fugas de CO2 - duvida


Recommended Posts

A minha duvida sobre CO2 é a seguinte:

 

Gostaria de colocar um sistema de CO2 no meu aqua de 240L. Pensei em usar uma garrafa de 2Kg c manómetros, etc (nada de DIY), mas como o aqua esta no meu quarto, colocou-se me uma questão: se por algum motivo há uma fuga, sera q as concentrações de CO2 atingidas podem ser perigosas?

 

Falei c algumas pessoas q conheço q tem garrafas de CO2 e uma delas, disse me q uma vez lhe tinha acontecido de um dia p o outro a garrafa ficar vazia (penso q terá sido uma fuga na ligação garrafa – manómetro).

Pus-me a fazer contas:

 

Se a garrafa tiver 2Kg de CO2 libertados num quarto fechado onde alguém dorme. Será q a concentração atingida é perigosa?

 

Um quarto q tenha 15m2 terá um volume de 33m3. Ou seja assumindo q a garrafa se esvazia (eu sei q isto é muitissimo improvavel, mas e se acontecer?)numa noite irei ficar c 60.6 g de CO2 / m3. Ora como a densidade do ar a 20ºC é de 1.210 Kg / m3 os 60.6g de CO2 representam uma percentagem de CO2 de 5% o q é extremamente alto!!!!!!

 

Ok eu sei q um quarto n será uma divisao estanque (se bem q como vivo na Holanda, janelas abertas esta fora de questão), e q as garrafas n perdem o gas tão facilmente, mas, caso isso aconteça… a percentagem de CO2 sera muitissimo alta!

 

O q li na internet foi:

 

CO2 0.5% - Lung ventilation increases by 5 percent. This is the maximum safe working level recommended for an 8 hour working day in industry (Australian and US Standard).

 

CO2 1% - Symptoms may begin to occur, such as feeling hot and clammy, lack of attention to details, fatigue, anxiety, clumsiness and loss of energy, which is commonly first noticed as a weakness in the knees (jelly legs).

 

CO2 2% - Lung ventilation increases by 50 percent, headache after several hours exposure. Accumulation of carbon dioxide in the body after prolonged breathing of air containing around 2% or greater will disturb body function by causing the tissue fluids to become too acidic.

 

CO2 3% - Lung ventilation increases by 100 percent, panting after exertion, Symptoms may include:- headaches, dizziness and possible vision disturbance such as speckled stars.

 

CO2 5-10% - Violent panting and fatigue to the point of exhaustion merely from respiration & severe headache. Prolonged exposure at 5% could result in irreversible effects to health. Prolonged exposure at > 6% could result in unconsciousness and death.

 

(Qdo eles falam em “prolonged” significa “varias horas”)

 

Será q eu estou a ser demasiado alarmista???

 

Gostaria de saber a vossa opinião-

Editado por banff2025
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um quarto q tenha 15m2 terá um volume de 33m3. Ou seja assumindo q a garrafa se esvazia (eu sei q isto é muitissimo improvavel, mas e se acontecer?)numa noite irei ficar c 60.6 g de CO2 / m3. Ora como a densidade do ar a 20ºC é de 1.210 Kg / m3 os 60.6g de CO2 representam uma percentagem de CO2 de 5% o q é extremamente alto!!!!!!

 

 

Bem, na minha opnião, tu próprio já deste a resposta.. mas claro que é um acontecimente improvável, apesar de possivel...

 

E se utilizasses uma garrafa mais pequena, de 500g... ou 1kg, pelo menos o perigo já era menor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A pergunta tem a sua razão de ser, mas não pudemos ser tão "pessimistas". Atravessar uma passadeira também pode ser muito perigoso! Nunca se sabe quando nos aparece um condutor armado em piloto de Fórmula 1, mas sem travões! Não é por isso que deixo de passar para o outro lado da estrada.

