Novata no ramo mas mt curiosa


Kiura

Recommended Posts

Nesta semana que entrei no mundo da aquariofilia ja me deparei com muitos problemas...

Mas tudo vai ficar bem =)

 

O dupla cauda esta num aquario ainda mais pequeno sem plantas nem filtrtagem... e pior... é de globo... O bichinho estava aser massacrado pelos outros dois... Nao sei ke fazer...

Uma vez que não tem filtro muda-lhe a água toda de 2 em 2 dias e dá-o o mais depressa possível a alguém que tenha condições para ele, como já te dissemos atrás. Nem que seja a loja de onde veio.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 77
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Credo, não assustem a rapariga!! :?

 

O peixinho laranja não cresce logo de um dia para o outro, vai demorar e muito.

 

Seria melhor era tirares daí esse betta. Num aquário pequeno, o desgraçado do peixe tem a mania de fazer a vida negra aos outros companheiros de água. Até num aquario maior por vezes os bettas passam-se da cabeça, quanto mais num aquario de 19Lt com outros peixes...

 

Ao mudares a água do globo, usa a água do outro aquario maior, ao menos tem algumas bactérias, não é um choque tão grande como levar logo com água da torneira.

 

E já agora, em vez do globo, usa uma caixa de telemóvel, sempre é um aquario pequenino, que isso de globos, nem para plantas se devia usar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que percebi os peixes são de água fria, esses normalmente sobrevivem muito bem mesmo sem ciclo de azoto completo. Pelo que me apercebi o problema está na loja onde os compras, pois eles em tão pouco tempo não é normal desenvolverem a doença "de raiz" num aquário novo. Mas há mais entendidos na matéria. Eu mudo completamente a água ao meu peixinho vermelho e nem por isso ele está doente ou nada mal. Pelo contrário tem-se desenvolvido bastante bem, tem umas barbatanas magníficas.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ninguém está a querer assustar ninguém, apenas a avisar que esses peixinhos laranja que tanta gente tem em globos ou aquários pequenos crescem como o diabo.

Antes de se afeiçoar a ele parece ser a melhor altura para o oferecer.

 

Quanto aos peixes de água fria sobreviverem ao ciclo dá-se à sua resistência ser superior à maioria dos peixes de água quente. Só que sofrem e devem-se tomar os mesmos cuidados que com os de água quente.

Cumps.

 

P.S.: o simples stress da viagem da loja até casa pode diminuir o sistema imuniotário por forma a aparecerem doenças.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que vou fazer é arranjar um termostato e deixar o betta naquele aquá...

Assim fica na agua quente como ele gosta...

 

Arranjo um aquário maior... onde vou por os dois peixes laranjas e mais alguns (os tais Neons chineses).

 

Pergunta: Tava a pensar por umas femeas com o betta, o que acham?

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tilapia, percebo perfeitamente, mas se o peixe foi oferecido, é compreensível que ela não se queira desfazer já dele. omg

 

Kiura, femeas com o beta, acho melhor não.

O peixe depois começa a fazer ninho de bolhas, atrai uma das femeas para o ninho, depois quando ele estiver a tomar conta dos ovos e mais tarde, dos alevins, vai querer matar as femeas. Toma-as por peixes inimigos que lhe querem comer os filhotes.

 

Podes é deixar o betta sózinho ou ires colocando 1 ou outro peixe a ver se o betta se porta bem. Tipo umas corydoras ou 1 ancistru.

Já tive 1 betta num aquario de 60cm e ao fim de 1 mês, até as corydoras e neons ele perseguia. Mas tem gente com bettas em aquarios junto com outros peixes e não têm problemas. Depende sempre do feitio do betta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles são Kinguios sim.

 

Axo eu... Kinguos não são o peixes dourados? Se são entao eles são Kinguios.

 

Pergunta: Um aquário de 100l xega para os dois? Se sim poderia juntar neons chineses...?

2 Pergunta: Que medidas teria uam aqurio de 100 l e qual o preço teria...?

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novas perguntas:

 

- Um aquário de 138l chega para os dois? Se sim, poderia juntar neons chineses...?

