Mais Um Iniciante Pronto Para Descobrir este mundo..


Flouro

Recommended Posts

Ora bem..Desde já Cumpts para todos!

 

Como deu para ver sou um iniciante neste mundo(que até uma 1semana atrás mal sabia que existia assim com esta dimensão)

Deram-me este endereço e desde então tenho andado a consumir post´s e post´s dia após dia, para tentar recolher o máximo de informação possível para poder começar sem grandes erros, e sem ter grandes desilusões logo ao inicio.

 

Após ler muito..começaram a surgir umas pequenas duvidas.. Para começar já percebi que paciência é algo fundamental para o inicio.

 

 

Então comecei!!Agua Doce

 

Procurar Aquário...Preços altos, aquários pequenos, preços pequenos, aquários altos :? .. Enfim.. Lá encontrei um que me interessou, tamanho 100*40*40 e preço,filtro exterior, e comprei a um membro deste fórum, ainda não está na minha posse, mas espero que esta semana já o tenha :?

 

Para já as minhas dúvidas principais tem a haver com as plantas.

(Ciclo de Azoto já ta compreendido).

 

1º duvida...

 

A minha ideia era por algumas plantas, não encher tudo com elas, mas ter algumas,(Turfa e areia, algumas pedras não calcarias.. isso já sei que é preciso). Li que muitos utilizadores metem botijas de CO2 ou CO2 caseiro em seus aquários para as Plantas.

Eu terei que fazer o mesmo? Querendo só introduzir uma meia dúzia de plantas? A iluminação para já é 2 lâmpadas de 30w.

 

 

2º Posso encher o Aquário, e ir gradualmente inserindo plantas?á medida que as vou tendo?estando já o ciclo em iniciação?

 

3º Quando compro uma Planta, existe algum produto para a desinfectar, para me certificar que não contem doenças da loja?

 

Para já são estas as minhas duvidas para os meus 1ºs dias, sei que são algo banais, e até que talvez a falar com algum de vocês que já anda neste mundo á algum tempo resolve-se quase todas as minhas questões, se houver alguém que tenha um pouco de tempo para me dar algumas informações sem ser por post, pode-me adicionar ao MSN,ou diga que eu adiciono.

 

Muito Obrigado Pela Atenção

 

Flouro :D

Editado por Flouro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então muito bem-Vindo a este vício.

 

Ora bem..Desde já Cumpts para todos!

 

Como deu para ver sou um iniciante neste mundo(que até uma 1semana atrás mal sabia que existia assim com esta dimensão)

Deram-me este endereço e desde então tenho andado a consumir post´s e post´s dia após dia, para tentar recolher o máximo de informação possível para poder começar sem grandes erros, e sem ter grandes desilusões logo ao inicio.

 

Após ler muito..começaram a surgir umas pequenas duvidas.. Para começar já percebi que paciência é algo fundamental para o inicio.

 

 

Então comecei!!Agua Doce

 

Procurar Aquário...Preços altos, aquários pequenos, preços pequenos, aquários altos :? .. Enfim.. Lá encontrei um que me interessou, tamanho 100*40*40 e preço,filtro exterior, e comprei a um membro deste fórum, ainda não está na minha posse, mas espero que esta semana já o tenha :)

 

Para já as minhas dúvidas principais tem a haver com as plantas.

(Ciclo de Azoto já ta compreendido).

Isso é óptimo pois é o 1º passo a ser dado para um aquário saudável. Saberás então que existem bactérias que se alimentam dos dejectos orgânicos na água transformando-os em amónia (1ª substância tóxica a surgir) em nitritos (também tóxicos) que são convertidos em nitratos (relativamente inofensivos) que serão retirados nas Trocas Parciais de Água visto que as bactérias que se alimentam desta substância são anaeróbias e o aquário está carregado de oxigénio.

Sabes tembém que se podem acrescentar batérias que se compram em lojas de animais para acelerar o processo e alimentá-las com comida para peixe que, ao decompor-se, inicia o ciclo acima descrito.

O ciclo só estará terminado quando os testes de amónia e nitritos marcarem zero e depois de a fauna definitiva estiver instalada. Claro que podes e deves ir introduzindo peixes enquanto os valores de amónia (NH3/NH4) e nitritos (NO2) estiverem baixos à custa de TPAs. Há quem faça o ciclo apenas com um ou dois peixes resistentes, mas não aconselho, a bem desss peixes.

 

1º duvida...

 

A minha ideia era por algumas plantas, não encher tudo com elas, mas ter algumas,(Turfa e areia, algumas pedras não calcarias.. isso já sei que é preciso). Li que muitos utilizadores metem botijas de CO2 ou CO2 caseiro em seus aquários para as Plantas.

Eu terei que fazer o mesmo? Querendo só introduzir uma meia dúzia de plantas? A iluminação para já é 2 lâmpadas de 30w.

 

 

2º Posso encher o Aquário, e ir gradualmente inserindo plantas?á medida que as vou tendo?estando já o ciclo em iniciação?

Depende das plantas. Musgo e feto de java, anúbias não precisam de grandes cuidados e o que tens chega. Plantas mais exigentes obrigarão à injecção de CO2 e, adubos fertéis e líquidos e uma luz bem mais forte.

