Recommended Posts

Publicado

Boas noites, so iniciante neste campo e deparo-me com uma dificuldade de escolha. Estou indeciso em escolher a iniciação entre os aquários de água doce ou os de água salgada, ambos me atraem, mas a minha principal preocupação é o factor dinheiro.

Formei esta ideia sem qualquer tipo de base, mas tenho a sensação que os aquários de água salgada são mais dispendiosos que os de água doce. Gostava de ouvir varios conselhos de modo a ficar ilucidado.

Obrigado pela vossa colaboração. ;)

Publicado:
Os salgados são sem dúvida mais caros!

Se vais iniciar na aquariofilia, acho que devias de começar nos doces para aprenderes as bases da aquariofilia.

Abraço.

Realmente tinha essa ideia presente, mas no entanto é sempre bom ouvir comentários de pessoas mais experientes na aréa.

Ando numa fase de estudo sobre a matéria, só depois é que dou um paço em frente.

Publicado:
Boas noites, so iniciante neste campo e deparo-me com uma dificuldade de escolha. Estou indeciso em escolher a iniciação entre os aquários de água doce ou os de água salgada, ambos me atraem, mas a minha principal preocupação é o factor dinheiro.

Formei esta ideia sem qualquer tipo de base, mas tenho a sensação que os aquários de água salgada são mais dispendiosos que os de água doce. Gostava de ouvir varios conselhos de modo a ficar ilucidado.

Obrigado pela vossa colaboração. :lol:

Vou dar uma opinião pesoal mas atenção que sou suspeito para falar porque nunca trabalhei com água doce e não percebo nada disso. Não que perceba alguma coisa de água salgada mas na doce estou completamente "zerado" e na salgada já passei por algumas "coisitas".

posto isto, claro que a minha opinião será no sentido de defender a água salgada. Mas não posso falar em termos comparativos por não saber nada da outra. Pelo que tenho visto em lojas, os peixes de água doce parecem mais baratos.

Pensar na água salgada como cara parece-me um erro grave. Eu tenho um Citroen AX 11TRE e ando de carro com ele mas também podia ter um Ferrari (por acaso não porque não gosto além de não ter dinheiro para o comprar nem para o sustentar).

Onde quero chegar?

Se quiseres um aquário "Ferrari" tipo o dos Membros Rui Ferreira de Almeida ou como o Diogo Lopes teve então bem podes pensar em juntar muitos muitos Euros.

Mas há alternativas. Importa saber em primeiro lugar o que será caro?

Há alguns sistemas completos em venda nos classificados de agua salgada e por exemplo nos leilões está um do Membro João Branquinho que até me parece muito barato (e não, não estou a lamber as botas ao Administrador) porque mandei fazer um em Setembro e fiquei a saber que o preço por metro quadrado passava de quarenta e tal Euros no caso de 10mm de espessura do vidro para cerca de cento e setenta no de 12mm (espessura do que está a venda nos leilões). Juntando cerca de um Euro por metro linear a tudo isto, o silicone, a mão-de-obra e mais o IVA e ficamos com um problema. Acabei por ir directamente à fabrica (vidreira) ou não comprava o aquário. E desisti do que queria que era de 12mm e fui para o de 10mm devidamente "travado". Por isso, se o aquário não subir muito no leilão, está por muito bom preço atendendo a que ainda tras a calha de várias lampadas T5.

Depois há ainda o Percula 90 de um Membro de Alfornelos (não consigo encontrar o endereço mas posso te dar os contactos pessoais dele) que muitos criticam mas que pode ser muito bom para uns palhacitos, uma anemona, alguns corais moles, uma ou mais Caulastreas, e um ou outro peixe pequeno. Já vi o aquario ao vivo e está com umas alterções muito boas. Penso que andava pelos 550Euros mas era negociável. Se for para meter anemona eu tirava as duas WaveMarea de 2400l/h que ele ofrece com tudo o resto a quem comprar o aquario e ficava só com as bombas melhoradas que ele pos no sitio de origem (a tras do sexto vidro) o que evita acidentes como já tive com uma anemona que se meteu dentro de uma PowerHead (quando estava ligada e tudo aconteceu num fim-de-semana que estive fora o que significou perder tudo o que estava no aquário).