O perigo dos gases, além do seu manuseamento, é inversamente proporcional aos cuidados de segurança que se têm com ele. Quanto maior o factor de segurança, menor o risco. Neste caso específico, CO2, quero dizer com normas de segurança, essencialmente o material aplicado e a instalação de todo o equipamento. Cilindros com o devido teste hidráulico, manómetros e reguladores de pressão para o respectivo gás em bom estado, mangueiras próprias para o efeito, e sobretudo, uma instalação inicial feita com segurança, e inspeccionada com alguma regularidade. Essa inspecção é feita ou no local onde se recarrega o cilindro, ( obrigatório por quem faz esse serviço ), e por nós utilizadores, nas nossas casas. Essa inspecção é fácil de fazer, rápida, e não é preciso sermos "engenheiros" para fazer isso. Basta passar um produto detector de fugas em todas as uniões, com o equipamento em carga. Esse produto tanto pode ser comprado numa loja da especialidade, normalmente em spray, ou de um modo mais fácil e económico, junto ao lava louças lá de casa! Detergente para a louça, misturado com água, em partes iguais. Mistura-se bem misturado, até fazer uma ligeira espuma. Com um pincel pequeno, passa-se em todas as uniões do nosso sistema de CO2, e verificar se se formam bolhas! Preferencialmente não se devem formar, o que significa que não há fugas. Se porventura as bolhas aparecerem, fechar a torneira de segurança e reparar, ou mandar reparar, a fuga. Voltar a fazer o teste, até que não haja formação de bolhas algumas.

Com este simples procedimento, podemos estar certos que o nosso sistema está conforme as normas de segurança, e podemos estar descansados. Acidentes podem sempre acontecer, mas a nós cabe-nos evitá-los.

Uma outra questão que já me colocaram algumas vezes, e que julgo importante, é a seguinte:

"A minha botija esteve dois meses a debitar CO2, e o manómetro da pressão interna estava sempre nos 50bars. Agora em dois dias ficou a zero! Devo ter uma fuga, mas como a botija está vazia, não posso experimentar. Estou com receio de a mandar encher, e em dois ou três dias ficar vazia de novo!".

Não há fuga alguma! Um cilindro, seja ele de 500gr ou de 10Kgs, quando carregado segundo as normas, vem com uma pressão de 50bars. A quantidade de gás é que pode variar! Quando estão quase no fim, não sei ao certo quantas gramas, a pressão diminui drasticamente. Num cilindro de 10kgs, o facto de ter 10Kgs de CO2 e 50bars de pressão não implica que quando atingir apenas 1kg tenha 5bars de pressão! Mesmo com 1kg de CO2 a pressão continua a ser de 50bars. Quando chega a poucas gramas de CO2 a pressão interna baixa de forma abrupta. Essa descida repentina não implica necessariamente uma fuga.

 

Conclusão: desde que se respeitem as normas de segurança e instalação, o uso do CO2, na aquariofilia, e consequentemente dentro das nossas habitações, não representa risco para a nossa saúde e bem estar.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conclusão: desde que se respeitem as normas de segurança e instalação, o uso do CO2, na aquariofilia, e consequentemente dentro das nossas habitações, não representa risco para a nossa saúde e bem estar.

 

 

Cumps.

 

Olá David

 

Obrigado pela resposta. Concordo plenamente, que todos nós assumimos determinados riscos no nosso dia a dia (caso contrario n saimos de casa e mesmo aí muita coisa pode acontecer). O importante é estar ciente dos riscos e minimizá-los. O exemplo q eu mencionei do tipo q teve a garrafa a esvaziar-se durante a noite era de facto uma garrafa cheia e presumo q ele deve ter cometido algum erro ao montá-la.

 

O mais importante é respeitar as normas de segurança e ter material impecável. Eu penso q muitas pessoas não estão cientes dos perigos que podem resultar do uso de material não testado, ou "adaptações" q por vezes são feitas p poupar uns escassos euros. A inalação de CO2 não é brincadeira nenhuma, mas concordo ctgo q se tivermos cuidado, podemos usa-lo a vontade em aquarios!

 

Comps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou dar uma resposta científica mas de senso comum.

No meu entender não há problema, pois o teu quarto em princípio não é estanque,logo o CO2 que sair da garrafa escapa-se pelas frestas da porta...

Mas espera pormais opiniões...

 

 

Olá David

 

Obrigado pela resposta. Concordo plenamente, que todos nós assumimos determinados riscos no nosso dia a dia (caso contrario n saimos de casa e mesmo aí muita coisa pode acontecer). O importante é estar ciente dos riscos e minimizá-los. O exemplo q eu mencionei do tipo q teve a garrafa a esvaziar-se durante a noite era de facto uma garrafa cheia e presumo q ele deve ter cometido algum erro ao montá-la.

 

O mais importante é respeitar as normas de segurança e ter material impecável. Eu penso q muitas pessoas não estão cientes dos perigos que podem resultar do uso de material não testado, ou "adaptações" q por vezes são feitas p poupar uns escassos euros. A inalação de CO2 não é brincadeira nenhuma, mas concordo ctgo q se tivermos cuidado, podemos usa-lo a vontade em aquarios!

 

Comps.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.