Recommended Posts

Publicado (editado)

boas amigos,

venho por aqui umas duvidas que me têm surgido;

1º- teste de ferro:

cada vez que faço o teste de ferro(jbl), a cor que fica no tubo é exactamente a cor do conta gotas

( do proprio teste),

nunca a cor que vem na escala de cores do proprio teste. ( roxo)

entao fiz uma experiencia e coloquei uma gota de ferro directamente no tubo do teste,

e entao aí sim ficou bastante escuro mas da cor que vem na tal escala.

será falta de ferro? (se fosse, a agua ficaria branca, acho eu)

será do teste? (comprei uma recarga para tirar duvidas, mas continua na mesma)

porque será então? bigsmile

abraço

Editado por antonio simoes
Publicado:
boas amigos,

venho por aqui umas duvidas que me têm surgido;

1º- teste de ferro:

cada vez que faço o teste de ferro(jbl), a cor que fica no tubo é exactamente a cor do conta gotas

( do proprio teste),

nunca a cor que vem na escala de cores do proprio teste. ( roxo)

entao fiz uma experiencia e coloquei uma gota de ferro directamente no tubo do teste,

e entao aí sim ficou bastante escuro mas da cor que vem na tal escala.

será falta de ferro? (se fosse, a agua ficaria branca, acho eu)

será do teste? (comprei uma recarga para tirar duvidas, mas continua na mesma)

porque será então? bigsmile

abraço

Qual é o o fertilizante de ferro que usas??

Cumps

Publicado:
é o da elos(extra 1).

Isso não é problema nem do teste nem do fertilizante... isso tem a ver com a forma como o fertilizante é feito.. o qual o teste não consegue identificar!

O conselho que te dou é seguires as dosagens do fertilizante consoante se tens o aquario densamente plantado ou com apenas algumas plantas!

Essa questão já foi falada no forum, mas não encontro o topico para te dar..

abraço

Cumps

Publicado:
Isso não é problema nem do teste nem do fertilizante... isso tem a ver com a forma como o fertilizante é feito.. o qual o teste não consegue identificar!

O conselho que te dou é seguires as dosagens do fertilizante consoante se tens o aquario densamente plantado ou com apenas algumas plantas!

Essa questão já foi falada no forum, mas não encontro o topico para te dar..

abraço

obrigado Godlike,

eu lembro-me desse topico, mas pensei ser diferente, do teste ou qualquer outra coisa.

porque aquilo nao me dá falta, apenas a cor nao corresponde.

eu tenho-me guiado pelas dosagens recomendadas e tenho-me dado bem.

mais uma vez obrigado

abraço

Publicado:
obrigado Godlike,

eu lembro-me desse topico, mas pensei ser diferente, do teste ou qualquer outra coisa.

porque aquilo nao me dá falta, apenas a cor nao corresponde.

eu tenho-me guiado pelas dosagens recomendadas e tenho-me dado bem.

mais uma vez obrigado

abraço

A maneira mais facil de reparares se tens falta de ferro na coluna de água é teres atenção à coloração vermelha das plantas vermelhas!!

Não te esqueças que as plantas consomem muito mais ferro pelas raizes, logo o substrato deve ao menos levar as pastilhas de fundo de x em x tempo!

abraço

Cumps

Publicado:

o ferro é apenas um dos "ingredientes" para as plantas veremlhas ficarem vermelhas, e muito pouco importante diga-se de passagem. É muito mais importante olhar para o verde das verdes, especialmente das novas folhas. normalmente a falta de ferro apresenta-se por clorose nas plantas.

discordo tambem que o ferro seja mais absorvido pelas raizes e que por esse facto tenha de se ter ferro no substrato. ajuda ter ferro no substrato (disponivel) para minimizar carências, sim. é imprescindivel, não. é a melhor maneira de suprir carências, raramente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
discordo tambem que o ferro seja mais absorvido pelas raizes e que por esse facto tenha de se ter ferro no substrato. ajuda ter ferro no substrato (disponivel) para minimizar carências, sim. é imprescindivel, não. é a melhor maneira de suprir carências, raramente.

Já agora acrescento que segundo o livro Ecology of the Planted Aquarium de Diana L. Walstad o ferro e absorvido preferencialmente por via foliar (ou seja pelas folhas) e que aúnica razão para se fertilizar no solo tem a haver com a propagação de algas caso haja excessos na fertilização na coluna de água.

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado: (editado)

obrigado a todos pelos esclarecimentos,

realmente estive(e ainda estou) com um problema de algas,

o que me levou a fazer o teste com mais frequencia, daí as minhas duvidas....

ja agora, tenho estado a fazer um tratamento com seachem excel,

e as algas ficam vermelhas, é normal ? (tenho notado melhorias)

desde que comecei a usar o seachem excel o meu kh tem estado elevado (6), é normal ?

tenho o ph a 6.6/6.8....

em relaçao aos restantes valores encontram-se normais:

gh- 6

no3- 10 +-

po4- 1

obrigado

abraços

Editado por antonio simoes
Publicado:
ja agora, tenho estado a fazer um tratamento com seachem excel,

e as algas ficam vermelhas, é normal ? (tenho notado melhorias)

sim

desde que comecei a usar o seachem excel o meu kh tem estado elevado (6), é normal ?

sim

em relaçao aos restantes valores encontram-se normais:

gh- 6

no3- 10 +-

po4- 1

se as algas continuam, algo de mal se está a passar, é obvio que nao vão desaparecer de um dia para o outro, mas...

tenta perceber que algas são e ajusta os nutrientes (devagar) de acordo com as algas presentes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me