Recommended Posts

Publicado

Ola.

Como o proprio topico indica queria saber se ao fazer a mistura caseira num garrafao de 5L vai durar mais tempo do que numa garrafa de 1,5L

A receita que tenho para 5 litros e:

3 Litros de agua

2 chavenas de acucar

1 colher de cha de fermento biologico (fermipan)

1 colher de cha de bicarbonato de sodio.

Cumprimentos,

Samu.

Publicado:

Tem o potencial para durar mais...ou em alternativa para fazer mais ao mesmo tempo!

E provavelmente é este ultimo o que vai acontecer! Especialmente se a receita que usares for a da garrafa de 1,5l em proporção...

Se usares o mesmo numero de bactérias e aumentares em proporçao o alimento no começo, teoricamente vai produzir o mesmo que a de 1,5L...mas no garrafão as bacterias teem mais espaço, mais alimento e por isso vao-se multiplicar mais e a certa altura vais ter mais bacterias e por isso maior produção de CO2.

Por isso o tempo de vida em principio nao aumenta em proporçao, mas a produção de CO2 sim...

já agora, eu aumentava a quantidade de bicarbonato de sódio já que com mais ingredientes, ao longo do tempo a mistura tem um maior poder de acidificação.

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Boas,

Eu nao faria em 5L mas sim numa garrafa de 2l com a receita que circula por aí. Outra coisa, eu acho que essa receita nao esta bem, porque ha por ai a receita para 2l que tem a mesma quantidade de bicarbonato de sodio e de fermipan. Ou seja esta o mesmo soluto para um solvente totalmente diferente. Alguma coisa esta mal...

Portem se

Frenchy

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Publicado:

Boas,

O co2 pode ter varias utilizacoes:

1- Para as plantas realizarem a fotossintese;

2- Para diminuir o pH;

3- Deve haver mais mas neste momento nao tenho isso presente

Espero ter esclarecido a tua duvida. Quem souber mais utilizacoes diga porque o saber nao ocupa espaco..Portem se

Frenchy

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

Publicado:

Sim, esclareceu, obrigada. :arrow:

Mas pensei que para a fotossíntese fosse suficiente o CO2 produzido pelos peixes e pelas próprias plantas.

Por outro lado, não há maneiras mais práticas de adicionar CO2 à água e até de corrigir o pH? (Isto já é a minha costela preguiçosa a falar :P )

Publicado:

Boas totinda,

Antes de mais nao me trate por "voce", ainda so, ou ja, depende do ponto de vista, 15 anitos! Eu e que a tenho de tratar por "voce", o respeitinho e muito lindo, e é como o dinheiro, quanto mais melhor!

Indo ao que interessa...

Maneiras mais praticas, haver ha! Como disse, poe mais peixes e mais plantas, e pronto ja tem mais co2. E para corrigir o pH tambem ha. Ha uns produtos nas lojas que se podem comprar! Um baixa e o outro aumenta o pH! Eu pessoalmente nao uso! Acho que com as tpa's (trocas parciais de agua) essa questao vai ao sitiio! E uma bom ciclagem tambem resolve isso!

Espero ter sido esclarecedor, mais alguma duvida ja sabe!

Portem se,

Frenchy

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

Publicado:

Frenchy, tenho de discordar de algumas coisas:

fermipan não vai ser um soluto como se entende na quimica....são organismos(se não me engano leveduras) que se alimentam do açucar e como produto libertam (entre outras coisas) CO2. Assim ajustando a tua colónia inicial ajustas a taxa de produção de CO2.

Quanto ao bicarbonato de sódio concordo, para maiores quantidades do resto tens de adicionar um efeito tampão maior.

poe mais peixes e mais plantas, e pronto ja tem mais co2
, mais peixes, mais CO2 concordo, mais plantas...durante o dia= mais necessidade de CO2.

TPA's ajustamo pH apenas na direcção do pH da muda de água...e portanto para quem tem agua alcalina ou neutra e quer agua ácida a TPA até so piora, e nas outras combinações o mesmo acontece.

A ciclagem não é uma maneira de controlar pH, é apenas uma maneira de estabelecer o ciclo do Azoto.

Para controlar o pH existe turfa, troncos, água mineral (em ultimo recurso já que sai caro, ex: água do Luso) se se pretender baixar o pH. Rochas calcárias, conchas, areais alcalinas para subir o pH.

