Recommended Posts

Publicado

Bom dia, montei o meu aquário na 5ª feira, mas hj deparo-me com as plantas a morrer. O musgo de java está a ficar acastanhado e outra planta ficou castanha e perdeu as folhas. Ontem plantei mais 3 plantas e não queria que fosse pelo mesmo caminho que as outras. O que poderá ser?

Tinha a temperatura do termostáto em 28ºC e já baixei para 26ºC. A Lampada é uma Sun Glo de 15w e o aquário é de +/- 50L.

Deixo algumas fotos para que me possam ajudar:

dscf1082rb5.th.jpgthpix.gif

dscf1073oj8.th.jpgthpix.gif

dscf1080gg0.th.jpgthpix.gif

dscf1079de5.th.jpgthpix.gif

Será por ter as plantas juntas ao termostáto? E o musgo estar muito concentrado?

Publicado:
falta ai:

mais iuminação

substraco fertil

e CO2

O substracto k tou a usar é tetraplant complete substracte.

Tou mesmo a ficar preocupado com isto. Não deviam de morrer assim tão depressa help

Publicado:

Oi, sim a temperatura era um pouco elevada 28 é um pouco alta 25/26 é melhor ,quanto a estas plantas tirando o musgo são dificeis de manter devido a iluminação e falta de co2.Tambem podiam vir já um pouco debilitadas e com poucas reservas ,tenta conhecer as plantas antes de as comprar.

www.tropica.com

Publicado: (editado)
Oi, sim a temperatura era um pouco elevada 28 é um pouco alta 25/26 é melhor ,quanto a estas plantas tirando o musgo são dificeis de manter devido a iluminação e falta de co2.Tambem podiam vir já um pouco debilitadas e com poucas reservas ,tenta conhecer as plantas antes de as comprar.

www.tropica.com

Mas na loja disseram-me que as plantas aguentavam-se bem.

Poderei fazer algo para que estas se aguentem?

Já agora o musgo está bem plantado ou não?

Editado por turbo_phid
Publicado:

Já baixei a temperatura para 24ºC e deixo a iluminação ligada perto de 18h por dia. Que lampada aconselham para trocar por esta? Uso a fertilização Naturfin para plantas. Devo fertilizar com algo mais e com que frequencia?

Publicado:
Já baixei a temperatura para 24ºC e deixo a iluminação ligada perto de 18h por dia. Que lampada aconselham para trocar por esta? Uso a fertilização Naturfin para plantas. Devo fertilizar com algo mais e com que frequencia?

18 horas por dia? Isso é um absurdo.... reduz para 10 ou 8 h

Publicado:
18 horas por dia? Isso é um absurdo.... reduz para 10 ou 8 h

Ok, vou fazer isso, e que lampada aconselhas para substituir esta de 15w k tenho? a calha suporta lampadas com mais watts certo?

E que fertilizante devo usar para elas morrerem?

Baixei a temperatura para 24ºC será suficiente?

Publicado:
Ok, vou fazer isso, e que lampada aconselhas para substituir esta de 15w k tenho? a calha suporta lampadas com mais watts certo?

E que fertilizante devo usar para elas morrerem?

Baixei a temperatura para 24ºC será suficiente?

O balastro que tens não deve dar para mais w, para isso terás que o trocar.

Deves ter-te enganado, pois deve ser "... para elas não morrerem?". Existem diversos fertilizantes mas para musgos não é preciso nada de especial.

A temperatura 24º é boa para a maior parte das plantas, cuidado é com os peixes.

Publicado:
O balastro que tens não deve dar para mais w, para isso terás que o trocar.

Deves ter-te enganado, pois deve ser "... para elas não morrerem?". Existem diversos fertilizantes mas para musgos não é preciso nada de especial.

A temperatura 24º é boa para a maior parte das plantas, cuidado é com os peixes.

Não dará para uma de 30w pelo menos? É que assim tenho que comprar uma calha nova, pois a lampada vem acupulada a tampa do aquário.

Sim era para elas não morrerem. Por enquanto ainda estou a ciclar o aquário e ainda não tenho peixes. Depois subo para 26ºC. Mas agora queria mesmo era manter as plantas e que estas não morresem.

Publicado:
Não dará para uma de 30w pelo menos? É que assim tenho que comprar uma calha nova, pois a lampada vem acupulada a tampa do aquário.

Sim era para elas não morrerem. Por enquanto ainda estou a ciclar o aquário e ainda não tenho peixes. Depois subo para 26ºC. Mas agora queria mesmo era manter as plantas e que estas não morresem.

Podes sempre fazer um upgrade nessa tampa tiras a que tens substituis o balastro e os casquilhos e poes uma Pll 36W.

