2211 + bomba exterior?


Recommended Posts

Boas,

 

Gostaria de saber o que acham e se alguém já fez.

 

Tenho um filtro EHEIM 2211 ligado a um aqua de 108L reais. Este é um aquário com plantas e só de camarões.

 

A questão aqui é que o filtro encontra-se ao mesmo nível do aquário, o que faz com que a potência do mesmo seja demasiado fraca, até porque nunca consigo ferrar bem o filtro uma vez que tenho sempre ar dentro do mesmo. Resultado? O filtro trabalhar, mas não tem força para fazer circular a água. (já notei que se o colocar no nível mais baixo o mesmo até funciona).

 

O que estou a pensar em fazer?

Colocar uma bomba de água exterior e ligar à mangueira do filtro. Daqui surge a primeira questão:

- A primeira e inevitável pergunta, já alguém fez? Resultou?

 

Estou a pensar colocar a bomba na saída de água, uma vez que julgo que a mesma pode-se sujar com muita frequência se estiver na entrada de água, embora, sendo a bomba exterior mais potente do que o filtro, talvez fosse melhor na entrada... O que acham? Além de que se estiver na saída e se continuar a ter problemas de ar dentro do filtro, não sei se adiantará muito....

 

Digam-me da Vossa justiça.

 

Obrigado,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O ideal seria realmente colocar o filtro um pouco mais abaixo! Assim resolvias o teu problema facilmente. Se colocares uma bomba a "ajudar" na entrada de água no filtro, além do problema de entupimento como já referiste, o próprio rotor do filtro vai sofrer com isso, ou não vai estar lá a fazer nada. Colocar na saída tens o problema do ar dentro do corpo do filtro,

Arranja maneiro de colocar o filtro mais baixo que o aquário, e ficas com o problema resolvido.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No meu aqua de 60 litros , tinha o filtro ao mesmo nivel do aqua. O qua tinha 30 cm de altura e o filtro se não me engano tem 28 cm. Não sei se o teu tem a mesma altura.? E no meu funcionava na boa. Tinha que meter o filtro a trabalhar deitado durante algum tempo, depois, ia levantando devagar para sair o ar na totalidade. De quando em vez tinha que lhe dar umas abanadelas fortes para sair o ar e ferrar por completo.

 

Cumps.

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um 2217 ,mais potente, esta numa prateleira num movel ao lado

e nao tem mais de 20 cm entre o nivel de agua e a parte superior do filtro

e jarda nas horas

 

 

Mas...20cm já é uma grande diferença! Penso que basta 2 ou 3 cm para funcionar corretamente. Outra opção é elevar o aqua com esferovite ou outra coisa por baixo do aqua.

 

Cumps

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto irias pagar pela bomba?

 

E que se a diferenca nao for grande mais te valia comprares um 2213 para ligar em serie com o 2211, ficando este ultimo desligado. Vantagens> terias maior fluxo de filtragem, para alem de conseguires teres um volume maior para usares massas filtrantes, mecanicas, porosas ou simplesmente fibras.

 

Usar a bomba nas condicoes que referiste so vai estar a forcar o rotor do 2211, como alias ja foi dito.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto irias pagar pela bomba?

 

E que se a diferenca nao for grande mais te valia comprares um 2213 para ligar em serie com o 2211, ficando este ultimo desligado. Vantagens> terias maior fluxo de filtragem, para alem de conseguires teres um volume maior para usares massas filtrantes, mecanicas, porosas ou simplesmente fibras.

 

Usar a bomba nas condicoes que referiste so vai estar a forcar o rotor do 2211, como alias ja foi dito.

 

Cumprimentos

 

Então? Assim o rapaz não resolvia o problema! Ainda por cima o 2213 é mais alto, mais dificil ficaria o funcionamento. O problema é pôr o filtro a funcionar ao mesmo nivel do aquario. :evil:starwars

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então? Assim o rapaz não resolvia o problema! Ainda por cima o 2213 é mais alto, mais dificil ficaria o funcionamento. O problema é pôr o filtro a funcionar ao mesmo nivel do aquario. :evil:starwars

 

Eu ando a bater vezes a mais nesta tecla, mas diria que o problema é mesmo um 2211 para 100 L.

