Aquário - Ecossistema


Crocki

Recommended Posts

Ora boas

Estava a pensar meter-me na aquariofilia e tenho algumas questões que gostava que me respondessem :)

 

Primeiro que tudo, só tenho disponível 40 cm de largura (comprimento e altura é à vontade), por exemplo um aquário de 40 largura 80 comprimento e 40 de altura, +- por quantos euros ficará? (Terá 128 litros certo?)

 

E é possível num aquário destas dimensões desenvolver um ecossistema estável? Eu não acho muita piada tirar 25% de água a cada x semanas, especialmente porque estou a planear colocar o aquário na minha secretária...

 

Calculo que dê o triplo do trabalho no início, mas a partir daí compensa, sendo que só tenho que dar comida e verificar o filtro.

 

Obrigado ^^

Editado por Crocki
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas

Estava a pensar meter-me na aquariofilia e tenho algumas questões que gostava que me respondessem :)

 

Primeiro que tudo, só tenho disponível 40 cm de largura (comprimento e altura é à vontade), por exemplo um aquário de 40 largura 80 comprimento e 40 de altura, +- por quantos euros ficará? (Terá 128 litros certo?)

 

E é possível num aquário destas dimensões desenvolver um ecossistema estável? Eu não acho muita piada tirar 25% de água a cada x semanas, especialmente porque estou a planear colocar o aquário na minha secretária...

 

Calculo que dê o triplo do trabalho no início, mas a partir daí compensa, sendo que só tenho que dar comida e verificar o filtro.

 

Obrigado ^^

 

Sim, dá 128 litros brutos, sou seja sem a decoração etc.

 

Essa dos não tirar 25% de água x semanas, não é bem assim, tens mesmo de tirar uma percentagem todas as semanas, por exemplo 25% 1 vez por semana, ou 15% 2 vezes por semana.

 

Depois não é só alimentar e verificar o filtro, terás também de fazer as TPA's (Trocas Parciais de Água), verificar os parametros da água, fertilizar (caso seja um plantado), etc.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas caso seja possível atingir um ecossistema estável essas trocas são desnecessárias...

 

As trocas de água são para repor nutrientes certo?

 

Esses nutrientes num ecossistema serão fornecidos pela decomposição das plantas e derivados, e a fertilização virá dos dejectos dos peixes. Eu não tenho experiência nenhuma nisto, estou só a pensar numa maneira de ter o menos de trabalho possível baseando-me no conhecimento das aulas de biologia (estou em casa activo umas 3 horas ou menos por dia por isso não posso dispender muito tempo a rever todos os parâmetros).

 

Agradecido pela ajuda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas caso seja possível atingir um ecossistema estável essas trocas são desnecessárias...

 

As trocas de água são para repor nutrientes certo?

 

Esses nutrientes num ecossistema serão fornecidos pela decomposição das plantas e derivados, e a fertilização virá dos dejectos dos peixes. Eu não tenho experiência nenhuma nisto, estou só a pensar numa maneira de ter o menos de trabalho possível baseando-me no conhecimento das aulas de biologia (estou em casa activo umas 3 horas ou menos por dia por isso não posso dispender muito tempo a rever todos os parâmetros).

 

Agradecido pela ajuda :)

 

há pessoas que levam meses, outros anos, para atingir um aquário estável, a mudança de água não é só para repor certos nutrientes, mas sim também para renovar a água, pois não tal como toda a natureza renova a água, por exemplo:

 

Rios: renovam a água através da corrente trás nova água da nascente e da chuva.

Mar: A água que vem dos rios e a chuva.

Lagos: A chuva renova a água que evapora no verão.

 

Por isso, pode-se verificar que mesmo na natureza é necessário essa mudança de água, o que podes fazer é criar um TPA automático, poupas tempo com os TPA's, mas para isso, terás de verificar se a água da tua torneira é própria, em termos de pH, gH, etc, e até mesmo em termos de quantidade de calcário e metais pesados.

 

Muita gente, infelizmente, apenas olha para um aquário como um elemento decorativo, mas a maioria, ou mesmo todos que aqui estão registados, vê o aquário como um projecto de vida. Dedicam muito do seu tempo ao aquário, penso que deverás ver, primeiro os vários tópicos existentes aqui no fórum, para teres a certeza antes de te aventurares neste maravilhoso mundo da aquariofilia, e não te estou a desencorajar, até pelo contrario, porque irás ver que depois de estudares bem o assunto, irás certamente quer aventurar-te.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Sim, é possivel manter um aquário perfeitamente estável sem TPA´s, apenas repondo a evaporação.

Esse "método" de aquáriofilia é normalmente denominado de Perpetual Preservation System.