Por outro lado eu já montei um (que agora está desmontado na garagem) que era de 67cm por 40cm comprado no RuiMar em segunda mão por 25 ou 30Euros. Mandei fazer um refugio de 13cm por 40cm e ficou com 80 de comprimento. Levou com uma calha de duas PLL de 55W cada e tinha luz para dar e vender. Este aquário também funciona com o principio do sexto vidro ou seja com caixa depuradora (vulgo "sump") dentro do próprio aquário onde foi instalado um termostato de 50W um escumador "Berlin Air Lift 90" igual a este:

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=914

Uma bomba "HAILEA" igual a esta (mas era muito fraquinha)

http://www.seahorseshop.com/store/product_...products_id=799

para passar a agua de tras para a frente e mais duas PowerHead MaxiJet 1200 que fazem 1100l/h compradas por cerca de 40Euros cada no RuiMar.

Já era circulação a mais para ter Rodactis, Actinodiscos ou Ricordeas. Já podes perfeitamente ter Zoanthus, Sinulárias, Sarcos (que podem crescer muito e terá que ser "podado" ou vendido), Caulastreas e outros corais. Dois camaroes tipo "Lismatas", um Gobi amarelinho como o que a Carla tem para venda nos classificados e pouco mais. Mas não deixa de ser uma solução viável e que fica barata. Por isso não me falem que na aquariofilia de recife só há aquários caros...

Por trás, nos vários vidro que fazem a separação da caixa depuradora até conseguia ter, entre dois vidro e encostado à parede, um garrafão de 5l de agua mineral que enchia com agua de osmose para fazer a reposição porque quando entrava ar no garrafão (por baixar a água com a evaporação) caia água até deixar de entrar ar e consequentemente deixar de cair água.

Penso que será importante procurar muito, ler muito, defenir o que se gostaria de ter, depois o que se poderá ter e partir para a aquisição dos equipamentos e iniciar a montagem. Seja ela de recife, de ciclidios sul americanos ou africanos. Lembrei-me agora que afinal sei qualquer coisa de água doce pois sei que há tres grande lagos em Africa, o Malawi, o Tanganika e o Victória que são de àguas duras por estarem em meios de muito calcario e que podems er recriados em aquarios à semelhança do que tentamos fazer com os recifes e apresentam peixes muito bonitos (amarelos e azuis), alguns vivem dentro de conchas e ha outros que fazem incubacao bocal. Nos aquarios de ciclideos sul americanos encontramos por exemplo os discos e os neons, acho eu...

Por isso, o melhor será ver muitos dos vários generos e decidir...

Cumprimentos

Rolim

Publicado:

Boas Peixe Aranha

No "Post #4", talvez devido ao adiantado da hora o cerebro tenha começado a carborar mal, esqueci-me de referir duas questões importantes. Rocha Viva de boa qualidade e mudas frequentes de agua.

Quanto à agua, não sei bem e corrige-me se estiver errado, mas penso que o Pinhal Novo fica proximo do mar pelo que teras facilidade em conseguir agua natural para as famosas "TPAs" (Troca Parcial de Água) mas deves procurar umlocal sem poluição.

Como não percebo nada disto, não te posso dizer se está correcto ou não mas tenho ouvido falar em 50m desde a apanha da água até a introdução no aquario como tempo maximo aconselhável.

Os "50m" eram cinquenta minutos como facilmente se percebe e não cinquenta metros (brincadeirinha).

Francamente eu utilizo maioritariamente agua artificial porque de Coimbra ao mar demoro bastante mas já utilizei água da Praia da Tocha e da Praia da Gala (Figueira da Foz) e demorei sempre para cima de um par de horas. E nao marco os garrafoes pelo que se o primeiro a ser apanhado for o ultimo a entrar no aquario entao deve estar para ai umas tres ou quatro horas paradas. Nunca notei qualquer diferença.