 

Eu tenho um 2213 em 100 L e acho extremamente fraco. Só uso porque é um "aqua creche". Para um plantado de camarões talvez chegue, mas duvido muito porque no meu a superfície fica quase sem movimento na ponta oposta à da saída do filtro, o que indica que no fundo o movimento é fraquissimo.

 

Abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou como tu... Volto a frisar... Tenho um 2211 para 60 lts de camarões e tylomelanias sp e acho-o no limite.

Se fossem peixes então nem se falava - morria tudo.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais obrigado pelos comentários.

 

Colocar o filtro mais baixo sem dúvida que resolve. Neste momento está um pouco mais baixo e ai já funciona. Mas não pode ficar assim de forma alguma. Se tivesse aqui uma foto percebiam o porquê.

 

Em relação às medidas do aqua, são um pouco atípicas: 60©X40(A)X45(L) - é o aquário do meio na minha assinatura.

 

Em relação ao custo, uma bomba dessas anda à volta do mesmo preço de um filtro interno. Mas ano menos, se funcionar, não fico com um filtro interno e não coloco um filtro de lado. :crazyeyes:

 

Em relação a um 2211 não ser adequado para um 100L.... bem, depende do que se tem no aquário, tpas, etc. No entanto, se tivesse espaço teria comprado no mínimo um 2213, claro. A questão é que este é mesmo o tamanho para colocar de lado. Tenho um 2213 e não cabia lá.

 

Em relação a queimar, daníficar o rotor do filtro, realmente pode ser verdade. Mas o que acham se eu desligar o motor do próprio filtro? E como se estivesse a construir um filtro externo com uma caixa já pré-feita... não?

 

Um abraço,

Editado por ajvctrindade

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Antonio,

 

Como ja te disse em cima, tive um aquario com 30 cm de altura, nas mesmas circunstancias que tu e com um filtro igual. O teu tendo 40 de altura o filtro tem de funcionar na "perfeição". Com essas medidas consegues que o filtro fique abaixo do nivel de agua. Tens de ter o quario cheio, não sei se esse é o caso?

 

Cumps

 

Orlando Marta

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Antonio,

 

Como ja te disse em cima, tive um aquario com 30 cm de altura, nas mesmas circunstancias que tu e com um filtro igual. O teu tendo 40 de altura o filtro tem de funcionar na "perfeição". Com essas medidas consegues que o filtro fique abaixo do nivel de agua. Tens de ter o quario cheio, não sei se esse é o caso?

 

Cumps

 

Orlando Marta

 

Pois.... acredito.... mas não funciona... ele até começa a funcionar alguma coisa depois de limp, mas parece que perde a força (não, o filtro não está sujo :rainbowafro: só faço limpeza de filtro com intervalo de 3 / 4 semanas e acho que este aquário em particular nem precisa de este intervalo).

 

Efectivamente colocando cerca de 10cm mais baixo ele até funciona. Não sei o que faça, mas estou mesmo a pensar comprar a bomba para testar. O problema é se gasto €€ desnecessário...

 

Obrigado,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a sismar :D se o meu, com uma diferença de 2cm do nivel de água funcionou sempre durante 3 anos, o teu, com uma diferença de 10 cm do nivel de água tem de funcionar! :rainbowafro:

 

De qualquer modo, todos nós sabemos que na aquariofilia temos atitudes de impulso, compramos equipamentos que depois vão para a arrecadação. Falo por mim, que coleciono bombas, filtros, esponjas, tubos, pedras, areias e etc.

 

São coisas que não conseguimos controlar... :D

 

Agora tambem te pergunto, vais por a bomba onde? à entrada do filtro ou á saida?

 

Á entrada do filtro a bomba vai receber toda a sujidade do aqua, acabando por ter bastante desgaste tanto da mesma, como de quem a limpa. :D

 

Se meteres a bomba á saida do filtro, como as bombas têm só a capacidade de empurrar água e não aspirar acho que vais ter bastante dificuldade nas ferragens. Ora se o filtro vai ficar no mesmo sitio onde está, vais ter sempre ar na cabeça do filtro.

 

Já experimentaste colocar o filtro a trabalhar deitado durante 5 minutos para sair o ar todo?

