Carlos Trabuco Publicado Novembro 13, 2008 Share Publicado Novembro 13, 2008 Ola a todos. queria perguntar se o azul de metileno altera o PH. É que tenho um casal de discus, que ja vai na segunda postura (a primeira sem exito) e nesta segunda postura, adicionei, como me indicara, azul de metileno. A mistura foi fraca, uma vez que não conheço os efeitos secundários, nos discos, da aplicação do azul de metileno. Fiz uma mistura de menos de 1 g de pó, para 300 ml de agua, e adicionei 15 ml, no aquario comunitário de +/- 350 litros. Ate agora tenho tido os parametros da agua excelentes, nomeadamente o Ph a 6,7/6,8...mas hoje ao fazer o teste reparei que estava nos 7.2. Será que o azul de metileno faz subir o PH? Juntei tambem, 5 folhas de amendoeira da india ontem, deveria baixar o PH, mas acho que não me esta a fazer esse efeito. Alguem me pode ajudar a desvendar o porque da subida do PH? Obrigado abraço a todos Trabuco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro.Soares Publicado: Novembro 13, 2008 Share Publicado: Novembro 13, 2008 (editado) Boas Pode parecer uma teoria um bocado estúpida mas aqui vai. Mediu o pH com escala de cores? É que se o fez quanto mais a agua é alcalina mais a cor que apresenta é azul.Terá o azul de metileno alterado a cor da agua de teste? Ficando aquele verde mais azulado? Não sei é uma hipotese...A não ser que tenha algo que aumente o pH no aquario/filtro.... Editado Novembro 13, 2008 por varez Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Trabuco Publicado: Novembro 13, 2008 Autor Share Publicado: Novembro 13, 2008 Boas Pode parecer uma teoria um bocado estúpida mas aqui vai. Mediu o pH com escala de cores? É que se o fez quanto mais a agua é alcalina mais a cor que apresenta é azul.Terá o azul de metileno alterado a cor da agua de teste? Ficando aquele verde mais azulado? Não sei é uma hipotese...A não ser que tenha algo que aumente o pH no aquario/filtro.... Ola amigo varez. Bem, não me parece nada estupida essa sua teoria. De facto, a agua ficou um pouco azulada, não muito porque a dose de azul de metileno foi muito fraca. Adicionei o azul de metileno, ha dois dias, quando os discos desovaram, e ontem adicionei-lhe as folhas de amendoeira da india. O pior é que, se essa sua teoria estiver certa, eu estou a corrigir o PH com ácido, o que me pode baixar, ainda mais, o Ph que estava. Bem, amanha é dia de fazer uma TPA, e foi reforçá-la a ver no que dá. Obrigado Um abraço Trabuco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jofranp Publicado: Novembro 13, 2008 Share Publicado: Novembro 13, 2008 Ola a todos.queria perguntar se o azul de metileno altera o PH. É que tenho um casal de discus, que ja vai na segunda postura (a primeira sem exito) e nesta segunda postura, adicionei, como me indicara, azul de metileno. A mistura foi fraca, uma vez que não conheço os efeitos secundários, nos discos, da aplicação do azul de metileno. Fiz uma mistura de menos de 1 g de pó, para 300 ml de agua, e adicionei 15 ml, no aquario comunitário de +/- 350 litros. Ate agora tenho tido os parametros da agua excelentes, nomeadamente o Ph a 6,7/6,8...mas hoje ao fazer o teste reparei que estava nos 7.2. Será que o azul de metileno faz subir o PH? Juntei tambem, 5 folhas de amendoeira da india ontem, deveria baixar o PH, mas acho que não me esta a fazer esse efeito. Alguem me pode ajudar a desvendar o porque da subida do PH? Obrigado abraço a todos Trabuco Quanto ao azul metileno sei que depois da mistura feita sao 1ml para 100 litros de agua atenção a utilização do azul metileno em aquarios comunitarios por causa dos filtros da cabo da filtragem biologica . As folhas de amendoeira não baixam logo o ph os efeitos ainda demoram a notar-se nao é de um dia para o outro mas que dá resultado dá falo por ja as utilizar a algum tempo mas começa a notar-se os efeitos em todos os aspectos, quanto a quantidade de folhas acho colocas-te poucas folhas é uma folha +- 50 litros Quanto a alteração do ph efectuas-te alguma muda de agua de onde é a agua que colocas no aquario pode o ph dessa agua ser de valor mais elevado José Pereira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jofranp Publicado: Novembro 13, 2008 Share Publicado: Novembro 13, 2008 Quanto ao azul metileno sei que depois da