Mas falam os entendidos em 50m e eles é que percebem disto e penso terem razao porque a agua parada pode começar a deixar morrer os micro-organismos que estao na agua e muita coisa morta a entrar no aquario, se nao for rapidamente consumida pelos corais pode ser prejudicial porque podera provocar um aumento de materia organica em decomposicao e consequentemente fertilizante para as inestecticas algas.

Por outro lado dizem os donos de loja que conheco que a agua dos nossos aquarios está entre 24 a 26 graus e que nós estamos a introduzir agua do mar que se fica pelos 14 a 18 o que significa que os micro-organismos levam com um choque de temperatura e morrem. Sera? Claro que os meus amigos precisam de vender sal sintectico por isso vamos aguardar melhores opinioes (no sentido de independencia porque nao estou a por em causa os bons conhecimentos dos donos de loja conseguidos com muitos anos de experiencia, pelo menos falando dos que conheco).

Quanto a rocha, já ouvi falar em dez a vinte porcento dos litros de água em quilos de rocha. OK, vamos aceitar as regras porque são sempre uteis mas acho que cada caso é um caso.

Uma vez vi comprar uma pedra numa loja que tinha chegado do Brasil e que era muito boa estando a qualidade confirmada não só pelo dono da loja mas também por um consultor de aquariofilia que la se encontrava. Uma pedar com onze a doze quilos e não era muito grande que ficou por cerca de duzentos euros. Mais tarde vi essa pedra no aquario e estava a levar com uma corrente muito forte produzida por uma bomba de circulação e num sitio com falta de alga coralina estava a mostrar o que era. Terra prensada que com a corrente muito forte estava a desfazer-se (abriu um buraco com o desgaste). Por isso, a rocha coberta de alga coralina fica muito bonita mas nunca sabempos o que está por baixo. Alem do mais a importancia da Rocha Viva está em manter no seu interior bacterias (para eliminar fosfatos, nitratos, nitritos...) e pequenos organismos como copepodes e amphipodes que consomem restos de comida e animais mortos e funciona assim, juntamente com o escumador, como o principal elemento de filtração do aquário de recife.

Ainda a respeito de rocha podes escolher entre blocos, "reefplates" (peças mais planas tipo pratos) e braços de coral. E já a há artificial.

Além do mais, como já disse, não percebo nada disto e também tenho muitas duvidas pelo que poderia ficar aqui a discutir sobre se a alga coralina não ira tirar a porosidade à rocha dificultando a circulação da agua pelo seu interior bem como o alojamento dos micro-organismos e se isso não será prejudicial mas não me parece que seja este o tópico ideal para isso nem que nesta fase isso tenha qualquer interesse para ti. E como a "seca" já vai grande, continuemos...

Pessoalmente, com já tenho vários aquarios com Rocha Viva, prefiro comprar coral morto e seco para escolher bem quanto a forma, peso, tamanho, buracos (para lguns peixes e outros habitantes que gostam) ... e depois deixar a maturar durante alguns meses em aquario próprio para o efeito. Claro que a Rocha Viva comprada na loja pode trazer "brindes" como pequenos polipos de corais que depois se desenvolvem mas atenção que também pode trazer a "fava" e que grande "fava" se apanharmos com algumas aiptasias, anemonas majano e/ou pequenos carangueijos prejudiciais ao sistema bem como parasitas para os animais do aquario.

Voltando a questão inicial do peso por litro de agua, na minha opinião dependerámuito do tipo de rocha. Se for muito compacta com muitos quilos acabas por ter uma pequena massa de rocha e se for muito porosa e muito esburacada com poucos quilos podes ter uma grande quantidade de rocha. Há quem defenda os "reefplates" porque são finos o que significa que o nucleo (mais compacto) será rodeado de uma camada muito porosa de Rocha Viva e o mesmo se passa com os braços de coral morto. Mas já comprei em bloco muito leve e cheia de buracos o que significa que parece grande mas não passa de pequenos pedaços de coral unidos entre si por pequenas ramificações o que faz dela, na minha opinião de quem pouco percebe, uma rocha muito boa.