- Como não tenho balança que peça tão pouco, 2 gramas de sal seria quanto aproximadamente? 2 pedrinhas de sal grosso?

- Eu só tenho dinheiro no próximo mês e não posso comprar o anti-Ictio... Tem forma de eu combater de forma a não proliferar até aguentar ao inicio do mês...?

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só tenho dinheiro no próximo mês e não posso comprar o anti-Ictio... Tem forma de eu combater de forma a não proliferar até aguentar ao inicio do mês...?

não tens que comprar o quimico ....aumenta a temperatura gradualmente para 28º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

os testes normalmente são utilizados durante as primeiras semanas ao longo de um mês para verificar quando a amónia e nitritos ficam a zero e os nitratos começam a aparecer. uma vez que o aqua já tem peixes acho que podes dispensar os testes.

 

nesta fase o maior risco será o envenenamento dos peixes através da amónia e nitritos, que eles próprios produzem, por isso uma prioridade será fazer trocas parciais de água o mais frequentemente possível. se o aquário tem 20 litros, umas trocas de 5 litros de 8 em 8 horas seria bom. usar sempre o produto anti-cloro.

 

para tentar ajudar o processo do ciclo do azoto, uma vez que os testes não serão adquiridos, poderias usar o dinheiro para comprar um acelerador de bactérias, que normalmente custa o mesmo que um teste. tipo Sera Biostart, Rena Stresszime, etc. E aplicar segundo as instruções.

 

quando o aqua tiver três a quatro semanas à partida o ciclo já está completo e nessa altura será apenas necessário trocas parciais semanais de 10 a 20%. um teste de nitratos poderá dar jeito para saber mais precisamente a periodicidade para as trocas, mas com as trocas semanais será suficiente.

 

para tratar do íctio e uma vez que é uma doença contagiante para os outros peixes, podes arranjar um remédio anti-íctio nos hipermercados, sei que no Continente tem, da Avipar, que custa uns 2.50 euros. subir a temperatura para 29ºC tb é uma boa ideia durante o tratamento. após o tratamento, para peixes de água quente, um valor nos 27ºC é melhor que os 25ºC para prevenir o íctio.

 

a minha experiência com bettas foi bastante curta. uma vez tive um beta macho num aqua de 15 litros, no dia seguinte apareceu sem vida preso no termostato. outra vez tive uma fêmea no comunitário de 200 litros e dava-se bem. uma vez arranjei quatro mollys de cerca de um mês de idade e a betta comeu uma e matou outra, enquanto me apercebi e não separei as outras. uns tempos depois coloquei um macho para fazer companhia à fêmea. o macho desfez a fêmea de um dia para o outro. entretanto o macho morreu, não sei o atirei para a sanita ou faleceu de forma natural, já não me recordo... :)

 

boa sorte

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta: Um aquário de 100l xega para os dois? Se sim poderia juntar neons chineses...?

2 Pergunta: Que medidas teria uam aqurio de 100 l e qual o preço teria...?

 

 

- Um aquário de 138l chega para os dois? Se sim, poderia juntar neons chineses...?

 

Um aquário com essa litragem (100 a 140 litros) dará para manter a maior parte dos peixes de água doce. Aliás, com essa litragem, se fosse eu oferecia os peixes de água fria e optava por peixes tropicais. :P

 

Em termos de dimensões os mais standard costumam ser 100x30x30, 100x30x40, 80x40x40... Por exemplo um Rena de 110 litros, com 100x30x40 cm3 tenho visto a cerca de 160 euros, em kit completo. Há também uns Juwel, que pessoalmente gosto muito. Por exemplo o modelo Rio 125, de 80cm, custa na ordem dos 250 euros.

 

Mas na realidade, com um aqua de 50 litros, tipo 60x30x30, deve dar na boa para manter esses peixes durante uns anos. E um kit destes custa à volta dos 100 euros ou menos.

Editado por arty77

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer fazer publicidade mas o Feira Nova da Bela Vista tem em promoção um aquario de 60CM com calha, termostato e filtro e mais algumas coisas se não estou em erro por apenas 49.90€ um bom preço para iniciar pois ele custava 74.90€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nha e os problemas nao para... Agora o meu betta está com uma area meio descolorida... ele nao me parece mal... de comportamente... mas esta coma cabeça e uma parte abaixo das gelras meio descoloridas... x.x

 

Mas é so ele... o peixe ke coabita com ele esta bem.

