Osmose inversa

Recommended Posts

Boas,

Tenho algum problema com a água da torneira e não consigo detecta-lo. Sei que estão com obras em freguesias vizinhas nas condutas de água, cada vez que há obras nas condutas há problemas com a água. Já experimentei ir buscar água de nascente em Sintra, mas o pH era superior a 8.

A minha ideia é comprar um aparelho de Osmose inversa, para eliminar o que quer que esteja na água da torneira, a matar-me os camarões.

Já fiz todos os testes e não é cobre, não é ferro e o cloro que está presente na agua desaparece com o anti-cloro.

O que fazer depois para repor minerais e outros elementos que são retirados da agua? Qual é a vossa experiência? Como fazem?

O aparelho que estou a pensar comprar é o Aqua Light RO Picobello, como não descubro o manual do utilizador, tenho algumas dúvidas:

- É suficiente ou aconselham melhor?

- É preciso comprar alguma bomba?

- Trabalha ligado à corrente ou a pressão da água chega?

Sei que são muitas perguntas, mas ...

Abraço,

António Soares

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Partilhar nas redes sociais

Olá António,

Eu tenho um aparelho de osmose, usei algumas vezes num antigo aquario e para repor os nutrientes usava um produto semelhante ao equilibrium da seachem, que irá repor os minerais á agua de osmose.

Quanto ás duvidas que tem sobre o aparelho que pensa comprar, não posso responder porque o meu não é da mesma marca.

Espero te-lo ajudado.

Cumprimentos,

Luís Moniz

Banner-1.png

Boas António este tópico é derivado da morte dos camarões.Não percebendo muito de osmose falei com o moniz e pedilhe para te vir dár umas luzes; Osmose é uma soluçao mas por outro lado tens que comrpar aquele produto que o Luiz referiu pois dependendo da dureza da agua o camarao evolui melhor nomeadamente a casca com o calcio mas podes contornar isso tudo com suplumentos se realemnte investires em osmose inversa.

Como tu me referiste na Pm os camaroes caem para o lado, esse foi o sintoma que eu tive quando andaram aqui a "bisbilhotar" nos canos no restelo (zona de lisboa abastecida pela epal) o que me veio a cabeça e nomeadamente o user trocado entre outros ajudarma é facto de ser do Cloro mas no seu estado de cloromina ( acho que é assim que se designa nao tenho certesa) que neste caso é mais difícil tirar da aguá no entanto mete ai os parametros da agua nomeadamente Gh , kh , no3, po4, Nh3 pois poderá ter sido um pico de qualquer um deles!

Abraço e boa sorte ai com o renascer das "gambas" :x

Editado por Filipe Saraiva

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Luis Moniz,

Obrigado pela resposta.

Antes de iniciar este tópico enviei um email á seachem, onde me responderam (ainda ontem) que esse era um dos produtos, e que agora vai sair um mais virado para a osmose e que se chama Replenish, mas parece-me que ainda não está no mercado.

Boas António este tópico é derivado da morte dos camarões.Não percebendo muito de osmose falei com o moniz e pedilhe para te vir dár umas luzes; Osmose é uma soluçao mas por outro lado tens que comrpar aquele produto que o Luiz referiu pois dependendo da dureza da agua o camarao evolui melhor nomeadamente a casca com o calcio mas podes contornar isso tudo com suplumentos se realemnte investires em osmose inversa.

Como tu me referiste na Pm os camaroes caem para o lado, esse foi o sintoma que eu tive quando andaram aqui a "bisbilhotar" nos canos no restelo (zona de lisboa abastecida pela epal) o que me veio a cabeça e nomeadamente o user trocado entre outros ajudarma é facto de ser do Cloro mas no seu estado de cloromina ( acho que é assim que se designa nao tenho certesa) que neste caso é mais difícil tirar da aguá no entanto mete ai os parametros da agua nomeadamente Gh , kh , no3, po4, Nh3 pois poderá ter sido um pico de qualquer um deles!

Abraço e boa sorte ai com o renascer das "gambas" :rainbowafro:

Filipe, da outra vez em que tive mortes de camarões, abri um tópico e pensou-se ser da fertilização, na altura não pensei ser um problema na agua, porque tinha só um aquario de camarões, o que não é o caso desta vez, tenho mortes em dois aquarios. Quando te disse por MP que caiam para o lado, não era a expressão mais correcta.

Os camarões em vez de ficarem stressados e andarem a nadar descontroladamente, (que para mim é sinal de Cloro na agua) neste caso ficam parados e a morte é lenta, alguns até morreram de "pé", posso estar enganado mas a mim parece-me que será outra substancia que não cloro ou cloramina, penso que o teste de cloro detecta cloramina, certo? se não detecta, então estou enganado.

Tenho feito vários testes ao cloro, em 24 horas de ele não desaparece da agua em repouso, nas TPA's utilizo sempre anti-cloro, depois faço o teste e não detecta cloro, dai acreditar que o problema não esteja no cloro ou cloramina.

No teu tópico sobre a morte de camarões, eu fiz algumas perguntas sobre a cloramina e cloro, mas as respostas foram inconclusivas, aqui.

Em relação aos valores dos testes, posso te dizer que faço testes no máximo de 2 em 2 dias, quando não faço todos os dias (é claro que não os faço todos) testes amónio/amónia e nitritos faço de 2 em 2 semanas (estam a Zero), quando não tenho problemas com a agua.

Os valores médios dos 2 aquários são:

pH: 6.8

gH: 6

kH: 2

PO4: vestígios

NO3: 20 a 10 (antes e depois de TPA)

Concluíndo, é claro que não me apetece andar a gastar dinheiro em osmose só por que me apetece, mas se for a solução para a porcaria da agua que me sai da torneira, lá terá de ser.

Ainda não descartei a hipotese de doença, a unica coisa que tocava nos dois aquarios era a seringa de tirar agua para os testes.

Gostava de ler mais opiniões, sobre a osmose.

Abraço

Edit: Razão para editar: NO3: 10 a 20 (antes e depois de TPA) parecia que ficava com mais nitratos depois da TPA.

Editado por António Soares

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Boas António , olha aconselho-te a filtrares a água da rede que vai entrar para o aquario com carvão activo, e/ou adicionares no filtro uma cena da Fluval Nitrate remover que tambem tem outro que remove Po4 e o opti-carb que remove as toxinas, metais e proteinas.

Abraços

Editado por Filipe Saraiva

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Boas,

Irei experimentar passar a agua por carvão activo.

Agora uma foto do aquario maior em que fiz uma TPA de 15% (20 Litros) e usei anti-cloro.

IMG_2912Large.jpg

Neste aquario não dei conta de mortes e tem Red Cherry. Os camarões passam horas em grande agitação a subir pelo canto do aquario e foi só 15%, a semana passada fiz uma TPA de 30%, andaram assim durante 2 dias.

A diferença é que neste aquario existe stress mas não morrem e nos outros 2 não existe stress (agitação) mas cada vez mais mortes por dia.

Por favor dêem opinião, não acredito que não existam mais criadores de camarões na minha zona sem problemas, mas se esse for o caso (não terem problemas com a agua) então começa a ser estranho.

Cump.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!