Importa ainda referir que quanto mais pequeno maior poderá ser o risco de "catastrofe" com um pequeno acidente em que as consequencias podiam ser facilmente "absorvidas" num grande sistema. Sera importante uma correcta monitorização e muita atenção sobre o sistema. Mas por outro lado, no pequeno facilmente (e fica mais barato) se pode fazer uma muda de agua que (haja tempo e dinheiro) até pode passar a ser diária (de preferencia duas a tres vezes ao dia como as mares - brincadeirinha) e assim repor muitos dos nutrientes consumidos ("trace elements", calcio, magnésio...) sem ter que os comprar à parte e ao mesmo tempo retirar da agua fosfatos, amonia, nitritos, nitratos ...

Posto isto e o que está escrito anteriormente, penso que com pouco dinheiro se pode montar um bom e lindissimo aquario de recife.

No entanto não quero influencia a tua escolha. Como disse logo no inicio do "Post #4" sou suspeito porque só conheço a agua salgada...

Mas reconheço que ja vi lindissimos aquarios de ciclideos e vai tudo do gosto... E penso que do tempo disponível para o "hobby".

Cumprimentos

Rolim

Publicado:

Boas noites, com toda esta discrição promenorizada, fiquei muito mais ilucidado com a realidade dos aquários de

água salgada.

Eu tenho por hábito em tudo o que faço ser em grande, arranco logo do nada para o tudo, mas antes gosto de estudar primeiro os promenores. Na minha opinião os aquários de água salgada são muito mais bonitos, devido aos corais, esta minha forte inclinação deve-se também ao facto da minha familia estar ligada muito ao mar (o meu pai é pescador , o meu avó, e eu estou na marinha).

Mas minha preocupação maior, é o facto destes serem muito dispendiosos, não no arranque inicial (pois sei ke no inicio é mesmo assim) mas sim depois a sua manutenção (alimentação dos peixes, alimentação dos corais, os testes da água, ),dai eu assustar-me um pouco. Depois sempre tive a ideia que os aquários de água salgada são para pessoas já com algum nivel de experiencia bastante elevado (o que não é o meu caso).

Eis os principais problemas na minha decisão.

Dá me uma opinião, independentemente de ser um aquário de água salgada ou de água doce, eu gostava de iniciar logo com aquário com enormes dimensões, assim um de 400 litros. o que axas? (eu gosto de comprar logo o que gosto, axo que se gasta menos dinheiro, indo directo ao assunto).

já agora agradeço a ajuda. . . :lol:

Publicado: (editado)

Boas, um aqua com essas dimensões é o ideal para iniciar!

Onde gastas mais dinheiro é de início...

Pois tens de comprar quase todo o material para arrancares com sucesso e que de certa forma minimizas possiveis erros, ou que depois tenhas que voltar a comprar certo material que te enganastes na escolha ou então porque não é o mais adequado para o teu sistema!

Editado por FilipeASilva

Coral Gigante! (clica)

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado:

Olha,

Eu lancei-me directamente nos salgados sem ter passado pela agua doce e não me arrependo. Fui directo ao que gosto.Não tem nada a ver, mas também é preciso gostar. os salgados tem vantagens adicionais que não são habitualmente consideradas, por exemplo, eu adoro ir quinzenalmente ao cabo raso apanhar água e só o faço por causa do aquário .

E neste fórum encontras sempre alguém que te dá uma ajuda às tuas questões.

Em relação ao tamanho como não sei o dinheiro que tens para gastar não vou opinar.

No entanto, quero-te chamar a atenção que um aquario de 400 lts + uns 60 de sump vão representar custos mais elevados quer na aquisição de materiais, quer na manutenção. E não te esqueças dis consumos de electricidade. Mas como referi tens que ser tu a decidir mediante as tuas possibilidades.

