Duvidas com azul de metileno


Carlos Trabuco

Recommended Posts

Ola a todos.

queria perguntar se o azul de metileno altera o PH.

É que tenho um casal de discus, que ja vai na segunda postura (a primeira sem exito) e nesta segunda postura, adicionei, como me indicara, azul de metileno.

A mistura foi fraca, uma vez que não conheço os efeitos secundários, nos discos, da aplicação do azul de metileno.

Fiz uma mistura de menos de 1 g de pó, para 300 ml de agua, e adicionei 15 ml, no aquario comunitário de +/- 350 litros.

Ate agora tenho tido os parametros da agua excelentes, nomeadamente o Ph a 6,7/6,8...mas hoje ao fazer o teste reparei que estava nos 7.2.

Será que o azul de metileno faz subir o PH?

Juntei tambem, 5 folhas de amendoeira da india ontem, deveria baixar o PH, mas acho que não me esta a fazer esse efeito.

Alguem me pode ajudar a desvendar o porque da subida do PH?

 

Obrigado

 

abraço a todos

 

Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pode parecer uma teoria um bocado estúpida mas aqui vai. Mediu o pH com escala de cores? É que se o fez quanto mais a agua é alcalina mais a cor que apresenta é azul.Terá o azul de metileno alterado a cor da agua de teste? Ficando aquele verde mais azulado? Não sei é uma hipotese...A não ser que tenha algo que aumente o pH no aquario/filtro....

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pode parecer uma teoria um bocado estúpida mas aqui vai. Mediu o pH com escala de cores? É que se o fez quanto mais a agua é alcalina mais a cor que apresenta é azul.Terá o azul de metileno alterado a cor da agua de teste? Ficando aquele verde mais azulado? Não sei é uma hipotese...A não ser que tenha algo que aumente o pH no aquario/filtro....

 

Ola amigo varez.

Bem, não me parece nada estupida essa sua teoria.

De facto, a agua ficou um pouco azulada, não muito porque a dose de azul de metileno foi muito fraca.

Adicionei o azul de metileno, ha dois dias, quando os discos desovaram, e ontem adicionei-lhe as folhas de amendoeira da india.

O pior é que, se essa sua teoria estiver certa, eu estou a corrigir o PH com ácido, o que me pode baixar, ainda mais, o Ph que estava.

Bem, amanha é dia de fazer uma TPA, e foi reforçá-la a ver no que dá.

 

Obrigado

Um abraço

 

Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos.

queria perguntar se o azul de metileno altera o PH.

É que tenho um casal de discus, que ja vai na segunda postura (a primeira sem exito) e nesta segunda postura, adicionei, como me indicara, azul de metileno.

A mistura foi fraca, uma vez que não conheço os efeitos secundários, nos discos, da aplicação do azul de metileno.

Fiz uma mistura de menos de 1 g de pó, para 300 ml de agua, e adicionei 15 ml, no aquario comunitário de +/- 350 litros.

Ate agora tenho tido os parametros da agua excelentes, nomeadamente o Ph a 6,7/6,8...mas hoje ao fazer o teste reparei que estava nos 7.2.

Será que o azul de metileno faz subir o PH?

Juntei tambem, 5 folhas de amendoeira da india ontem, deveria baixar o PH, mas acho que não me esta a fazer esse efeito.

Alguem me pode ajudar a desvendar o porque da subida do PH?

 

Obrigado

 

abraço a todos

 

Trabuco

Quanto ao azul metileno sei que depois da mistura feita sao 1ml para 100 litros de agua atenção a utilização do azul metileno em aquarios comunitarios por causa dos filtros da cabo da filtragem biologica .

As folhas de amendoeira não baixam logo o ph os efeitos ainda demoram a notar-se nao é de um dia para o outro mas que dá resultado dá falo por ja as utilizar a algum tempo mas começa a notar-se os efeitos em todos os aspectos, quanto a quantidade de folhas acho colocas-te poucas folhas é uma folha +- 50 litros

Quanto a alteração do ph efectuas-te alguma muda de agua de onde é a agua que colocas no aquario pode o ph dessa agua ser de valor mais elevado

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao azul metileno sei que depois da mistura feita sao 1ml para 100 litros de agua atenção a utilização do azul metileno em aquarios comunitarios por causa dos filtros da cabo da filtragem biologica .

