Vitor Moreno Publicado Novembro 10, 2008 Publicado Novembro 10, 2008 tenh já à algum tempo alguns pés de Cryptocoryne Wentdi "red" que se tem desenvolvido razoávelmente bem, com o crescimento de novas folhas e o desenvolvimento de rebentos, ainda que nunca se tenham tornado "frondosas". No entanto tenho verificado que desde sempre as folhas apresentam o pé longo, enrolam-se nos bordos e, nalguns casos, chegam até a "encaracolar" o que acaba por retirar beleza à planta. Mais acrescento o meu aquário tem uma montagem com mais de 5 anos, é de 60 litros, com ph 7, uma lâmpada de 15 W Aqua-Glo da Hagen, areão sem substrato e adubo semanalmente com PlantaMin da Tetra. Para além da Cruptocoryne tenho uma Espada Amazonica que se tem sempre desenvelvido muito bem ( 1-2 folhas por semana) e Feto de Java que se desenvolve medianamente sobre um tronco na zona central do Aquário. Recentemente dei uma poda a um vizinho meu, para um aquário novo, com substrato e fundo de areia, onde a planta já não apresenta as folhas com os problemas que referi. Alguem tem alguma ideia do que poderá causar os problemas referidos na Cryptocoryne? Desde já agradeço a Vossa atenção
Octávio Alves Publicado: Novembro 10, 2008 Publicado: Novembro 10, 2008 O mais provável é ser da luz, eu já mantive essa planta, quanto a tinha mesmo debaixo da lâmpada ela crescia que se fartava, e agora que a pus mais para trás, ela não se tem desenvolvido muito e até algumas folhas se soltam.
Vitor Moreno Publicado: Novembro 13, 2008 Autor Publicado: Novembro 13, 2008 Desde já agradeço a tua opinião. Eu admito que possa ser "só" da "pouca" luz.... estou a pensar duplicar a iluminação (talvez lá pró fim do ano) mas será k tb falta algum tipo de nutrientes... na verdade apenas coloco o PlantaMin k (penso ser apenas um reforço de ferro)... ñ coloco potássio, outros Micronotrientes nem CO2(este tenho receio k possa baixar mto o pH). alguém com mais alguma opinião?
Vitor Moreno Publicado: Novembro 14, 2008 Autor Publicado: Novembro 14, 2008 Aproveito pra deixar imagem do aqua"zinho" com a planta em causa à direita e respectivo pormenor, deve ajudar a avaliar melhor o k descrevi... obrigado
Mário Publicado: Novembro 14, 2008 Publicado: Novembro 14, 2008 Olá Acho que o facto de os pés ficarem um pouco longos se devem à pouca iluminação que tens. Não que isso seja um grande problema, porque o resto das plantas até têm muito bom aspecto. Experimenta enterrar umas pastilhas de fertilizantes junto das raizes, para ver se ela desperta um pouco. As minhas adoram. :D As minhas Cryptos também começaram a ficar assim e reparei que melhoraram bastante quando comecei a introduzir Decalcit semanalmente por causa das Ampulárias. Também podes experimentar para ver se resulta. Só para teres uma ideia aqui fica o meu pomar de Cryptos. :D são sem duvida das minhas plantas favoritas. PS:Gostei do aquário.
vitorhugof Publicado: Novembro 14, 2008 Publicado: Novembro 14, 2008 Já tenho a minha opinião praticamente formada, mas para ter certezas responde-me ao seguinte: -Numero de horas de iluminação diária? -Temperatura da agua?
Vitor Moreno Publicado: Novembro 14, 2008 Autor Publicado: Novembro 14, 2008 (editado) Comparado com o teu aqua ... o meu está "às escuras" :D . Já agora k pastilhas usas e fazes outros nutrientes? Já tenho a minha opinião praticamente formada, mas para ter certezas responde-me ao seguinte: -Numero de horas de iluminação diária? -Temperatura da agua? -Numero de horas de iluminação diária -> 9 - 22 (são 13 horas .... mas axo k só 15 w é pouco pra ter menos horas ... :D ) -Temperatura da agua -> agora 25º .... de verão sobre até aos 28º (está numa divisão "quente" durante a tarde)... mas nunca notei especiais alterações nas plantas! Estou a pensar retirar a tampa e colocar uma calha da Hagen com capacidade para 2 lampadas T5 HO de 24W, (Power Glo de 18000K e Life Glo de 6700K)? Eu uso o Flora Pride da Tetra k parece já ter ferro e potássio (pensava k era só Fe mas o site da Tetra diz k tb tem K), ainda assim estava a pensar preparar uma solução de KCl caseiro e vou começar a colocar diáriamente Micros (Plant Gro da Nutrafin). K e vos parece estas alterações (luz e nutrientes)? Editado Novembro 14, 2008 por Vitor Moreno
vitorhugof Publicado: Novembro 14, 2008 Publicado: Novembro 14, 2008 Vamos lá ver.... A tua selecção de plantas não é muito feliz ao nível das suas necessidades. A dica que te vou deixar tem como foco a recuperação da planta para a qual pedis-te ajuda, e não olhando o aquário como um todo, pois tal não é possível devido ao que disse no parágrafo anterior: Baixa o tempo de iluminação para 11 horas e meia. Eu sei que por cá ainda não está debatida esta questão (Temperatura vs Iluminação(potencia e quantidade) ), mas se tomares esta medida irás comprovar que tenho razão.