De qualquer forma, se optares pelos salgados, acho que poderás começar com um aquario com cerca de 1 metro e 200/250 litros de capacidade.

Quero também chamar a atenção para o facto de actualmente se conseguir comprar material usado , em muito bos estado e com excelentes preços.

Um abraço e não penses muito. Avança :drinking:

JC

Publicado:

Boas,

Não vou aprofundar hoje a minha consideração sobre o assunto, visto que vou ter que sair, ( questões profissionais ), mas prometo que amanhã vou responder com mais disponibilidade e atenção.

Ontem, pedi à Vidromoldura um orçamento de ... mais... um aquário, no caso, um 120 x 50 x 50 em vidro de 12mm, com dois furos, um de 40mm para o esgoto e um de 32mm para o "ladrão" . Recebi hoje o dito orçamento. 225 euros. Para o aquário em questão, está um preço muito bom, até pela qualidade de construção a que eles nos habituaram.

Como disse, amanhã, volto a comentar neste Tópico.

Abraço,

Paulo

Publicado:

É sempre bom ler comentários de alguém mais experiênte, fico com mais ideias e uma melhor capacidade de decisão.

Explica-me algumas coisas, quando falas nas despesas de manutenção, refereste directamente ao que? só a electrecidade?! gostava que me desses sentidos mais concretos, para eu poder ter consciência dos gastos que futuramente irei ter que acarretar.

Gostava que me explicasses um outro promenor, ja li várias vezes que alguns aquários necessitam de um Stump. Já pesquisei mas ainda não consegui entender no que isso consiste?! Será que me poderias dar uma noção??!!

Obrigado pela

:twisted:

Publicado:

Boas,

Como prometido, vou dar a minha opinião, com alguns preços. De notar que a paciência é fundamental na aquariofilía, especialmente nos salgados. A aquisição de material pode ser feita aos poucos, consoante o orçamento disponível. Depois de reunido o material necessário para o arranque do sistema, pode começar-se a montagem calmamente e ir adquirindo o restante material posteriormente. Muitas vezes faz-se dos salgados um Tabú, quando se fala em preços. De facto, não sai barato. Mas, se quisermos um bom aquário plantado de boa qualidade, e das mesmas dimensões, a diferença não é assim tanta.

Assim sendo :

Aquário -- 120 x 50 x 50 ( 300 litros ) com dois furos - 225 euros

Sump ---- 100 x 30 x 40 ( 80 litros úteis ) - mando MP

Retorno -- Aqui tens duas opções

1 - ATI 1300 - 1200 l/h ( 20w ) --- 28.76 euros

2 - Hailea - 1750 l/h ( 50w ) ---42.43 euros

Aquecimento - 1 x 250w + 1 x 150 w --- Preço de mercado

Iluminação - 6 x 54w T5 ( 324w ) - Se fôr Diy, fica em cerca de 170 euros

Circulação - Sunsun 2 x 5000 l/h + 1 x 3000 l/h --- 13000 l/h --- 76 euros

Escumador - Vários modelos e preços, mas, podes optar por Diy

Reactor de kalk - Fácil de fazer Diy

Depois disto tudo, temos o mais caro. A Rocha Viva. Para este sistema, cerca de 30 kg + 10 kg de Rocha Morta. Aqui,podes optar por comprar usada a um membro, por cerca de metade do preço de loja. 8, 9, 10 euros/kg. A Rocha morta, compra-se por cerca de 5 euros/kg, ( de boa qualidade ).

Substracto, cerca de 30 kg de areia de coral moída, ou areia viva. - Preço de mercado, ou comprada a algum membro. ( já contemplada uma Dsb na sump ).

Equipa de limpeza - fácil de apanhar na nossa costa. ( Lê o artigo publicado na Bioaquária nº 10 ).

Como disse anteriormente, com calma, consegues montar um Reef de sucesso.

Abraço,

Paulo