Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos!

Ontem adquiri um casal de gouramis pérola adultos. Eles estão num aquario de 80cm que é habitado por rasboras arlequim, um sae, betta, kulhis e caridinas japonicas. O aquario está desnamente plantado. O casal está em optimas condiçoes mas passam bastante tempo escondidos atras das plantas, nem veem comer. O macho apareceu e comeu muito pouco. Nunca os veja na frente do aquario e quando vêm e eu me aproximo, fogem para tras das plantas.

Eles ainda tarão a ambientar-se? O que se passa com eles? Por favor, ajudem porque eu gosto muito deles e não os quero perder!

Cumprimentos.

Publicado:

Boa noite, continuo com o mesmo problema! Os meus gouramis continuam escondidos e não veem comer! Sempre que cehgo perto deles eles fogem para tras das plantas! O que se passa com eles? Se n comerem morrem! Alguem teve algum caso semelhante? Ajudem me por favor!

Cumprimentos.

Publicado:
Ninguem responde? Ajudem sff!

Calma....se o aquario está densamente plantado é uma questão de tempo até se ambientar-se e o macho começar a fazer o ninho se ainda não começou...

Se criares uma zona mais escura com plantas flutuantes ou com plantas que cheguem à superficie também ajuda a diminuir o stress deles.

Vai dizendo as novidades biggrin.png' alt=':biggn:'>

António

Publicado:

Boa noite António Lourenço, eles têm muitas plantas! As plantas sao valisnerias e vêm ate a superficie! E possui muitas áreas de sombra. Eles so vêm à superficie para respirar! Permanecem sempre no funo. A femea ja aparece mais, mas desde que me aproximo ela foge. Quanto tempo um peixe pode tar sem comer? Ja la vao 4 dias!! Ajudem me pff!

Publicado:
Boa noite António Lourenço, eles têm muitas plantas! As plantas sao valisnerias e vêm ate a superficie! E possui muitas áreas de sombra. Eles so vêm à superficie para respirar! Permanecem sempre no funo. A femea ja aparece mais, mas desde que me aproximo ela foge. Quanto tempo um peixe pode tar sem comer? Ja la vao 4 dias!! Ajudem me pff!

Olá

não te preocupes que eles não morrem de fome por estar 4 dias sem comer.

Tem calma.

Cumpr.

António

Publicado:

Eles quando necessitarem mesmo de comer, hão de comer.

Suponho que já tenhas experimentado deitar comida no aquário e depois saires da zona do aquário, para eles se sentirem mais à vontade.

Ou então, fica a espreitar :|

- Legend of Lusitanian Pride -

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Publicado:

Não te preocupes que, desde que tenhas o cuidado de colocar comida suficiente para que os vários peixes possam comer (mas não em excesso) eles também hão-de comer.

O meu filho tem um comunitário há pouco tempo e temos 2 gouramis pérola desde sábado. Por acaso penso que serão 2 fêmeas (tem o "peito" amarelo alaranjado e uma, coitada, veio cega de um olho). Ora estes dois não são nada tímidos, bem pelo contrário. Já pior foi terem vindo 11 cardinais e só restarem 3. E de 4 corydoras já ter ficado um pelo caminho - isto tudo com testes de boa água no aquário - Vá lá a gente comprá-los nas melhores lojas...

Mas se leres algo na net sobre gouramis pérola verás que alguns são muito tímidos e passam o tempo a esconderem-se nas plantas e nas rochas. Nao é defeito, é feitio.

Procura manter-te em observação discreta durante alguns períodos e verás o que eles fazem quando não te vêem.

Boa sorte.

Publicado:

Boa noite, obrigado pelos comentários! A fêmea ja aparece bastante mais vezes, o macho é que não! Continuam ambos a fugir quando me aproximo. Ja os vi comer os dois mas foi muito pouco. Eu tava a pensar em remodelar o aquario todo! Mas nao deve ser boa ltura, pois nao? Ainda ficaram mais timidos nao é?

Cumprimentos.

