JR Publicado Agosto 12, 2004 Publicado Agosto 12, 2004 Viva, Queria adicionar algum substrato ao meu aquário. Tenho actualmente cerca de 9 ou 10 cm de areão de coral de granulação média (entre 3 e 5 mm), tendo feito uma reposição há cerca de 2 anos. Terei vantagens em adicionar um substrato mais fino (coral sand)? Se sim, que altura? Grato pela atenção, JR
JFS Publicado: Agosto 12, 2004 Publicado: Agosto 12, 2004 Olá, Eu julgo que só terás disvantagens, principalmente ao nivel das limpezas, mas isso é a minha opinião. Espera por mais opiniões de outros membros, Joaquim
Diogo Lopes Publicado: Agosto 12, 2004 Publicado: Agosto 12, 2004 Olá, Eu tive no meu aquário substrato de granulometria grande durante uns tempos. Posteriormente adicionei aragamax. Penso que terás vantagens em fazê-lo uma vez que reduzes os espaços entre os componentes do substrato e com isto crias um maior número de zonas anaeróbias (sem oxigénio). Atenção que ao colocares o aragamax, convém não o despejares para o aqua, pois isso fará com que deixes de ver tudo o que tens no aqua durante algumas semanas!! Aconselho-te a comprares um tubo de PVC com uma largura considerável - daqueles usados nas canalizações - e o coloques dentro do aqua, colocando a aragamax lá dentro. Depois, muito lentamente vais levantando o tubo e deixando cair o aragamax para o substrato. Abraço, Diogo
David Perpétua Publicado: Agosto 12, 2004 Publicado: Agosto 12, 2004 Bom Dia JFS pudias-me explicar quais as vantagens, para ti de ter um substracto de maior granulação ?? Concordo com o Diogo Lopes pois ter locais para o desenvolvimento de bactérias anaeróbias é importante Só uma coisa, qual é o substracto onde se desenvolve melhor a "bicharada" ?? Cumprimentos
Hugo RSF Publicado: Agosto 12, 2004 Publicado: Agosto 12, 2004 Tens sempre vantagens se quiseres fazer uma DSB. Senão quiseres não vejo grande vantagens antes pelo contrário. A bicharada desenvolve-se melhor com areões menos compactos(maior grão) por isso apenas deverias colocar grão fino nas camadas anaeróbicas. Nas outras deve-se colocar areão um pouco mais grosso. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
george gouveia Publicado: Agosto 17, 2004 Publicado: Agosto 17, 2004 Quando usas o aragamax têms 3 vantagens ; 1) foi estudado para servir de camada desnitrificante, 2) fornece cálcio ,estroncio , mag. nas proporções ideais . 3) alguns anelideos ( minhocas ) preferem o aragamax para fazer os tuneis .
Marco Madeira Publicado: Agosto 18, 2004 Publicado: Agosto 18, 2004 Ola... tenas aqui alguns exemplos de tuneis worms em DSB aragamax... DSB DSB DSB - Alguns tuneis de lagartas Abraço...
Recommended Posts