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Vou-te trazer aqui a minha experiência com peixes de água "fria". Talvez te ajude.

 

Tenho um goldfish e um cometa (mera variante do anterior) juntos há mais de um ano num aquário de 15L (11 litros úteis), com uma ampulária (caracol de água, bom para ajudar a limpar os detritos de fundo) e eles tem crescido alegremente.

 

Tenho, para isso, um filtro interior da Eheim, modelo "Pick-up 2006", eficaz para pequenos aquários até 45 litros. Custa cerca de 20 a 24 euros, consoante as lojas. Permite alguma oxigenação e filtragem ao aquário. O meu filtro é lavado (exclusivamente em água) e a esponja também, 1 vez por semana, para tirar a porcaria acumulada e retomar quer a filtração quer a oxigenação. Os puristas dirão que deve ser lavado em água retirada do aquário. Eu lavo em água da torneira quente e depois c/uma passagem de água fria. Os meus 2 peixes mantém-se alegres. Deve ser do veneno.

 

Boa alimentação de flocos, dada 1 ou 2 x por dia, pouca de cada vez e não os vejo queixarem-se (eu exagero um pouco e eles estão uns grandões, sei disso).

 

Uma x por semana, TPA (troca parcial de água), de 5 litros (para 11 litros de capacidade útil. Tenho sempre um garrafão de 5 litros de água cheio, c/água da torneira, a qual deve repousar no mínimo 24 horas.

 

Temperatura: os meus lindos sabem lá o que é um termostato/aquecedor! A água tem estado à temp. ambiente. De verão, já tiveram de amargar 26 a 28 graus e de inverno, olha agora, por exemplo, estará a 20 graus, prái!

 

Isto tudo sem um único teste! Agora que tenho testes por causa de um aqua tropical, c/ outros peixes, nem quero testar o pequeno. Pode dar azar!

 

Já sei que me vão chamar de torturador de peixes, mas o que é facto é que eles tem tido uma existência alegre, bem melhor que a maioria dos goldfish de cativeiro. Já alguma vez foste ao velhinho Aquário Vasco da Gama no Dafundo, Lisboa? No jardim frente à entrada há uns pequenos lagos artificiais cheios de "peixes vermelhos", gordos que nem uns texugos, ao frio e ao sol, à chuva e ao vento. Os goldfish são da mesma família, muito resistentes.

 

O aqua não tem plantas naturais. Por baixo tem cerca de 1 a 2 dedos de areão claro, daquele do Continente, o qual deve ser muito bem lavado em várias águas antes de ser colocado no aquário.

 

Um aquário de 100l para 2 goldfish, com o devido respeito, parece-me um exagero, pelo menos enquanto eles não crescerem bastante. Se quiseres tentar, eu sugeria 1 filtro interior do tipo do que eu referi (talvez o seguinte, que trata até 60 litros e, de 6 meses a 1 ano, talvez actualizares o aquário para um de 40 a 60 litros. O outro peixinho, o betta, não será muito ajustado para se manter c/eles, mas vai vigiando.

 

Vai dando notícias.

Editado por afterglow2me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Vou-te trazer aqui a minha experiência com peixes de água "fria". Talvez te ajude.

 

Tenho um goldfish e um cometa (mera variante do anterior) juntos há mais de um ano num aquário de 15L (11 litros úteis), com uma ampulária (caracol de água, bom para ajudar a limpar os detritos de fundo) e eles tem crescido alegremente.

 

Tenho, para isso, um filtro interior da Eheim, modelo "Pick-up 2006", eficaz para pequenos aquários até 45 litros. Custa cerca de 20 a 24 euros, consoante as lojas. Permite alguma oxigenação e filtragem ao aquário. O meu filtro é lavado (exclusivamente em água) e a esponja também, 1 vez por semana, para tirar a porcaria acumulada e retomar quer a filtração quer a oxigenação. Os puristas dirão que deve ser lavado em água retirada do aquário. Eu lavo em água da torneira quente e depois c/uma passagem de água fria. Os meus 2 peixes mantém-se alegres. Deve ser do veneno.