Trata-se de um assunto algo controverso no mundo da aquáriofilia, alguns defendem-no, outros nem por isso.

Se é possivel? Sim.

Se isso implica ter menos trabalho na manutenção do aquário? Não me parace. este método envolve testes constantes e fertilizações diárias. Tens literalmente de ter uma bateria de testes e de fertilizantes.

Se é aconselhável para principiantes? Também não me parece. Em minha opinião,é sempre preferivel chegar ao ponto em que o aquário está maturado e ir diminuindo a frequência das TPA´s.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em minha opinião,é sempre preferivel chegar ao ponto em que o aquário está maturado e ir diminuindo a frequência das TPA´s.

 

Olá Crocki,

Concordo c esta afirmação do Mário.

Eu tenho um aqua grande e estou em fase de dimunuição de TPA´s. Tenho um pouco mais de conhecimento (do q qd montei o meu primeiro aqua) para conseguir "intrepertar" a fauna e flora - as suas necessidades, mas todos os dias me surpreendo c o q verifico.

Se quiseres fazer esse sistema (ecossitema fechado) tens de manter muito mais flora q fauna e deverás ter peixes de pequeno porte (litragem do aqua/productos de metabolismo dos peixes).

Essencial é a informação apreendida através de leituras/estudos sobre o assunto e a própria prática - aí encontras o equilíbrio p os teus objectivos.

Boa sorte e não te esqueças de pesquisar bastante. ;)

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver que atingir então a estabilidade é muito díficil ou acaba a envolver mais trabalho...

 

Eu no geral já tenho uma ideia de todos os passos a fazer, desde o ciclo até inserir os peixes, mas sobrava-me a dúvida se era possível ou não desenvolver um ecossistema...

 

A minha irmã ainda tinha um aquário (uns 30litros) e só mudava a água para aí de 2 em 2 meses, mas ela com os peixes foi mesmo naquela, toca de atirar lá para dentro #musica

 

Enfim, sinceramente, eu sou mais responsável e já vou planeando umas coisas, já delineei um orçamento de uns 200euros mas torna-se difícil com as constantes mudanças de água, até nem sei qual o procedimento para o fazer e se for mal executado acabo a despejar água para o chão e livros na secretária...

 

Sabem dizer-me uma estimativa do valor de um aquário de 40cm de largura por 80 de comprimento (altura é indiferente, pode ser uns 40cm) e como fazem para evitar os derrames nas mudanças de água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tenho um aquário de 200l há 4 anos, desde há 3 anos para cá que só reponho água que evapora e limpo o filtro de tempos a tempos. Os parametros da água estão estáveis. Não tenho baixas na fauna, ao contrário do que acontecia, quando fazia trocas parciais todas as semanas. No meu caso funciona, mas cada caso é um caso... Tento intervir o minimo possivel, tenho o aquário bastante plantado e também não introduzo nenhum tipo de fertelizante.

 

A minha fauna é composta por escalares, rainbowfish, tricogasters, coridoras e platys.

 

Espero ter ajudado.

Abraço

Cumprimentos,

Cláudio Viegas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tenho um aquário de 200l há 4 anos, desde há 3 anos para cá que só reponho água que evapora e limpo o filtro de tempos a tempos. Os parametros da água estão estáveis. Não tenho baixas na fauna, ao contrário do que acontecia, quando fazia trocas parciais todas as semanas. No meu caso funciona, mas cada caso é um caso... Tento intervir o minimo possivel, tenho o aquário bastante plantado e também não introduzo nenhum tipo de fertelizante.

 

A minha fauna é composta por escalares, rainbowfish, tricogasters, coridoras e platys.

 

Espero ter ajudado.

Abraço

Tens a certeza que o GH não estará bem para cima dos 21ºd? E o KH (responsável pela estabilização do pH) não estará a zero? Olha que a minha irmã conseguiu esse milagre durante 2 anos. Mas foi mesmo milagre.

 

...e como fazem para evitar os derrames nas mudanças de água?

Com muito cuidadinho...

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão...quanto custa (valor estimado) um aquário de 40 largura 80 comprimento e 40 altura?

 

E 128 litros chega para um sistema de água salgada?

 

Edit: Depois de amanhã estou a pensar passar pela aquaplante ou Ruimar, a partir de transportes alguém sabe como lá chegar?

Editado por Crocki
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ter um aquario e nao ter trabalho?

 

o trabalho que tenho com os meus aquas e o que me faz nao fartar dos mesmos

pois se nao fosse isso ja tinha desistido deste hobby.

 

se nao tiveres trabalho vais te esquecer que tens um aqua..e chegas a um ponto que ate dar de comida aos peixes te custa.