 

A outra hipotese éra meteres por baixo do aqua uma placa de esferovite ou poliuretano para elevar mais 3 ou 4 cm.

bigsmile

 

Cumps

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a sismar :D se o meu, com uma diferença de 2cm do nivel de água funcionou sempre durante 3 anos, o teu, com uma diferença de 10 cm do nivel de água tem de funcionar! :rainbowafro:

 

De qualquer modo, todos nós sabemos que na aquariofilia temos atitudes de impulso, compramos equipamentos que depois vão para a arrecadação. Falo por mim, que coleciono bombas, filtros, esponjas, tubos, pedras, areias e etc.

 

São coisas que não conseguimos controlar... :D

 

Agora tambem te pergunto, vais por a bomba onde? à entrada do filtro ou á saida?

 

Á entrada do filtro a bomba vai receber toda a sujidade do aqua, acabando por ter bastante desgaste tanto da mesma, como de quem a limpa. :D

 

Se meteres a bomba á saida do filtro, como as bombas têm só a capacidade de empurrar água e não aspirar acho que vais ter bastante dificuldade nas ferragens. Ora se o filtro vai ficar no mesmo sitio onde está, vais ter sempre ar na cabeça do filtro.

 

Já experimentaste colocar o filtro a trabalhar deitado durante 5 minutos para sair o ar todo?

 

A outra hipotese éra meteres por baixo do aqua uma placa de esferovite ou poliuretano para elevar mais 3 ou 4 cm.

bigsmile

 

Cumps

 

 

Boas,

 

A colocação da bomba à entrada ou na saída... é precisamente as minhas afirmações/questões iniciais ;)

 

As observações que fazes são realmente as questões.

 

em relação a colocar deitado, sim já tentei, mas o que faz é com que a bolha de ar existente se desloque e também que a sujidade se espalhe mais pelo filtro. Senão a solução até quase que passaria, no limite, por inverter a posição do filtro (rotação de 180º).

 

Em relação a elevar ele está cerca de 2cm max e não dá mais, pois encontra-se dentro de uma estante. e não consegue subir mais.

 

Já agora, por também ter bastante material que já não uso e que de vez em quando até vou dando, é que não queria deitar mais €€ fora LOL ;)

 

Thanks,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, limpa o filtro, as mangueiras por dentro com um escovilhao,

os buracos de entrada e saida de agua do filtro, limpa as medias,

o rotor e isso fica a bulir.

Eu tive tb antes de ter o 2217 ,um 2211 no meu aqua de 120 litros

e funcionava bem,ao lado do aqua,assente no mesmo movel.

Perdia o caudal quando começava a ficar sujas as tubagens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem....

 

Chego a duas conclusões:

1- Filtro sujo

2- Filtro com defeito.

 

Em relação à primeiras, sujo não está que, além de ser novo, foi limpo a semana passada incluido as mangueiras com esperança de haver sujidade ou algo que tivesse a impedir, apesar de não ser visivel, pois as mangueiras são igualmente novas.

 

Portanto, resta-me a parte de filtro com defeito... omg

Vou tentar medir o caudal do mesmo para ver que valor obtenho. Se o mesmo for muito inferior a 300L/H, então sem dúvida que não estará bem, caso contrário... continuo sem perceber.

 

Se ele estiver danificado... estou tramado, pois mandei vir o filtro de fora. E ai vou mesmo comprar a bomba para tentar improvisar um filtro exterior caseiro com uma caixa já feita - um semi DIY LOL.

 

Thanks,

Editado por ajvctrindade

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ponto de situação:

- Voltei a limpar todo o filtro à excepção das mangueiras pois, como disse, são novas.

- Certifiquei-me que o filtro desta vez ficava bem ferrado (existe uma pequena bolha que não consigo tirar :@ - ar que entrou quando liguei a torneira de entrada).

- Iniciei o filtro cerca de 10cm abaixo da base do aquário e só depois é que o coloquei no local desejado

- E, acho que muito importante, alterei o conteúdo do filtro somente para bio-bolas e esponja (antes tinha tb a chamada "lã") de forma reduzir a resistência ao fluxo de água dentro do mesmo.

 

Resultado: neste momento o filtro encontra-se perfeitamente trabalhar ao nível do aquário. :) Não é muito diferente das outras vezes que o iniciei, mas desta estou mais confiante.

 

Caso resulte, conclusões a que chego:

1) Nunca tinha conseguido ferrar convenientemente este filtro.

2) A resistência dentro do filtro, quando este trabalha ao nível do aquário, prejudica bastante o funcionamento do mesmo.

 

Um abraço e obrigado a todos,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.