Vitor Moreno Publicado: Novembro 14, 2008 Autor Publicado: Novembro 14, 2008 (editado) Vamos lá ver....A tua selecção de plantas não é muito feliz ao nível das suas necessidades. A dica que te vou deixar tem como foco a recuperação da planta para a qual pedis-te ajuda, e não olhando o aquário como um todo, pois tal não é possível devido ao que disse no parágrafo anterior: Baixa o tempo de iluminação para 11 horas e meia. Eu sei que por cá ainda não está debatida esta questão (Temperatura vs Iluminação(potencia e quantidade) ), mas se tomares esta medida irás comprovar que tenho razão. As plantas são apenas a Espada Amazónica (axo eu k é esta planta), a Crypto red, Fetos de java sobre e tronco e num dos cantos, e colokei hà cerca d 2 semanas alguns pés de Echi. quadricostatus k já enraízaram, mas pouco mais k isso (o meu objectivo era ter apenas plantas sul americanas... ). Parece t existir alguma especial incompatibilidade entre as plantas (sim, eu sei, o feto ñ é sul-americano ...) Então entendes k tenho iluminação suficiente ou a tua sugestão tem como principal objectivo baixar, ou antes, não aumentar a temperatura. é k sendo assim ñ necsssito de gastar dinheiro na nova calha... Editado Novembro 14, 2008 por Vitor Moreno
Mário Publicado: Novembro 15, 2008 Publicado: Novembro 15, 2008 Comparado com o teu aqua ... o meu está "às escuras" . Já agora k pastilhas usas e fazes outros nutrientes? -Numero de horas de iluminação diária -> 9 - 22 (são 13 horas .... mas axo k só 15 w é pouco pra ter menos horas ... :D ) -Temperatura da agua -> agora 25º .... de verão sobre até aos 28º (está numa divisão "quente" durante a tarde)... mas nunca notei especiais alterações nas plantas! Estou a pensar retirar a tampa e colocar uma calha da Hagen com capacidade para 2 lampadas T5 HO de 24W, (Power Glo de 18000K e Life Glo de 6700K)? Eu uso o Flora Pride da Tetra k parece já ter ferro e potássio (pensava k era só Fe mas o site da Tetra diz k tb tem K), ainda assim estava a pensar preparar uma solução de KCl caseiro e vou começar a colocar diáriamente Micros (Plant Gro da Nutrafin). K e vos parece estas alterações (luz e nutrientes)? Olá Tenho 84w para 135L, mas as Cryptos até nem são muito exigentes a nivel de luz. As pastilhas que uso são as Floreplus da Sera, tenho tido bons resultados. Além disso faço fertilização diária da Seachem. Acho que fazes bem em alterar a iluminação, as plantas certamente agradecerão, mas em vez da lampada de 18000k optava por uma de 10000k, essa é capaz de ser muito azulada. Em relação à solução de KCL, é uma questão de experimentares e veres o resultado. 1 Abraço
Godlike Publicado: Novembro 15, 2008 Publicado: Novembro 15, 2008 O espectro de 18000k não é aproveitado pelas plantas!!! O mais adequado é 5400 a 6500k mas a de 6500k dá um tom mais cristalino há água e consegues conciliar a estética com o aproveitamento. Mete também pastilhas de fertilização no fundo do areão perto das plantas, e vais ver que elas melhoram.. Já tive cryptos num substrato pobre e notei que o seu crescimento das folhas tendia a crescer em altura. Para esse tipo de flora uma relação de 0.5W/L chega prefeitamente! Cumps Cumps
Vitor Moreno Publicado: Novembro 15, 2008 Autor Publicado: Novembro 15, 2008 desde já obrigado plas Vossas opiniões. Provavelmente vou msmo aumentar a capacidade luminosa do meu aqua , certamente k terei mais possibilidades d escolha de plantas. Relativamente às lâmpadas as k indiquei (Power Glo de 18000K e Life Glo de 6700K) são as k existem na Loja k habitualmente frequento e, penso eu, as k a Hagen tem disponiveis. Sabem s a Hagen tem lampadas com outras temperatura luminosas (Kelvin) e/ou sugerem m outras marcas?