Quantao às plantas podes e deves pô-las durante o ciclo visto a amónia ser um importante nutriente das plantas.

 

 

3º Quando compro uma Planta, existe algum produto para a desinfectar, para me certificar que não contem doenças da loja?

Não conheço.

 

Para já são estas as minhas duvidas para os meus 1ºs dias, sei que são algo banais, e até que talvez a falar com algum de vocês que já anda neste mundo á algum tempo resolve-se quase todas as minhas questões, se houver alguém que tenha um pouco de tempo para me dar algumas informações sem ser por post, pode-me adicionar ao MSN,ou diga que eu adiciono.

 

Muito Obrigado Pela Atenção

 

Flouro :?

Voltas a agradecer e corres o risco de ser banido... é que aqui o pessoal GOSTA mesmo de se entreajudar :D

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Antes de mais muito bem vindo a este forum e ao vicio... :)

Acredita que é um grande vicio. não te dou muito tempo para comprares outro aquário... :-D

Eu comecei com o vicio à pouco mais de 6 meses e já estou à espera do 3ºaquário.

 

Antes de mais deixa-me dizer-te aquilo que muitos te vão dizer por aqui.

A pressa é inimiga da aquáriofilia.

 

Eu sei que é dificil olhar para um aquário sem peixes durante 2 meses ou esperar dias e dias com um projecto na cabeça e não começar porque ainda falta alguma coisa.

Mas quando as coisas são feitas com cabeça tronco e membros, normalmente correm melhor.

 

Escolheste bem o teu primeiro aquário. 160L de água já permitem muita coisa e quanto maior é o aquário, mais facil é a estabilização da água e mais facil é a resolução dos erros que todos cometemos. Sim, porque acredita que vais cometer alguns erros e acho que quem não passa por eles, não está preparado para a aquariofilia.

 

Em relação às tuas duvidas, vamos por partes:

 

1º - Lê muito sobre o ciclo do azoto, se achas que já o compreendeste, lê outra vez. ;) De preferência arranja os testes dos Nitratos, Nitritos e Amónia para que o possas acompanhar e saberes quando é seguro introduzires fauna.

Não tenhas pressa a introduzir a fauna e se optares por o fazer cedo, mete uns caracois ou assim que sempre ajudam na limpeza e são mais resistentes.

Deixa concluir o ciclo e mede os valores de PH, KH e GH e adapta a fauna aos valores que tens.

Estuda bem as compatibilidades da fauna que pretendes meter, tanto a nivel da agressividade como a nivel dos valores da água.

Como o teu aquário é grandito, podes cair na tentação de meter peixes de muitas espécies diferentes. Apesar de serem obviamente gostos pessoais, não te aconselho a faze-lo. Se montasse neste momento um aquário desse tamanho,digo-te que no máximo metia 3/4 especies de peixe.

 

2º - Podes encher o aquário só com água e areão e ires plantando depois, mas é preferivel se fizeres logo tudo.

Mais uma vez te aconselho a teres calma, arranja um areão a teu gosto, pedras, troncos e plantas e monta tudo de uma vez, nem que para isso tenhas de esperar mais uns dias.

Como tens pouca luz, tens de optar por plantas menos exigentes tipo Anubias, Fetos de Java, Musgos, etc... O que não quer dizer que não consigas um belo aquário. Por vezes a beleza está na simplicidade, já vi aquários brutais sem plantas só com pedras e troncos.

 

3º - Não conheço nenhum produto especifico para desinfectar plantas, existe pessoal que usa Seachem Fluorish Excel, eu normalmente meto as plantas num tupperware com água da rede durante 1/2 dias, esfrego bem as folhas e as raizes com os dedos debaixo de água corrente, corto as folhas em pior estado e planto. Em relação ao CO2, passas bem sem ele se optares por plantas menos exigentes.

 

Espero ter ajudado.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela rápida resposta, até agora pelo que li está tudo +/- a bater certo com o que pensava.

 

"Como tens pouca luz", ora também tinha as minhas duvidas quanta á iluminação, mas como ainda nao tenho o aqua, nao sei bem como sao as lampadas, penso que como sao de origem sejam meramente brancas, e senao estou em erro,já vi aquarios onde a luz parece que é um pouco azul?!? estarei em erro?

Também já li algures aqui, que há uma conta que se faz para saber se a luz é adequada ao aqua, mas com o comentário do Mário já vi que não deve ser, ora entao preciso de comprar lâmpadas + potentes... +/- qual será potencia que preciso? ...é que essa parte nao consigo decifrar.

 

 

 

P.s- Estou em "pulgas" para receber o aqua, e lentamente começar.. :-D apesar de andar atarefado com a Uni e o Trabalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flouro, as contas são 0.5 a 1Watt por Litro. 0.5 para plantas menos exigentes, 1, para as exigentes. Apartir desse patamar, é algas.

 

As luzes azuis tem haver com a cor da luz, K. Podes ter lâmpadas de 5000K, 6500k, 10000k e 15000K. Mas isso é para salgados.

 

Tens vários FAQ aqui no fórum, basta fazeres search "6500K" e assim, para leres sobre o assunto.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.