Mais detalhes manda MP.

cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Dá para colocares 30w no lugar dessa mas tens que trocar balastro e casquilhos (penso que seria uma pll).

Estás a ciclar o aquário sem peixes, como fazes?

Publicado:
Dá para colocares 30w no lugar dessa mas tens que trocar balastro e casquilhos (penso que seria uma pll).

Fiz o que li por aqui no forum. Coloquei as bacterias que vinham no frasco com o aquário, coloquei comida para peixes e está com o filtro ligado.

Fiz agora o teste do ph e anda a volta de 7.5.

Publicado:

Correcção 36W e nao 30W, as PLL tens em 18W, 24W, 36W, 55W e 80W.

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado:

Cumps

Sergio

Mas para usar essas terei que alterar a calha ou apenas comprar a lampada e substituir por a que tenho?

cumprimentos

Publicado:

Boas

Ajudava se pudesses postar uma foto da calha, as medidas também facilitavam a escolha da lâmpada, mas uma imagem já era bom.

Se não puderes postar fotos diz qual é a marca e o modelo do Aqua que também dá para descobrir.

Abraço

Publicado:
Mas para usar essas terei que alterar a calha ou apenas comprar a lampada e substituir por a que tenho?

cumprimentos

Boas

Coma ja disse anteriormente sim tem que mudar lampada balastro e casquilho, nao e dificil....ja fiz algumas.

Mais detalhes manda MP.

Cumps

SErgio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado:

Cumps

Sergio

Sim certo, era só para mencionar que tinha que alterar tudo lá dentro, e isso penso que ele já percebeu.

Publicado:

Viva, aqui ficam duas fotos da calha:

dscf1090ak6.th.jpgthpix.gif

dscf1094eh6.th.jpgthpix.gif

Uma das plantas apodreceu por completo retireia agora e desfes-se toda. As outras duas que tenho, tal como a areia e as pedras estão cheias de uma espécie de pó preto, tipo bolor :tongue:

Publicado:
Viva, aqui ficam duas fotos da calha:

dscf1090ak6.th.jpgthpix.gif

dscf1094eh6.th.jpgthpix.gif

Uma das plantas apodreceu por completo retireia agora e desfes-se toda. As outras duas que tenho, tal como a areia e as pedras estão cheias de uma espécie de pó preto, tipo bolor :tongue:

Tenho um aqua extamente igual....se quiseres é facil para uma Pll36W....ja nao volto a dizer manda MP.....

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado:
Tenho um aqua extamente igual....se quiseres é facil para uma Pll36W....ja nao volto a dizer manda MP.....

em vez de detalhes por MP não podes explicar aqui no topico?

Seria muito importante esclarecer duvidas!!!

Publicado:
em vez de detalhes por MP não podes explicar aqui no topico?

Seria muito importante esclarecer duvidas!!!

Para mim fica mais facil, acho que estaria depois a tornar um topico demasiado longo, com perguntas pequenas mas esenciais para se explicar correctamente.

Tipo

Tens uma tampa em cima consegues tirar e ver o balastro?

Resp.

nao consegui tirar.

resp.

ela sai tenta com uma faca.

resp.

ja consegui e agora.

resp.

.

.

.

.

.

.

apenas pretendo evitar este tipo de posts.

cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Publicado:

Algumas plantas se poderão ressentir ao serem mudadas de um aquário para outro.Por ex. se alguém me comprasse uma Rotala Green,que eu mantenho com muita luz,CO2,PH 5.5 etc,se a colocassem noutro aqua,com menos luz,com um PH 7.5,ela se ressentiria,porém poderia não morrer.

Podia acontecer era que os pés que colocassemos definhassem e por baixo surgisse uma planta nova,adaptada às novas condições. Isto demora tempo.

De qualquer das maneiras acho que tens pouca luz. E colocar mais horas de iluminação não remedeia a falta de luz.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Para mim fica mais facil, acho que estaria depois a tornar um topico demasiado longo, com perguntas pequenas mas esenciais para se explicar correctamente.

Tipo

Tens uma tampa em cima consegues tirar e ver o balastro?

Resp.

nao consegui tirar.

resp.

ela sai tenta com uma faca.

resp.

ja consegui e agora.

resp.

.

.

.

.

.

.

apenas pretendo evitar este tipo de posts.

Assim, vais fazer o mesmo por mp, para apenas uma pessoa... se o fizeres no forum, vai ser para muitos mais lerem, e quem sabe ajudarem com a sua experiencia, se for por mp, quando aparecer alguem com o mesmo problema ou semelhante...vais ter de repetir tudo do inicio.

Mas aproveitando que disseste que fizeste muitas, podias colocar as dicas principais...assim evitavas o trabalho e tantas perguntas e respostas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me