Recommended Posts

Publicado

boas ppl!

eu tenho um aquario plantado de 1.20 com discus e a minha duvida é a seguinte, antes tinha as luzes das 11h ás 21h e agora para uma questão de poupar luz pk não tenho só este aquario, tenho as luzes ligadas das 20h até ás 7h... há problema de ter trocado as horas? com os peixes? com as plantas por causa da fotosintese ou kk coisa (tenho co2 que liga quando as luzes ligam)?

obrigado a todos!

cumps.

Publicado:

de um dia para o outro :S eu tou com medo que as plantas reajam mal :S

Publicado:

nao so as plantas mas os peixes tambem, isso tinha de ser duma forma progressiva tipo:

Inicio tinhas das 11h as 21h..depois punhas no outro dia das 12 as 22 dps das 13 as 23 e ias smp acertando assim...

penso que isso pode stressar os peixes

cumps...

Publicado:

De facto isso induz stress tanto nas plantas como nos peixes, mas agora ja esta, por isso o melhor é n mudares nada. Só não percebi é como é q essa mudança se traduz em poupança de energia....? E a outra questão: se tens as luzes ligadas durante a noite, durante o dia vais ter luz natural no aquario, certo? Ou seja, não há um periodo de "noite". Penso q isso tb nao deva ser bom p os peixes nem p as plantas.

Publicado:
De facto isso induz stress tanto nas plantas como nos peixes, mas agora ja esta, por isso o melhor é n mudares nada. Só não percebi é como é q essa mudança se traduz em poupança de energia....? E a outra questão: se tens as luzes ligadas durante a noite, durante o dia vais ter luz natural no aquario, certo? Ou seja, não há um periodo de "noite". Penso q isso tb nao deva ser bom p os peixes nem p as plantas.

Pode ser poupança de energia (€€€) caso o tarifário da electricidade seja Bi-Horário ( penso que seja assim que se chama), existe uma tarifa para uma certas horas ( dia) e tem outra tarifa para as restantes (noite).

Acho que é isto, mas melhor é ele confirmar..

Publicado: (editado)

Boas!

como só começei isso ontem ainda vou a tempo de mudar progressivamente o sistema de luzes, aliás já tá como que progressivamente :).. em resposta á poupança de energia, eu tenho um sistema da edp que pratica varios preços, por exemplo das 7h ás 22.30h é mais caro e das 22.30h ás 7h é mais barato, em relação ao periodo de noite tenho sempre um periodo de noite pk ninguém tá em casa antes das 17h ou seja, janelas fechadas. :-D

cumps a todos!

edit: tava a acabar de escrever e o João Lopes já tinha postado, mas é mm isso! ;)

Editado por Pelagus
Publicado:
Boas!

como só começei isso ontem ainda vou a tempo de mudar progressivamente o sistema de luzes, aliás já tá como que progressivamente :).. em resposta á poupança de energia, eu tenho um sistema da edp que pratica varios preços, por exemplo das 7h ás 22.30h é mais caro e das 22.30h ás 7h é mais barato, em relação ao periodo de noite tenho sempre um periodo de noite pk ninguém tá em casa antes das 17h ou seja, janelas fechadas. :)

cumps a todos!

edit: tava a acabar de escrever e o João Lopes já tinha postado, mas é mm isso! ;)

tarifa bi-horaria... estou esclarecido! ;)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!