Boas,

Também não advogo a lavagem das massas filtrantes na água do aquário, porque, como já disse antes, as bactérias nitrificantes também são lavadas ao esfregar-se as esponjas ou lã de vidro ou seja lá o que for. Defendo isso sim, a lavagem parcial das massas filtrantes. No caso de filtros pequenos exclusivamente com esponja costumo aconselhar o corte na vertical da esponja e a lavagem de metade de cada vez.

Lavar em água da torneira (quente ou fria) vai lavar as bactérias de igual forma. Se os teus peixes se mantêm alegres vais ter de lhes perguntar, pois pela cara deles não se tira grande coisa.

Tens 2 peixes de crescimento até cerca de 20-30 cms em 11 litros úteis e orgulhas-te disso? Fica sabendo que os peixes emanam hormonas para a água para afrouxar o crescimento dos outros, daí o mito de "os peixes crescem de acordo com o tamanho do aquário". Não é por nada que quem é conhecedor nunca iria orgulhar-se do que fazes aos teus peixes e ironizar com o que os outros aconselham com frases como "Deve ser do veneno". Sabes ao menos de que veneno se trata e porque é que os peixes de água fria o toleram melhor?

 

Boa alimentação de flocos, dada 1 ou 2 x por dia, pouca de cada vez e não os vejo queixarem-se (eu exagero um pouco e eles estão uns grandões, sei disso).

 

Uma x por semana, TPA (troca parcial de água), de 5 litros (para 11 litros de capacidade útil. Tenho sempre um garrafão de 5 litros de água cheio, c/água da torneira, a qual deve repousar no mínimo 24 horas.

 

Temperatura: os meus lindos sabem lá o que é um termostato/aquecedor! A água tem estado à temp. ambiente. De verão, já tiveram de amargar 26 a 28 graus e de inverno, olha agora, por exemplo, estará a 20 graus, prái!

 

Isto tudo sem um único teste! Agora que tenho testes por causa de um aqua tropical, c/ outros peixes, nem quero testar o pequeno. Pode dar azar!

Azar não dava mas abria-te os olhos.

 

Já sei que me vão chamar de torturador de peixes, mas o que é facto é que eles tem tido uma existência alegre, bem melhor que a maioria dos goldfish de cativeiro. Já alguma vez foste ao velhinho Aquário Vasco da Gama no Dafundo, Lisboa? No jardim frente à entrada há uns pequenos lagos artificiais cheios de "peixes vermelhos", gordos que nem uns texugos, ao frio e ao sol, à chuva e ao vento. Os goldfish são da mesma família, muito resistentes.

 

O aqua não tem plantas naturais. Por baixo tem cerca de 1 a 2 dedos de areão claro, daquele do Continente, o qual deve ser muito bem lavado em várias águas antes de ser colocado no aquário.

 

Um aquário de 100l para 2 goldfish, com o devido respeito, parece-me um exagero, pelo menos enquanto eles não crescerem bastante. Se quiseres tentar, eu sugeria 1 filtro interior do tipo do que eu referi (talvez o seguinte, que trata até 60 litros e, de 6 meses a 1 ano, talvez actualizares o aquário para um de 40 a 60 litros. O outro peixinho, o betta, não será muito ajustado para se manter c/eles, mas vai vigiando.

 

Vai dando notícias.

Muito bem. Estamos de acordo numa coisa: os peixes de água fria são mais resistentes e suportam um leque de temperaturas superior aos de água quente.

Daí a tratá-los como tu o fazes? Estamos de acordo noutra coisa: és um torturador de peixes.

Agora, por favor, não sugiras aos outros users as tuas práticas. Orgulha-te delas à vontade, mas não as aconselhes. Pelo menos estas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Nunca disse que as minhas práticas eram todas as melhores. Mas também tenho a certeza (e li o conteúdo de todos os posts anteriores desta questão) que algumas das sugestões feitas são positivas. Quando se lêem maravilhas do tipo de colocar aquecedores (que custam dinheiro) para manter água a, por exemplo, 23 graus, dentro de água que, por si só, num Verão escaldante dentro de casa, está já a 26 ou 28, em muitos sítios (nem todos terão salinhas com ar condicionado), ...estamos conversados! Podemos ter lá o aquecedor quando a água esteja fria demais, mas sempre é que não (em peixes de água fria).

