nduarte Publicado Novembro 13, 2008 Publicado Novembro 13, 2008 Olá, Estou a montar um aquario de 100 x 40 x 50cm , e quero utilizar uma filtragem através de uma Sump. As minhas dúvidas são as seguintes; -Qual o diâmetro dos furos de saida e retorno da água? -Qual o caudal da bomba de agua ( a sump terá 60 x 30 x 40) necessario? -Qual altura da coluna seca, para que em caso de faltar a electricidade, não haver risco de uma inundação .? Cumprimentos, Nuno Citar
Corindo Publicado: Novembro 13, 2008 Publicado: Novembro 13, 2008 Boa tarde! Estou neste momento a fazer um aquário do mesmo género, mas dimensões um pouco maiores e tubo de recolha, em vez de coluna seca. 1º - O furo de saida fiz depois de comprar as peças, para ter a certeza de que fica justo. Optei por 50mm que na zona mais estreita da canalização fica com 35mm. É bom ter mais largo do que o necessário, do que seja pouco para o caudal. O tubo de retor, opta por um semelhante ao da saída da bomba (por ex uma mangueira que encaixe na saída da bomba ) 2º - O caudal necessário é normalmente 3x o volume de água no aquário (sump incluida). Tu tens 270 Lts (200 no aqua e 72 na sump), logo precisas dum caudal de pelo menos 800 Lts. Tem atenção à curva de caudal da bomba em função da altura a que fica a saída de água final. 3º - Se com a bomba parada, água no aqua e sump no nível máximo, diametro de saída correcto, não houver inundação. Podes estar descansado... Espero que tenha sido esclarecedor. Qualquer coisa é só perguntar. Abraço Citar
nduarte Publicado: Novembro 13, 2008 Autor Publicado: Novembro 13, 2008 Boa tarde!Estou neste momento a fazer um aquário do mesmo género, mas dimensões um pouco maiores e tubo de recolha, em vez de coluna seca. 1º - O furo de saida fiz depois de comprar as peças, para ter a certeza de que fica justo. Optei por 50mm que na zona mais estreita da canalização fica com 35mm. É bom ter mais largo do que o necessário, do que seja pouco para o caudal. O tubo de retor, opta por um semelhante ao da saída da bomba (por ex uma mangueira que encaixe na saída da bomba ) 2º - O caudal necessário é normalmente 3x o volume de água no aquário (sump incluida). Tu tens 270 Lts (200 no aqua e 72 na sump), logo precisas dum caudal de pelo menos 800 Lts. Tem atenção à curva de caudal da bomba em função da altura a que fica a saída de água final. 3º - Se com a bomba parada, água no aqua e sump no nível máximo, diametro de saída correcto, não houver inundação. Podes estar descansado... Espero que tenha sido esclarecedor. Qualquer coisa é só perguntar. Abraço Citar
nduarte Publicado: Novembro 13, 2008 Autor Publicado: Novembro 13, 2008 obrigado pelas dicas corindo , Em relação ao comprimento do tubo de escoamento, continuo com a dúvida no comprimento tubo, quero evitar a innundação logo no ensaio. Não existe alguma maneira de saber a altura do, ou tenho que fazer uma sump maior de maneira a ter ali um intervalo de segurança. Citar
Corindo Publicado: Novembro 13, 2008 Publicado: Novembro 13, 2008 O melhor para veres o comprimento do tubo é ires a uma loja de aquariofilia e ver os que estão montados. Ficam sempre a uns 2 ou 3 cm do topo do vidro e têm alguns furos/ranhuras nos primeiros cms, para o escoamento ser gradual. Com a bomba parada a água fica no nível 1, com a bomba ligada fica no nível 2. Tens de ficar sempre com mais escoamento do que entrda de água. _________________________________vidro do aquário |-----------------| |000000000000|_____2 | 00000000000 | |000000000000|_____1 | | | | | | | | | | Citar
nduarte Publicado: Novembro 14, 2008 Autor Publicado: Novembro 14, 2008 Boa Tarde, Vou ver aqui no forúm mais uns esquemas, e depois é meter mãos á obra. Obrigado pela dicas Citar
Recommended Posts