antonio simoes Publicado Novembro 16, 2008 Publicado Novembro 16, 2008 (editado) boas amigos, venho por aqui umas duvidas que me têm surgido; 1º- teste de ferro: cada vez que faço o teste de ferro(jbl), a cor que fica no tubo é exactamente a cor do conta gotas ( do proprio teste), nunca a cor que vem na escala de cores do proprio teste. ( roxo) entao fiz uma experiencia e coloquei uma gota de ferro directamente no tubo do teste, e entao aí sim ficou bastante escuro mas da cor que vem na tal escala. será falta de ferro? (se fosse, a agua ficaria branca, acho eu) será do teste? (comprei uma recarga para tirar duvidas, mas continua na mesma) porque será então? abraço Editado Novembro 16, 2008 por antonio simoes
Godlike Publicado: Novembro 16, 2008 Publicado: Novembro 16, 2008 boas amigos,venho por aqui umas duvidas que me têm surgido; 1º- teste de ferro: cada vez que faço o teste de ferro(jbl), a cor que fica no tubo é exactamente a cor do conta gotas ( do proprio teste), nunca a cor que vem na escala de cores do proprio teste. ( roxo) entao fiz uma experiencia e coloquei uma gota de ferro directamente no tubo do teste, e entao aí sim ficou bastante escuro mas da cor que vem na tal escala. será falta de ferro? (se fosse, a agua ficaria branca, acho eu) será do teste? (comprei uma recarga para tirar duvidas, mas continua na mesma) porque será então? abraço Qual é o o fertilizante de ferro que usas?? Cumps
antonio simoes Publicado: Novembro 16, 2008 Autor Publicado: Novembro 16, 2008 Qual é o o fertilizante de ferro que usas?? é o da elos(extra 1).
Godlike Publicado: Novembro 16, 2008 Publicado: Novembro 16, 2008 é o da elos(extra 1). Isso não é problema nem do teste nem do fertilizante... isso tem a ver com a forma como o fertilizante é feito.. o qual o teste não consegue identificar! O conselho que te dou é seguires as dosagens do fertilizante consoante se tens o aquario densamente plantado ou com apenas algumas plantas! Essa questão já foi falada no forum, mas não encontro o topico para te dar.. abraço Cumps
antonio simoes Publicado: Novembro 16, 2008 Autor Publicado: Novembro 16, 2008 Isso não é problema nem do teste nem do fertilizante... isso tem a ver com a forma como o fertilizante é feito.. o qual o teste não consegue identificar! O conselho que te dou é seguires as dosagens do fertilizante consoante se tens o aquario densamente plantado ou com apenas algumas plantas! Essa questão já foi falada no forum, mas não encontro o topico para te dar.. abraço obrigado Godlike, eu lembro-me desse topico, mas pensei ser diferente, do teste ou qualquer outra coisa. porque aquilo nao me dá falta, apenas a cor nao corresponde. eu tenho-me guiado pelas dosagens recomendadas e tenho-me dado bem. mais uma vez obrigado abraço
Godlike Publicado: Novembro 16, 2008 Publicado: Novembro 16, 2008 obrigado Godlike, eu lembro-me desse topico, mas pensei ser diferente, do teste ou qualquer outra coisa. porque aquilo nao me dá falta, apenas a cor nao corresponde. eu tenho-me guiado pelas dosagens recomendadas e tenho-me dado bem. mais uma vez obrigado abraço A maneira mais facil de reparares se tens falta de ferro na coluna de água é teres atenção à coloração vermelha das plantas vermelhas!! Não te esqueças que as plantas consomem muito mais ferro pelas raizes, logo o substrato deve ao menos levar as pastilhas de fundo de x em x tempo! abraço Cumps
Just_me Publicado: Novembro 17, 2008 Publicado: Novembro 17, 2008 o ferro é apenas um dos "ingredientes" para as plantas veremlhas ficarem vermelhas, e muito pouco importante diga-se de passagem. É muito mais importante olhar para o verde das verdes, especialmente das novas folhas. normalmente a falta de ferro apresenta-se por clorose nas plantas. discordo tambem que o ferro seja mais absorvido pelas raizes e que por esse facto tenha de se ter ferro no substrato. ajuda ter ferro no substrato (disponivel) para minimizar carências, sim. é imprescindivel, não. é a melhor maneira de suprir carências, raramente. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Murkas Publicado: Novembro 17, 2008 Publicado: Novembro 17, 2008 discordo tambem que o ferro seja mais absorvido pelas raizes e que por esse facto tenha de se ter ferro no substrato. ajuda ter ferro no substrato (disponivel) para minimizar carências, sim. é imprescindivel, não. é a melhor maneira de suprir carências, raramente. Já agora acrescento que segundo o livro Ecology of the Planted Aquarium de Diana L. Walstad o ferro e absorvido preferencialmente por via foliar (ou seja pelas folhas) e que aúnica razão para se fertilizar no solo tem a haver com a propagação de algas caso haja excessos na fertilização na coluna de água. Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
antonio simoes Publicado: Novembro 17, 2008 Autor Publicado: Novembro 17, 2008 (editado) obrigado a todos pelos esclarecimentos, realmente estive(e ainda estou) com um problema de algas, o que me levou a fazer o teste com mais frequencia, daí as minhas duvidas.... ja agora, tenho estado a fazer um tratamento com seachem excel, e as algas ficam vermelhas, é normal ? (tenho notado melhorias) desde que comecei a usar o seachem excel o meu kh tem estado elevado (6), é normal ? tenho o ph a 6.6/6.8.... em relaçao aos restantes valores encontram-se normais: gh- 6 no3- 10 +- po4- 1 obrigado abraços Editado Novembro 17, 2008 por antonio simoes
Just_me Publicado: Novembro 25, 2008 Publicado: Novembro 25, 2008 ja agora, tenho estado a fazer um tratamento com seachem excel,e as algas ficam vermelhas, é normal ? (tenho notado melhorias) sim desde que comecei a usar o seachem excel o meu kh tem estado elevado (6), é normal ? sim em relaçao aos restantes valores encontram-se normais:gh- 6 no3- 10 +- po4- 1 se as algas continuam, algo de mal se está a passar, é obvio que nao vão desaparecer de um dia para o outro, mas... tenta perceber que algas são e ajusta os nutrientes (devagar) de acordo com as algas presentes. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts