Niveis de ph!


Piteu

Recommended Posts

Boas pessoal eu tenho os niveis de ph neutros assim mais ou menos 6 mas eu queria que estivesse a 7 pelo menos por causa dos peixes que vou meter no aquário. ex guppy.

Gostava de saber como aumentar o ph e tmbm ja que pergunto tambem quero saber como baixar;) Abraços.

Editado por Piteu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) Olá!

 

Devias já ter metido as plantas, que agora é um pouco mais dificil, mas nada que não se faça #food

 

Já compraste os testes para fazer à água? Convém comprares pelo menos de pH, nitratos e amónia. Para iniciares o ciclo podes por um peixinho, mas convém veres o pH que tens para depois adaptares às espécies, e iniciares o ciclo com um peixinho (ou caracol)! Já agora a que temperatura tens o aqua?

 

 

Em relação a plantas, não sei que pretendes fazer. Deduzindo que queres algo de baixa manutenção, recomendo anúbias, valisnérias, feto de java, musgo de java (são as que tenho e aguentam-se bem com pouca luz e fertilização)!

 

São só umas dicas, espero ter ajudado qualquer coisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem o termostato ligado ta a 22 graus meti até aos 25 graus porque os peixes que vou meter serao para essas temperaturas como os guppys.

Vou ver se compro amanha as plantas para meter, e tambem custumam vir caracois nas plantas e basicamente meti o produto liquido que contem bacterias para fazer o ciclo ja vinha mesmo com o aquario aquilo diz que tem efeito imediato mas vou esperar meter as plantas e mais tarde os peixes. e ver se arranjo os teste claro.;) mas o ph deve tar a 5 ou 6 porque esse liquido transforma a água da torneira em agua propria para os peixes como agua natural deve tar a volta disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém mesmo comprares os testes.

 

Outra coisa, se já estás a colocar as bactérias convém ires colocando um pouco de comida para peixe diariamente no aquário para iniciares o ciclo, ou elas morrerão por falta de alimento.

 

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya eu sei que as bactérias n se vêm mas achei estranho o aquário estar todo preenchido com essas bolhinhas. XD

ok obrigada. ja agora nas lojas de animais à venda os tres testes? e quanto é mais ou menos os 3 testes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem o termostato ligado ta a 22 graus meti até aos 25 graus porque os peixes que vou meter serao para essas temperaturas como os guppys.

Vou ver se compro amanha as plantas para meter, e tambem custumam vir caracois nas plantas e basicamente meti o produto liquido que contem bacterias para fazer o ciclo ja vinha mesmo com o aquario aquilo diz que tem efeito imediato mas vou esperar meter as plantas e mais tarde os peixes. e ver se arranjo os teste claro.:) mas o ph deve tar a 5 ou 6 porque esse liquido transforma a água da torneira em agua propria para os peixes como agua natural deve tar a volta disso.

O pH natural para os peixes oscila conforme as zonas do globo, se é água doce, salobra, salgada. Os guppies, por exemplo preferem um pH superior a 7 - 7, 5 e parece que é isso que pretendes. Podem até dar-se em água salgada. Mas são casos à parte.

 

Já agora, como se chama o produto que meteste na água? É que "transformar a água da torneira em água própria para peixes" não me cheira a bactérias mas sim a anti-cloro.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o AquaSafe. Aquilo diz que tambem traz bacterias que protegem os peixes e que neutraliza a água...lol

Ou mudaram muito ou o Aquasafe serve para acondicionar a água da torneira neutralizando o cloro ou outros desinfectantes e metais pesados também nocivos para a vida na água.

É natural que ao neutralizar o cloro, crie condições para o desenvolvimento das bactérias, mas não as contém. Na mesma marca esse produto chama-se Safestart.

Lê lá outra vez o que diz na embalagem e vê se não se aproxima mais do que eu disse do que "contém bactérias".

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer isso, mas ao meteres peixes põe-nos aos poucos, pois as bactérias que entretanto se desenvolveram não chegam para os novos peixes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há e outra coisa eu vou fazer plantado. depois tenho que fazer o co2 e terei que comprar a fertilização. mas eu gostaria de como saber usar o co2 e a fertilização... o meu aquário é de 50 litros. 60x30x30

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Piteu, tudo joia?

 

Você tem 2 maneiras de acidificar ou alcalinizar a água. Quimicamante (com produtos, ex: labcon acid, alcali) ou naturalmente. Particularmente prefiro naturalmente. Vou lhe mostar algumas opcões que eu conheço, com certeza tem mais:

 

Acidificar: troncos (tratados), co2, folhas secas (tratadas), xaxim

Alcalizinar: substrato tipo pedra de rio (substrato alcalino, dolomita, aragonita), conchas (pode ser "trituradas") e bastante pedras

 

Não se esqueça de completar o ciclo de azoto antes de introduzir "vida" ao seu aqua... muitos preferem a ciclagem com peixes por ser mais rápida, mas não aconselho (a não ser caso de vida ou morte para o peixe, claro) pois o peixe irá passar por picos de amônia e nitrito, se estressando muito! Ás vezes o peixe pode morrer por strees sem ter nenhuma doença... Se quiser acelerar o ciclo, introduza uma quantidade mínima de ração 1 vez a cada 3 dias e "injete" batérias nitrificantes, ex: stress zyme, nitrifin

 

Se quiser ter um aquário densamente plantado será necessário a introdução de CO2. Dinheiro não é muito desculpa hoje em dia, visto que milhares de pessoas obtêm resultados satisfatórios com CO2 caseiro com gasto bem pequeno, cerca de uns 20R$ por ano (ou menos). Eu mesmo uso em todos os meus plantados e recomendo! Se se interessar te passo a receita que uso há meses.

 

Não se esqueça também do uso da camada de substrato fértil usado abaixo da camada de "pedras", se quiser ter plantas exuberantes! De 1 a 3 cms já é uma media legal, acima ponha de 3 a 7cms de pedras (para evitar contato direto do substrato fértil com a água, turvando-a e propiciando o boom de algas e também para as plantas se fixarem bem). Creio que um saquinho de 3,5kgs de substrato dê para o seu aquário. Preferencialmente use a segunda camada do substrato com granulações mais finas, as muito grossas dificultam a enraização e desenvolvimento da maioria das plantas.

 

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estamos aí!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigada pela ajuda, ja agora não me importava de saber a receita"co2" e quanto ao substrato vou ver se meto porque eu tenho um areal com pedras pequenas e so me falta mesmo meter o substrato por baixo ja vi que devia ter feito logo mas n sabia. Quanto ao ph vou meter crustaceos muidos(conchas). Obrigada pela ajuda;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, vou aproveitar o topico e perguntar aqui, tenho um amigo que tem o ph a 6 e nao consegue subilo para 7 como e que se faz subir o ph???

ele ja experimentou misturar agua de garrafao mas nada... bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A água de garrafão costuma ter uma dureza e um pH baixos, às vezes <6,0. Logo aí o efeito era o contrário.

O bicarbonato de sódio na proporção de 1 colher de chá por 50 litros sobe o pH.

Também podes optar por pedras calcárias ou conchas. Se não gostares do aspecto, parte-as e esconde-as no filtro. Acrescenta ou tira conforme o resultado obtido passadas algumas horas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.