Publicado:
Boa noite, obrigado pelos comentários! A fêmea ja aparece bastante mais vezes, o macho é que não! Continuam ambos a fugir quando me aproximo. Ja os vi comer os dois mas foi muito pouco. Eu tava a pensar em remodelar o aquario todo! Mas nao deve ser boa ltura, pois nao? Ainda ficaram mais timidos nao é?

Cumprimentos.

Olá

Não é a melhor altura, não.

Não são peixes para estares sempre a mexer no aquario.

antes pelo contrário quanto mais "wild" melhor :D

Cumpr.

Publicado:

Tem calma.. não stresses !!

Fica descansado que o macho não vai morrer à fome :shock:

Os gouramis são mesmo assim, quando não estão bem ambientados aos aquários...

Tenta saber na loja onde os compraste se já estavam na loja há muito tempo ou eram acabados de chegar..

tricogaster_leeri_ph7_h8_26c_10cm_100l.jpg

Família: Anabantídeos

Nome comum: Gourami Pérola

Nome científico: Tricogaster leeri

Distribuição Geográfica: Tailândia, Malásia e Samatra e Bornéu

Comprimento em adulto: Até 12 cm

Tamanho do aquário: Cerca de 80 cm, com plantas

Temperatura da água: 24 - 30º C

PH: 6.8 - 7.4

GH: 8

Características: O Gourami Pérola é uma espécie pacífica e resistente, que deve ser mantida aos pares. O Gourami Pérola gosta de se esconder entre as plantas devido a ser tímido. O Gourami Pérola ganha mais cor na altura da reprodução. A zona da barriga do macho é alaranjada e na fêmea é de cor branca. O macho tem as barbatanas mais longas e ponteagudas do qua a fêmea, que as tem mais curtas e arredondadas.

Alimentação: A sua alimentação é a base de flocos, devido a alimentar-se à superficie, apreciando também alimento vivo.

Reprodução: Tal como os da sua familia, são peixes ovíparos, que na altura da reprodução produzem um ninho de bolhas. O casal deve ser mantido separado, com a agúa a 28º C.

--------------------------------------

No link em baixo dá uma olhadela a alguns testemunhos sobre a espécie:

http://www.aquahobby.com/gallery/b_leeri.php

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Publicado:

Boa noite a todos, quando os comprei eles tinham mesmo acabado de chegar, eles foram encomendados! Eles ja aparecem mais mas continuam a fugir! Eu ja tive um casal antes, e não eram assim, n se escondiam nem nada, eram ate muito exibiconistas. Mas estes sao assim! Eles nao veem comer e as rasboras levam tudo!

Cumprimentos.

Publicado:

Boa noite, os meus gouramis continuam na mesma! Agora o macho persegue a femea. Fogem quando me aproximo e só a femea é que come. Ja nao sei o que fazer! O que mais posso fazer???

Cumprimentos.

Publicado:
Boa noite, os meus gouramis continuam na mesma! Agora o macho persegue a femea. Fogem quando me aproximo e só a femea é que come. Ja nao sei o que fazer! O que mais posso fazer???

Cumprimentos.

Olá

Deves estar a pensar lá vem este dizer que está tudo bem....

Pois...

e não é que está mesmo tudo bem :ohmy:

O macho já está a estabelecer o seu territorio por isso essas "perseguições" à femea.

O facto de eles fugirem de ti, tens que ter um pouco mais calma....

Em relação ao que podes "mais fazer" o conselho que te dou é o seguinte: relaxa e observa a construção de um mega ninho, a cores do macho e ....a proveita o espectáculo que deve estar a começar nos próximos dias.

Não sei se tens ou não mas se houver movimentação da agua à superficie diminui ao minimo

concluindo: está tudo bem. o que disseste até agora é normal.

boa sorte :)

cumpr.

António

Obs. não leves a mal a brincadeira :naughty:

Publicado:

Bom dia a todos, de facto o macho ta a fazer o ninho, ainda é pequeno mas ja lá tá! Mas a femea foge dele! Ele apresenta cores magníficas! Cumprimentos.