 

se queres um aqua e nao queres ter trabalho ..

ou ter um aqua para enfeitar.

 

entao desculpa la o que vou dizer..mas compra um globo e uns peixitos de plastico :)

 

abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa, nem reparei que não tinha colocado a localização.

 

Basicamente toda a rede de metro + carris de Lisboa, se me puderem dar um trajecto seria óptimo :)

 

Quanto ao user anterior:

Obviamente interpretou mal as minhas palavras, se for reler o que escrevi, encontra que disse que procuro reduzir o trabalho ao mínimo e até referi que planeava desenvolver um ecossistema quase estável (que precisa de constante atenção e trabalho no início, qualquer mínima variação é caminho andado para o ecosistema colapsar).

 

Agradeço qualquer ajuda e valorizo todos os comentários, mas também peço que não leiam o que está escrito na diagonal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

sim tens razao li na diagonal. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

apenas tive aquele comentario derivado a 1 ou 2 frases que li.

e foi apenas um desabafo

 

vou tentar me explicar.

 

 

na minha opiniao,precisas de um aqua com uma litragem bem maior para criares um ecossistema .

pois nao te podes esquecer dos dejectos e etc.. dos peixes. e numa litragem dessas....

 

 

dizes que so vais por 1 peixe ou 2?

talvez penses assim agora ...

 

e queres chegar a um ponto em que tenhas o minimo de trabalho..(aqui e que estragaste a coisa toda biggrin lol)

eu a meu ver isso sera um erro.pois o humano embarca muito nas rotinas.e o mais certo e chegaras a um ponto que nem paciencia vais ter para dar de comer aos peixes.

 

eu nao sou a favor de tal coisa yikes ,mas tambem nao te vou dizer para nao fazeres e nem virei ca para te criticar.(mais )

ate pelo contrario..se te puder ajudar.farei com muito gosto

 

 

abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa de 1 ou 2 peixes tem piada.

 

Vais-te apaixonar e vais gastar cada cêntimo no aqua. Vais deixar de ir ao cinema, para poupar os 4 euros porque queres uma plantita...

 

Vais ver vais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água salgada em 128 litros, não dá muita margem para muitos peixes...

 

Eu pelo menos vejo que, água salgada é o mais dispendioso e trabalhoso, com 2 peixes acredito que seja o adequado para a quantidade de água :tongue:

 

Eu amanhã talvez passe lá pela loja e aí discuto as várias hipóteses, neste momento estou mais virado para água doce, mas acho muita mais piada todo o ambiente relativo à água salgada, principalmente na flora, os corais são do mais belo que há ^^

 

Obrigado pelos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa de 1 ou 2 peixes tem piada.

 

Vais-te apaixonar e vais gastar cada cêntimo no aqua. Vais deixar de ir ao cinema, para poupar os 4 euros porque queres uma plantita...

 

Vais ver vais...

 

Olha que esta tua participação foi boa! Ora eu ia deixar de ir ao cinema por causa dos peixes? LOL nunca na vida, cinema com a minha mulher, é melhor que todos os aquários juntos do mundo. Vamos la diferenciar as coisas, uma pessoa tem de ter vida para alem dos aquários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Primeiro, para ires a Ruimar se moras em Alfragide apanha um a camioneta 185 para a Damaia e desce ao pe da estação. Ai perguntas como ir para a Rua de Goa. Ao chegares lá, pergunta onde é a Ruimar, toda a gente sabe.

Quanto a montar um salgado num aqua de 80cm, é possivel, mas penso que irás gastar bem mais de 200€ e muitas horas por dia até o estabilizares ao ponto de não teres de ter tantos cuidados.

Quanto a agua doce, eu neste momento tenho um aqua de 180L, não digo com que peixes senão sou crucificado, mas o que é certo é que faço TPA de 50% de 2 em 2 semanas e os valores não mexem, estão sempre estaveis.

 

Por isso é possivel, apenas tens de lhe dedicar um pouco ao inicio, depois de arrancar é tipo um avião em piloto automatico. Daqui por 6 meses estás a trocar de aqua por um maior. Entretanto fala com o Miguel Marques, ele mora ao pé de ti, pode dar-te umas dicas.

 

 

CV

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A todos,

 

A respeito da menor frequência das TPA's no aquário, qual é a vossa opinião acerca dos produtos que anunciam que se pode retardar a TPA's até 6 meses?

 

O produto é o easybalance da Tetra, pois vinha uma oferta no kit do aquário que comprei

 

cumps

"Se julgas sempre tudo controlado não estás a ir suficientemente depressa.."

 

Aquário de 60l teóricos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.