Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá, meu nome é Natacha e tenho duas guppys doentes. Tenho guppys à 1 ano e meio e a doença que mais apareceu foi esta.

Ficam magros, muito calmos, nao comem, acabam por ficar a nadar com dificuldade e morrem.

DSCF1287-1.jpg

Nunca soube cura-los e neste momento só tenho este peixe com esta doença, tem 4meses de vida.

A minha outra peixe, que tem 1 ano (é o unico peixe com esta idade) e tem uma doença muito estranha, nunca tinha visto, nada normalmente, come bem, só que tem a cauda com bolhas, parecem bolhas de ar. Agora está a perder os desenhos originais da cauda, e tem as escamas do inicio da cauda inchadas e prateadas.

Ela era assim,

femeasnakemedetodasasfemeas.jpg

dp ficou assim

DSCF1292.jpg

DSCF1296.jpg

DSCF1289.jpg

DSCF1286.jpg

vessebem.jpg

Ajudem-me ela é a mae de maior parte dos peixes que tenho.

Editado por natx
Publicado:

AJUDEM-ME PF a femea já tem uma bocado da cauda arrancada e da para ver que ganhou espessura a cauda. Esta mesmo estranha nunca vi. AJUDEM_ME

Publicado:

Olá,

tive um platy com o mesmo sintoma + ou - Teve uma bolha grande na barbatana (caudal), fez buraco e morreu...Tratamentos não tiveram resultado nenhum... Não te posso ajudar

Publicado:

olá

eu quando tive guppys também me aconteceu isso, fiz um tratamento com uns productos da tetra ( penso que era um anti fungida e bacteriano), mas a verdade é que acabaram por morrer 4 ou 5 peixes.

o que fiz foi uma TPA quase a 100% (fiou apenas àgua para os peixes nadarem) e não tive mais sinais de doença. mas também nessa altura retirei todos os peixes que me pareceram estar doentes para outro aqua continuei a fazer o tratamento e penso que morreram ainda mais 1 ou 2, mas depois parou, mas mantive-os apartir dai sempre separados.

isto aconteceu à mais de 6 anos

Publicado:

essa doença e de cariz bacteriologico de cura bastante dificil ( doença de singapura) so se cura com antibioticos... por norma elemina-se os peixes infectados... por mim deixava de repopular o aquario duranteuns meses e fazia tpa´s semanais para tentar eliminar ao maximo o ciclo bateriano e mesmo assim nao é garantido.... boa sorte :twisted:

Publicado: (editado)

Eu, meti a femea em quarentena com o tratamento sera baktopur direct. Tetra não funciona, simplesmente deixei de usar productos dessa marca, é fraca e cara. Agora metade da cauda ja saiu fora, esta grossa, mas o peixe está normalissimos, nada normalmente e come o normal (é comilona esta femea) Vou deixar andar, duvido que morra brevemente porque ate agora ainda nao deu sinais de estar a morrer. Depois se mais algum ficar com o mesmo sintoma, ai já faço o mesmo tratamento no aqua grande e grandes mudanças de agua apos o tratamento. Para ver se funciona.

No aqua em quarentena estavam uns guppys pequenos e reparei que quando a luz estava apagada os pequenos estavam a comer a cauda desta femea, ficou com buraquinhos, dp no aqua grande perdeu metade da cauda, deve ter acontecido o mesmo. Vamos ver se vai melhorar.

Tenho medo que a cauda caia, e depois seja um caus o estado da femea. Eu não quero matar a femea, ela esta a agir normalmente como os outros peixes tanto a comer como a nadar, comportamentos normais. Só esta doente no exterior, mais propriamente na cauda. Por isso mesmo não queria mata-la, quero mesmo trata-la. Que me aconcelham??

Editado por natx
Publicado:

Bem agora a femea está assim, tirei agora mesmo:

DSCF1334.jpg

Vejam como está grossa a cauda:

DSCF1333.jpg

E aqui não se nota muito bem, mas a olho vivo sim. Tem um risco vermelho a meio da barriga e o orificio onde saiem as fezes e os filhos está vermelho, um ponto vermelho vivo. Acho que está a ficar pior, mas continua a comer, fazer fezes, nadar normalmente.. Isto é mesmo muito estranho....

DSCF1342.jpg

Publicado:
Ela está a ter crias....

A guppys acabou por morrer... Obrigado pela ajuda dos expertes...