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

E vinagre? Um tipo que conheço, um destes dias, disse que punha vinagre na água, se quisesse baixar o pH. Achei estranho, mas... :wink:

Publicado:

Boas,

Totinda, sim isso e verdade! Mas nao se pode exagerar nas quantidades, como e obvio! Quanto a mim, nunca usei mas nunca se sabe, o melhor ainda e comprar cenas que baixam e aumentam o pH, ler muito bem e usar! Conheco pessoas que usaram, e correu tudo bem! Para quem percebe muito e tiver co2 caseiro, e mais facil! Eu nao tenho mas quero ver se sim! :(

Portem se,

Frenchy

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

Publicado:

Vinagre é um ácido que tradicionalmente se fabrica através da fermentação do vinho. E como ácido que é baixa o pH, mas se doseares mal e devido ao caracter extremamente ácido do vinagre podes ter um choque de pH.

O melhor mesmo são métodos tradicionais naturais com descida ou subida gradual do pH.

Já agora para quem não sabe o pH é o logaritmo negativo da actividade ionica dos iões Hidrogénio H+ ou seja

pH=-log[H+]

e portanto está intimamente relacionada com os ioes [OH-] ou seja:

se existir mais H+ do que OH- temos uma água ácida e vice versa.

Agora vem a questão: o que significa a variação de 1 unidade de pH. a variação de 1 unidade de pH significa uma água 10X mais ácida e portanto se variar 2 unidades...vamos ter uma água 100X mais ácida!

Dai a necessidade de uma variação lenta do pH.

já agora uma tabela indicativa das concentrações dos iões no respectivo pH.

pH | H+ OH-

0 | 1 | 10^-14

1 | 0.1= 10-1 | 10^-13

2 | 0.01=10^-2 | etc

3 | 0.001=10^-3 |

4 | etc |

5 |

6 |

7 |

8 |

9 |

10 |

11 |

12 |

13 |

14 | 10^-14 | 1

Enjoy!

Pedro Alves

Publicado:

Oiaz.

Muito bem explicado Just_me. Só um pequeno reparo... Essa tabela funciona, apenas a 25º C :D mas também a variação, nem que seja de 1º C, não influencia muito os valores de pH e [H+] comparando-os com os da tua tabela.

Voltando ao "cerne da questão": utilizar vinagre para acidificar um aqua...

1º - Aconselho-vos vivamente a não fazerem isso. Porquê? Tal como o Just_me disse, o pH deve ser alterado num aqua de uma forma gradual e não mais que 0,5 unidades de pH por dia. Já perdi um Guppy Blue Moscow lindo lindo à pala disso. O pH do aquário da loja devia ser muito superior ao do meu, o que fez com que esse peixinho apenas durasse 6 horas :D

2º - Como todo o ácido que se preze, dissolve-se em solução aquosa (em maior ou menor quantidade) dando um ião H+ e a respectiva base conjugada A- (chamemos-lhe assim). Uma das coisas que muita gente se esquece, é que essa base conjugada A- é muito importante porque ela tem que desaparecer de alguma maneira. Tomemos um exemplo:

Se por ventura eu quisesse baixar o pH do meu aqua com HCl (ácido clorídrico) estaria a cometer um erro gravíssimo. Ao dissolver-se, o HCl dá origem ao ião H+ e ao ião Cl- (ião cloreto), sendo este último altamente prejudicial para a saúde dos peixes, e não só. Se já é uma trabalheira dos diabos sacar os cloretos da água antes de introduzir os peixes no aqua imaginem o que seria aumentá-los ainda mais.

Outra maneira "mais" segura, seria usar ácido fosfórico. O único inconveniente seria a proliferação de algas no nosso aqua :D

Toda esta conversa da chacha para quê? Não se esqueçam que o ião acetato tem que ser destruído/consumido dalguma forma. Sem falar no facto de este puder ser prejudicial para os peixes/flora do aquário.

Se de facto quiserem baixar o pH do aqua usando vinagre aconselho-vos a terem um teste de pH para o irem controlando ao longo do tempo. Disse anteriormente, que esta não seria uma solução indicada porque têm também de ter em conta que ao chegarem ao pH desejado têm de arranjar maneira de o estabilizar. E julgo eu, não ser fácil desta maneira. Mas como em tudo, não há nada como experimentar.

Sem mais nada com que vos chatear...

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Antes de mais benvinda ao forum totinda, uma conterranea eu moro em pinhal de Frades.

No que diz respeito ao Post do Samuel (Que tive o prazer de conhecer este fim de semana), eu tenho actualmente uma garrafão de àgua de 5 litros como reactor de co2, devo confessar que é a primeira vez que estou a experimentar com 5 litros, mas a mistura que fiz foi mais ou menos a que circula pelo forum aumentando um pouco o açucar e o bicarbonato de sódio, por forma a aguentar + um pouco, até agora esta mistura tem durado 1.5 semana.

quando ela acabar logo vejo se vale a pena ou não.

um abraço

Luis Romão

Luis Romão

www.clubediscus.com

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!