Sempre a mesma coisa...


Recommended Posts

Eu tenho um aqua há cerca de 4 anos. Já foi ciclado várias vezes, diria que em 3 grandes fazes. Nas últimas duas passou a ser um plantado. Com Co2.

 

Setup:

Aqua 80 litros

 

Iluminação:

2X39Watts 6500K

 

Filtro Cascata Millennium 2000 + Filtro DIY Cascata (caudal maior, volume maior do que o Millennium)

Lã, cerâmica e bioballs.

 

Areão com granulado médio/grande e Seachem Flourite (praí com 2 anos)

7 Balls da Jbl enfiadas todos os anos, menos este. Neste momento não tem.

Fertilização líquida com um fertilizante completo.

 

Fauna:

1 Otto

1 Bunocephalus coracoideus (mínimo)

Casal Guppy

2 Tetra Neon

2 Rasboras Harlequim

2 Escalares (podem ser casal)

Dezenas de Red's.

 

Ok?

 

Pronto, a questão é a seguinte:

 

Eu não queria postar no "Primeiros Passos" porque há 4 anos, não são primeiros passos, mas a verdade é que pareço um iniciado. Isto porque, as últimas 4 compras que fiz morreram peixes. Vejam só o prejuizo que foi:

1 Compra, 10 neons - Sobreviveram 2 (foram morrendo).

2 Compra, 4 escalares - Pequenos/médios - Sobreviveram 2 (morreram os dois no mesmo dia ou em dois dias)

3 Compra, 2 guppies, 1 cory e o Bunocephalus coracoideus - Morreu a cory passado 2/3 dias.

4 Compra, Esta Quarta-feira, 7 Hemigrammus rhodostomus, Morreram 4.

 

Isto foi tudo no espaço de 2 meses.

 

Faço TPA semanais ou bi-semanais de 40%.

 

Tenho quase o quadroplo do volume filtrante do que é necessário...

 

Não compreendo.

 

Agradecia todo o género de opiniões e ajudas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já experimentaste medir a Amónia, Nitritos e Nitratos?

É que mesmo que se façam TPA's generosas, nem sempre é sinónimo que os níveis de nutrientes que temos na coluna de água sejam os ideais.

 

E já agora, qual a marca/origem dos nutrientes que forneces às plantas?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luis, pela resposta.

 

Tropical Ferro-Aktiv.

 

O triste, é que não. PH sim, 7. Agora nutri nunca.

 

Até que ponto é que os escalares não assustaram os cardumes?

 

80 litros é pouco...

Editado por Keano-16
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada tem haver com a fauna. Acabei de fazer um teste de PH, e obtive 7 da torneira e cerca de 8, 8.tal no aqua. O Co2 aumenta-me o PH de forma louca. Já foi turfa no filtro, o Co2 já foi retirado, agora é tratar o ictio e depois voltar a tratar do plantado. Dicas para baixar o PH?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada tem haver com a fauna. Acabei de fazer um teste de PH, e obtive 7 da torneira e cerca de 8, 8.tal no aqua. O Co2 aumenta-me o PH de forma louca. Já foi turfa no filtro, o Co2 já foi retirado, agora é tratar o ictio e depois voltar a tratar do plantado. Dicas para baixar o PH?

 

Sempre ouvi dizer que o co2 faz descer o ph...não tens ai pedras calcarias ou outra coisa que esteja a mudar o ph?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirei o Co2 por causa do tratamento. Voltarei a colocar para me baixar o PH. Mas o meu sistema Co2 é mesmo rafeiro e é mesmo incerto, por isso preciso mesmo de outras formas de baixar o PH.

 

Coloquei turfa, como tinha dito...

 

Mais? Pedra calcária é que de género? O xisto é calcário? Calcário é o que reage ao teste do vinagre, certo?

 

Eu tenho e sempre tive troncos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os troncos alcalinizam a agua! Tens que verificar a toxicidade da Agua com bastante frequencia, não quer dizer que tenhas o teu aqua superlotado mas ás vezes surgem picos de amonia! Como fizeste a habientação dos peixes? Pode tambem estar relacionado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os troncos alcalinizam a agua! Tens que verificar a toxicidade da Agua com bastante frequencia, não quer dizer que tenhas o teu aqua superlotado mas ás vezes surgem picos de amonia! Como fizeste a habientação dos peixes? Pode tambem estar relacionado!

 

Erro os troncos acidificam a água.... o que tu deves ter é um areão de composto calcário... exemplos: os areões que vemos a venda nos hipermercados são praticamente quase todos calcários...

 

E com PH de 8.8.. é normal existir mortes em peixes sul americanos... como escalares!!

 

Abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E com PH de 8.8.. é normal existir mortes em peixes sul americanos... como escalares!!

 

...e neons e corydoras e Hemigrammus rhodostomus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar da água estar fora dos parâmetros ideias, o problema foi stress na mudança de loja-aqua.

 

Vou encomendar um aclimatizador liquido da JBL, para reduzir stress nas viagens etc. Alguém tem algum conselho, review, sobre este produto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar da água estar fora dos parâmetros ideias, o problema foi stress na mudança de loja-aqua.

 

Vou encomendar um aclimatizador liquido da JBL, para reduzir stress nas viagens etc. Alguém tem algum conselho, review, sobre este produto?

Boas,

Nunca usei,mas tenho ouvido dizer bem do Acclimol da JBL.

De qualquer forma se bem entendi, tens o pH do aquário a 8,8. Isso mata-te tudo, ou quase. Não te esqueças que os peixes vendidos em lojas tem o pH a rondar a 7. Tens aí uma diferença que não há aclimatização, mesmo de várias horas, que te valha.

Não é só a transferência de pH que conta: é manterem-se vivos a longo prazo num pH tão diferente e tão distante do que o organismo precisa.

 

Vê lá o que te disseram: não terás nada de calcário?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O PH está porreiro. Tive essa leitura porque como tinha ictio, tive de fazer TPA's, e subiu um bocado.

 

Agora está neutro e estabilizado.

 

O meu problema é mesmo as mudanças de loja-casa. Ou faço-as muito repentinamente ou demoro muito (24 hrs). Se fosse um aquário hospital, era o indicado, mas ficando dentro dos sacos...não é o melhor. Apesar de ficarem abertos etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.