mata-os em poucas horas.

3- Comprar um ou 2 peixes muito resistentes e metê-los a fazer o ciclo. (esta opção é quanto a mim má pois implica algum sofrimento aos peixes)

Se usarem a opção 2 tenham atenção que o amoniaco é aquirido em drogarias (e não no supermercado onde podem ter detergente misturado) e que devem ter atenção nas quantidades usadas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

O aquario pode estar até meio mas nao existe qualquer vantagem nisso.

Pode estar só cheio de água e areao e filtro sendo este ultimo indispensável já que é ai que predominantemente elas se vao alojar e evita a estagnação da água.

Podes ter plantas ou não, muitas ou poucas, apenas as que tens ou podes comprar mais tarde.

Se bem que as plantas ajudam na ciclagem se optares por fazer a ciclagem com peixes já que reduzem no nivel de amonia e nitritos ajudando a nunca deixar subir muito a amónia e nitritos.

A utilização de peixes não implica obrigatoriamente o sofrimento destes, desde que o número de peixes seja reduzido para a quantidade de água.

A utilização de peixes até ajuda a manter o nível de amónia libertada +- constante no aquario já que a "urina" é libertada gradualmente e não acontece por exemplo como na amónia em que tens picos de amónia quando a acrescentas e vai diminuindo...

Se os peixes forem poucos o nivel de amonia vai ser sempre baixo o suficiente para não fazer sofrer os peixes ou lhes causar problemas.

No entanto a ciclagem com amónia pura é a mais rápida das 3 tendo o custo da amónia.

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Qual é que me aconselham,atencao eu não tenho pressa,eu acho que a primeira é mais natural e segura,claro que ao principio a amonia vai subir muito mas derepente descer,penso eu,corrigam-me

Posted Image

Publicado:

Usa a primeira....vais metendo comida na água todos os dias...e ao fim de alguns dias testas os nitratos. Quando tiveres um pico de nitratos sabes que o ciclo está pronto! Aconselho-te a meteres as plantas, não é preciso todas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Boas,

Tao ai a dizer, introduz la a comida, mas isso e muito vago! Muita/pouca?! para quantos peixeis mais ou menos?! Mais vale comprar 2/3 peixes e alimenta los normalmente! Dar um bocado a mais, eles nao a comem e juntamente com a urina, forma se a amonia! Se se usar amonia pura, por exemplo, para 150/170 lts reais!!, quanto se poe?! E tudo muito vago, especifiquem o mais possivel!

Portem se, desculpem o incomodo,

Frenchy

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!