 

É curioso que este torturador de peixes foi o único, até agora, a dar uma sugestão concreta em filtragem à nossa colega de fórum, seja qual for a marca ou modelo do filtro. Certamente essa também é uma sugestão a deitar fora!

 

No resto, é curioso como certos colegas do fórum se armam em "paladinos da verdade" e chegam ao ponto de recomendar auto-censura a quem tenha, com defeitos é certo mas pelo menos com alguns resultados, mesmo assim, tentado trazer algumas sugestões práticas para que ela, em primeiro, salve os peixes que tem e depois, à medida do que possa, talvez até financeiramente, dar passos no sentido de lhes dar cada vez mais espaço e qualidade de vida adequada ás suas características e necessidades.

 

Não ofendi ningém, não ataquei nenhuma sugestão anterior, apenas trouxe experiências e práticas para ajudar. Para serem rectificadase complementadas e para complementar outras. Mandar calar quem apenas fez isto é que não.

 

Lamento que essa recomendação venha de um dos moderadores deste fórum. Quero é acreditar que ela tenha sido motivada apenas pelo calor da argumentação e não por uma real vontade de censura, que não fica bem a ninguém e certamente é o contrário daquilo que acredito sinceramente o motiva a si (e a mim certamente) para a participação neste fórum - a troca de experiências a auto-aprendizagem constante e o prazer e o gozo pela aquarofilia responsável e em prol da defesa dos seres vivos que dela fazem parte.

 

Cps. e vamos lá todos continuar a ajudar a Kiura.

Editado por afterglow2me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É óbvio que a intenção não foi a censura. Como Moderador tenho, entre outras, a obrigação de moderar o teor das respostas.

Algum, desse teor afigura-se-me disparatado e cabe-me como moderador (ou membro: a resposta seria a mesmíssima) evitar que práticas como algumas das tuas sejam tomadas como certas por principiantes.

 

Por outro lado não critiquei todo o post. Apenas parte. Parte essa que poderia induzir em erro(s) crasso(s) quem é desconhecedor.

 

Por último, repito, peço desculpa se te pareceu censura. Não foi. Foi de desaprovação de práticas que aconselhas como naturais.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não sou parva em tomar como certas qualquer opinião.

Cada pessoa cuida dos seus peixinhos como acha certo... Pode ser que não seja as melhores condições ou pelos menos alguns pensem isso.

 

Mas ao menos os bichinhos tem comida e uma vida mais ou menos boa.

Quem diz a quem o faz que a melhor coisa a fazer é colocar um peixe num aquário?

O mesmo com os pássaros, cães e gatos... Mas nós o fazemos porque gostamos dos bichinhos, tornam-se quase parte da família.

 

Não sou uma aquariofilista expert, nem nunca serei porque, apesar de aceitar certas algumas opiniões, tem muita coisa que não farei umas por opção e outras por falta de poder...

 

Mas ate agora gostei da ajuda que me têm dado...

São todos muito amáveis.

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mas dentro dos possiveis temos que dar as melhores condiçoes aos peixes, melhores nao as nessesarias pois se nao tivermos condiçoes nao os compramos.

Nao te aconselhava a manter esses 2 kinguios em 134 litros pois eles crescem mesmo muito cerca de 30, 40 cme pralem disso sao bastante "sujoes".

Devolve esses peixes, ou melhor mete-os num lago qualquer.

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao vou devolver os meus peixes coisa nenhuma.

 

Se eu estiver errar eles acabaram por morrer por si só.

Não preciso de os "matar".

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua atitude realmente não é a de quem quer aprender... Vê-se bem que tens 19 anos...

 

Eu nao vou devolver os meus peixes coisa nenhuma.

 

Se eu estiver errar eles acabaram por morrer por si só.

Não preciso de os "matar".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.