mistura feita sao 1ml para 100 litros de agua atenção a utilização do azul metileno em aquarios comunitarios por causa dos filtros da cabo da filtragem biologica .As folhas de amendoeira não baixam logo o ph os efeitos ainda demoram a notar-se nao é de um dia para o outro mas que dá resultado dá falo por ja as utilizar a algum tempo mas começa a notar-se os efeitos em todos os aspectos, quanto a quantidade de folhas acho colocas-te poucas folhas é uma folha +- 50 litros Quanto a alteração do ph efectuas-te alguma muda de agua de onde é a agua que colocas no aquario pode o ph dessa agua ser de valor mais elevado Peço desculpa 10ml para 100 litros de agua José Pereira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Trabuco Publicado: Novembro 13, 2008 Autor Share Publicado: Novembro 13, 2008 Peço desculpa 10ml para 100 litros de agua Ola amigo jofranp. A agua da TPA é da torneira, que sai com um PH de 7.2 a 7.4. Deixo-a repousar num contentor de 120 litros durante 2 dias, com aquasafe. No dia da TPA, meço o PH dessa agua e corrijo para o valor de 6.8, igual á do aquario. Logo, penso que da agua da TPA, não será o problema. Quanto ao azul de metileno, a dose foi mesmo muito fraca, 15 ml para 300 litros de agua e a dissolução foi igualmente fraca, de menos de 1g para 300ml de agua. Quanto ás folhas de amoreira, vou juntar, no filtro, mas uma folha e aguardar pelos resultados. Entretanto amanha vou fazer mais uma TPA de cerca de 50%. Mas o que me esta a intrigar, foi esta subida repentina do PH de 6.8 para 7.2....extranho quando os parametros todos da agua, estavam excelentes. Nitritos=0 Niratos= <5 amónia=0 dureza = 5 condutividade = +/- 150 mS PH = 6.7 a 6.8 Temp. = 29 a 29,5 graus Alguma coisa esta a escapar-me !!! Espero mais ajudas a desvendar o mistério Obrigado Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jofranp Publicado: Novembro 14, 2008 Share Publicado: Novembro 14, 2008 Boas essa alteração do ph é mesmo devido a agua da torneira acontece-me o mesmo aqui em casa mas acaba por baixar se calhar nem tens necessidade de estares a meter o produto para baixar o ph eu tenho aqui um casal que esta num cubo em que o ph ronda 6.8-7.2 e fazem pusturas e hoje os filhos largaram o cone e ja andam com eles se os peixes estiverem abituados a esse ph não notam muita diferença . José Pereira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Trabuco Publicado: Novembro 14, 2008 Autor Share Publicado: Novembro 14, 2008 Boas essa alteração do ph é mesmo devido a agua da torneira acontece-me o mesmo aqui em casa mas acaba por baixarse calhar nem tens necessidade de estares a meter o produto para baixar o ph eu tenho aqui um casal que esta num cubo em que o ph ronda 6.8-7.2 e fazem pusturas e hoje os filhos largaram o cone e ja andam com eles se os peixes estiverem abituados a esse ph não notam muita diferença . Viva. Pois se calhar é isso. Vou manter-me atento à subida do PH, a ver se não chega a valores indesejaveis e ate porque não queria estar, de pouco a pouco, a meter o produto para o baixar. Ajuda num lado, mas pode ser prejudicial por outro. Um abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jofranp Publicado: Novembro 14, 2008 Share Publicado: Novembro 14, 2008 Viva.Pois se calhar é isso. Vou manter-me atento à subida do PH, a ver se não chega a valores indesejaveis e ate porque não queria estar, de pouco a pouco, a meter o produto para o baixar. Ajuda num lado, mas pode ser prejudicial por outro. Um abraço Boas vais ver que com as folhas ao longo do tempo ele começa a estabilizar podes nao notar nas primeiras folhs que colocas-te agora mas vais ver que com a continuação vai ao sitio aumenta é o nº de folhas deves muda-las ao fim de 4 semanas José Pereira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Trabuco Publicado: Novembro 14, 2008 Autor Share Publicado: Novembro 14, 2008 Boas vais ver que com as folhas ao longo do tempo ele começa a estabilizar podes nao notar nas primeiras folhs que colocas-te agora mas vais ver que com a continuação vai ao sitio aumenta é o nº de folhas deves muda-las ao fim de 4 semanas Viva jofranp. Ja aumentei o numero de folhas, tenho agora 6 folhas dentro do filtro. Custou um pouco la mete-las, mas consegui. Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts