Preciso da vossa sábia ajuda


pjorgerocha

Recommended Posts

ontem voltei a montar o meu aqua ao fim de uns anos inactivo e estou cheio de duvidas e pedia a vossa ajuda para elas....

1ª - Qual a frequencia de tpas deverei fazer?

2ª - Tenho que fertelizar já as plantas ou isso é mais tarde, e que tipo de fertelizantes devo usar?

3ª - O ciclo do azoto deve ser todo feito sem adicionar peixes ou não?

4ª - Que equipa de limpeza (peixes) devo por 1º?

 

Setup:

aquario 80x35x40 (já com tudo posto +- 80litros)

iluminação tenho que ver

filtro externo hagem 400l/H

aquecedor de fundo 100w (serpentina)

co2 nutrifin

substracto fertil não me lembro do nome

areão fino

rocha vulcanica e um tronco

 

flora:

2 fetos de java

4 fetos (não sei o nome)

musgo de java

egeria densa

mais umas que não me lembro os nomes mais tarde ponho aqui as primeiras fotos do aquario

 

agradeço desde já a vossa ajuda

Obrigado

Paulo Rocha

Editado por pjorgerocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

digam lá qualquer coisa que eu preciso mesmo da vossa ajuda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ontem voltei a montar o meu aqua ao fim de uns anos inactivo e estou cheio de duvidas e pedia a vossa ajuda para elas....

1ª - Qual a frequencia de tpas deverei fazer?

2ª - Tenho que fertelizar já as plantas ou isso é mais tarde, e que tipo de fertelizantes devo usar?

3ª - O ciclo do azoto deve ser todo feito sem adicionar peixes ou não?

4ª - Que equipa de limpeza (peixes) devo por 1º?

 

Setup:

aquario 80x35x40 (já com tudo posto +- 80litros)

iluminação tenho que ver

filtro externo hagem 400l/H

aquecedor de fundo 100w (serpentina)

co2 nutrifin

substracto fertil não me lembro do nome

areão fino

rocha vulcanica e um tronco

 

flora:

2 fetos de java

4 fetos (não sei o nome)

musgo de java

egeria densa

mais umas que não me lembro os nomes mais tarde ponho aqui as primeiras fotos do aquario

 

agradeço desde já a vossa ajuda

Obrigado

Paulo Rocha

 

Não é assim tão fácil de responder às tuas questões...

 

Deves fazer TPA de pelo menos 30 % por semana. (Não tem que ser uma regra, se introduzes fertilizante ou se tens algum problema como doenças ou algas deves fazer mais, e se te desleixares uma semana não há de morrer ninguém por isso) Deves principalmente estar atento.

 

Tens substrato fértil e as plantas que referes são pouco exigentes, para já nada de fertilizar.

 

O ciclo do Azoto é pores uma quantidade mínima de comida no aquário de 3 em 3 dias, já com o teu aquário todo montado e ao fim de 15 dias introduzes os peixes.

 

Os peixes a introduzir dependem do que queres pôr lá dentro.

 

Abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

digam lá qualquer coisa que eu preciso mesmo da vossa ajuda :)

Antes de mais bem vindo ao Fórum.

 

As tuas questões, são aquelas que surgiram a todos nós, no início deste "vício". As respostas, essas podes encontrar neste Link. Podia responder-te uma a uma, mas nem amanhã daqui saia. É uma coisa que se vai aprendendo aos poucos.

Aconselho a uma leitura atenta do referido link, além de outros tópicos que há por aqui no Fórum. Qualquer dúvida mais persistente, não hesites em colocar.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

1ª - A frequência das tpa's depende de muita coisa. No inicio,ou seja nos primeiros meses de vida de um aquário o ideal é fazer tpa's semanalmente(com um anti-cloro se possivel).Depois,com o passar do tempo e com a maturação do aquário,poderás fazer apenas de 15 em 15 dias.

Também depende do tamanho do aquário e da quantidade de Fauna que o aqua possui.Aquários de com menos de 60Litros,o ideal é mesmo fazer semanalmente,tal como aquas com muita Fauna.

 

2ª - Fertiliza,mas com calma,sem exageros.Lembra-te que as plantas necessitam de Potassio,Micronutrientes,entre os quaias Ferro.Nitrato e Fosfato fertiliza apenas se for necessário,mediante os resultados de testes.O nivel ideal de Nitrato - 5 a 10ppm, e de Fosfato - 0,5 a 1ppm.

 

3ª - Eu faço o ciclo sem nenhum peixe,uso Caracois de pequeno porte,que coloco no inicio da montagem.Vou alimentando-os com alguma (pouca) comida e ao fim de 3 a 4 semanas o aqua está ciclado.

 

4ª - Quando o aqua estiver ciclado,ou seja se não houver presença de Amonia e Nitritos e os testes registarem algum Nitrato podes começar a colocar peixes,gradualmente. As Corydoras fazem um bom trabalho,coloca algumas da mesma espécie.Lembra-te que não deves sobrelotar o aqua.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas vossas respostas

desculpem tar a ser um grande chato mas como vêm tou cheio de duvidas

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.