As folhas de amendoeira não baixam logo o ph os efeitos ainda demoram a notar-se nao é de um dia para o outro mas que dá resultado dá falo por ja as utilizar a algum tempo mas começa a notar-se os efeitos em todos os aspectos, quanto a quantidade de folhas acho colocas-te poucas folhas é uma folha +- 50 litros

Quanto a alteração do ph efectuas-te alguma muda de agua de onde é a agua que colocas no aquario pode o ph dessa agua ser de valor mais elevado

 

Peço desculpa 10ml para 100 litros de agua

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa 10ml para 100 litros de agua

 

Ola amigo jofranp.

A agua da TPA é da torneira, que sai com um PH de 7.2 a 7.4.

Deixo-a repousar num contentor de 120 litros durante 2 dias, com aquasafe.

No dia da TPA, meço o PH dessa agua e corrijo para o valor de 6.8, igual á do aquario.

Logo, penso que da agua da TPA, não será o problema.

Quanto ao azul de metileno, a dose foi mesmo muito fraca, 15 ml para 300 litros de agua e a dissolução foi igualmente fraca, de menos de 1g para 300ml de agua.

Quanto ás folhas de amoreira, vou juntar, no filtro, mas uma folha e aguardar pelos resultados.

Entretanto amanha vou fazer mais uma TPA de cerca de 50%.

Mas o que me esta a intrigar, foi esta subida repentina do PH de 6.8 para 7.2....extranho quando os parametros todos da agua, estavam excelentes.

 

Nitritos=0

Niratos= <5

amónia=0

dureza = 5

condutividade = +/- 150 mS

PH = 6.7 a 6.8

Temp. = 29 a 29,5 graus

 

Alguma coisa esta a escapar-me !!!

 

Espero mais ajudas a desvendar o mistério

 

Obrigado

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas essa alteração do ph é mesmo devido a agua da torneira acontece-me o mesmo aqui em casa mas acaba por baixar

se calhar nem tens necessidade de estares a meter o produto para baixar o ph eu tenho aqui um casal que esta num cubo em que o ph ronda 6.8-7.2 e fazem pusturas e hoje os filhos largaram o cone e ja andam com eles se os peixes estiverem abituados a esse ph não notam muita diferença .

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas essa alteração do ph é mesmo devido a agua da torneira acontece-me o mesmo aqui em casa mas acaba por baixar

se calhar nem tens necessidade de estares a meter o produto para baixar o ph eu tenho aqui um casal que esta num cubo em que o ph ronda 6.8-7.2 e fazem pusturas e hoje os filhos largaram o cone e ja andam com eles se os peixes estiverem abituados a esse ph não notam muita diferença .

 

Viva.

Pois se calhar é isso.

Vou manter-me atento à subida do PH, a ver se não chega a valores indesejaveis e ate porque não queria estar, de pouco a pouco, a meter o produto para o baixar. Ajuda num lado, mas pode ser prejudicial por outro.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Pois se calhar é isso.

Vou manter-me atento à subida do PH, a ver se não chega a valores indesejaveis e ate porque não queria estar, de pouco a pouco, a meter o produto para o baixar. Ajuda num lado, mas pode ser prejudicial por outro.

 

Um abraço

 

Boas vais ver que com as folhas ao longo do tempo ele começa a estabilizar podes nao notar nas primeiras folhs que colocas-te agora mas vais ver que com a continuação vai ao sitio aumenta é o nº de folhas deves muda-las ao fim de 4 semanas

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vais ver que com as folhas ao longo do tempo ele começa a estabilizar podes nao notar nas primeiras folhs que colocas-te agora mas vais ver que com a continuação vai ao sitio aumenta é o nº de folhas deves muda-las ao fim de 4 semanas

 

Viva jofranp.

Ja aumentei o numero de folhas, tenho agora 6 folhas dentro do filtro. Custou um pouco la mete-las, mas consegui. :puppydogeyes:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais