Recommended Posts

Publicado

Tenho um problema, criam-se constantemente um género de um lodo no meu aquário, que fica castanho escuro (no areão) e dão um aspecto sujo e nojento ao aquário.

Já vi em varios topicos e pouco ou nada vi ou li sobre este lodo (ou algas)... Ele aparece nos vidros, envolve-se nas decorações, escurece o areão, cresce nas folhas das plantas (naturais e artificiais), etc... Estou cansado deste "tapede castanho escuro", pois não consigo me ver livre dele, por mais que limpe, volta...

Por isso gostava de saber se tenho de comprar algum peixe específico, pois já pensei em comprar dois limpa-fundos ou fazer alguma alteração no aquário ou se existe algum remédio pra isto?

Agradeço resposta...

claudiobruno

Claudiobruno

Publicado:

O set up do aqua pode ver mesmo aqui no proprio site da Aquariofilia.online (Claudio Bruno - Comunitário)...

Agora os teste da água, poderá demorar um pouco, pois trabalho o dia inteiro e só chego a casa lá pras 20h....

Posso adiantar que a temperatura da água está nos 26º/27º e o ph está nos 7º - 7.5º.... Nitritos, nitratos, amonia só lá para o fim do dia.

OK?

Claudiobruno

Publicado:

oi

não tenho bem a certeza, mas acho que algas castanhas é falta de iluminação, espero não estar a dizer nenhuma barbaridade.que iluminação tens e quantas horas esta ligada?

A Água está cada vez mais Viva!

Publicado:

eu tenho esse genero ""lodo"" mas é nas mangueiras do filtro, e penso que seja da claridade (luz sol) que entra na janela do quarto. Dentro do aquário sao algas...excesso de luz talvez? falta plantas naturais?

Falta-te o tal ""equilibrio"" que explicaram aqui no forum uma vez, pelo MRPCB.

:roll:

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Claudio,

Pelo que vejo nas fotos parece que tens falta de plantas, da Iluminação náo me parece que seja se 2x36w é porque o aqua deve de ser de 1,50m de comprimento? Deste modo não tens a iluminação ideal mas também não é tão deficitária quanto isso.

Tenta fazer uma muda de agua de 30%, limpando o filtro todo e aspirando o areao.

De qualquer forma se puderes diz quantos Litros tem o aqua, peixes que tens, e que tipo de filtro tens, assim será mais fácil!!!

Compra umas plantas de crescimento rápido sem necessidade de muita luz e coloca lá dentro, pode ser que melhore!!!

Cumprimentos,

Publicado:

'brigada pelas dicas...

De qq maneira aqui vai os valores da água:

Ph: 7.2

Amonia: 0.3 mg/l

Nitratos: 10 mg/l

Nitritos: 0.15mg/l

E aqui está as plantas naturais:

4 plantas Elódeas

http://www.aquaonline.com.br/plantas/elodea.jpg

6 plantas Anubia anã

http://www.aquaonline.com.br/plantas/anubiasnana.jpg

2 plantas Ninféa Vermelha

http://www.aquaonline.com.br/plantas/nymphearubra.jpg

Tambem estou a pensar comprar dois limpa-fundos, pois não tenho nenhum. Os peixes que tenho são platy's, espadas, neons, danios zebra, labeos bicolor, 2 botiase um tetra de fogo....

espero que ajude...

Claudiobruno

Publicado:

Boas,

Essas algas castanhas devem ser diatomáceas. Desenvolvem-se muito quando a água tem silicatos. Eu tenho esse problema nos aquários sem plantas (no plantado não há quase nenhuma alga :roll: )

Por essa razão, parece-me que podes resolver o problema introduzindo mais plantas, como aqui disseram

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Cool...

São pessoas assim que fazem este forum tão prestativo...

Obrigado pelas dicas...

De qq maneira, além de seguir as dicas, vou comprar os dois limpa-fundos...

Claudiobruno