Godlike Publicado: Novembro 15, 2008 Publicado: Novembro 15, 2008 (editado) desde já obrigado plas Vossas opiniões. Provavelmente vou msmo aumentar a capacidade luminosa do meu aqua , certamente k terei mais possibilidades d escolha de plantas. Relativamente às lâmpadas as k indiquei (Power Glo de 18000K e Life Glo de 6700K) são as k existem na Loja k habitualmente frequento e, penso eu, as k a Hagen tem disponiveis. Sabem s a Hagen tem lampadas com outras temperatura luminosas (Kelvin) e/ou sugerem m outras marcas? Tens varios patrocinadores do forum que comercializam calhas.. Mas tb podes Falar com o membro sergio caneca que ele arranja lampadas para o pessoal a bons preços mesmo! Editado Novembro 15, 2008 por Godlike Cumps
Vitor Moreno Publicado: Novembro 15, 2008 Autor Publicado: Novembro 15, 2008 (editado) Tens varios patrocinadores do forum que comercializam calhas.. Mas tb podes Falar com o membro sergio caneca que ele arranja lampadas para o pessoal a bons preços mesmo! já pedi opinião/proposta a alguns dos patrocinadores. já recebi uma proposta mas para instalar uma calha de 4x24 W.... ñ será demasiado para um aquário com cerca de 50 litros brutos!? quanto ao sergio caneca, inda ñ tive o prazer d o contactar.... mas parece m k tal só s justifica depois da ter (ou ñ) a calha. Obrigado. Editado Novembro 16, 2008 por Vitor Moreno
Vitor Moreno Publicado: Novembro 16, 2008 Autor Publicado: Novembro 16, 2008 (editado) Vamos lá ver....A tua selecção de plantas não é muito feliz ao nível das suas necessidades. A dica que te vou deixar tem como foco a recuperação da planta para a qual pedis-te ajuda, e não olhando o aquário como um todo, pois tal não é possível devido ao que disse no parágrafo anterior: Baixa o tempo de iluminação para 11 horas e meia. Eu sei que por cá ainda não está debatida esta questão (Temperatura vs Iluminação(potencia e quantidade) ), mas se tomares esta medida irás comprovar que tenho razão. segui a tua sugestão... tá das 10h30 ás 22h00... tb comecei macro e Fe diário (respectivamente 1 e 0,5 ml) e mantenho os 24º, parece k os peixes ñ queixam... continuo é com dúvidas quanto ao upgrade da iluminação (2, 3 ou 4 lampadas T5...!?) Editado Novembro 16, 2008 por Vitor Moreno
Vitor Moreno Publicado: Novembro 21, 2008 Autor Publicado: Novembro 21, 2008 Ninguém dá umas dicas sobre o upgrade da iluminação? Justifica s 3x24w T5 ou bastam 2x24w? E quanto aos Kelvins? desde já agradeço a colaboração
Keano-16 Publicado: Novembro 22, 2008 Publicado: Novembro 22, 2008 Na última foto, qual é o nome da planta no canto inferior direito? Aquela que bem Co2ada e fertelizada fica vermelhita/castanha?
Mário Publicado: Novembro 22, 2008 Publicado: Novembro 22, 2008 Ninguém dá umas dicas sobre o upgrade da iluminação? Justifica s 3x24w T5 ou bastam 2x24w? E quanto aos Kelvins? desde já agradeço a colaboração :-D Olá com 2x24w já ficas muito bem servido, mas podes sempre meter já a 3ª lampada e depois, caso venhas a ter plantas que sejam mais exigentes, liga-la. Em relação aos Kelvins, podes optar por combinar 2 espectros entre os 4200K e os 10000K é tudo uma questão de gosto. Já ouvi dizer que valores de K mais altos promovem um crescimento mais denso e com menos altura das plantas. Vou agora comprar mais um aquário de 60L e a calha vai ser DIY 3x24w T5 e vou meter 1x1000k mais 2x6500K mais Moonlight. 1 Abraço Na última foto, qual é o nome da planta no canto inferior direito? Aquela que bem Co2ada e fertelizada fica vermelhita/castanha? Olá Presumo que estejas a falar da minha foto. Quando a comprei o vaso vinha identificado como Cryptocoryne Wenditi Tropica e acredito que seja mesmo, as folhas têm um tom quase Bordeaux com uns reflexos verdes. Vinha muito mal tratada, era verde com as folhas minusculas e redondas. Demorou um tempão a adaptar-se, passou por um melt em que quase morreu, mas quando aumentei a iluminação e introduzi CO2 literalmente explodiu. Neste momento tenho 5 plantas, algumas com mais de 50 folhas tudo resultante dessa lutadora. São umas plantas fantásticas. 1 Abraço
Vitor Moreno Publicado: Novembro 24, 2008 Autor Publicado: Novembro 24, 2008 (editado) Olá com 2x24w já ficas muito bem servido, mas podes sempre meter já a 3ª lampada e depois, caso venhas a ter plantas que sejam mais exigentes, liga-la.Em relação aos Kelvins, podes optar por combinar 2 espectros entre os 4200K e os 10000K é tudo uma questão de gosto. Já ouvi dizer que valores de K mais altos promovem um crescimento mais denso e com menos altura das plantas. Vou agora comprar mais um aquário de 60L e a calha vai ser DIY 3x24w T5 e vou meter 1x1000k mais 2x6500K mais Moonlight. 1 Abraço obrigado Mário pela tua participação e ajuda. boa sorte para o teu novo aqua, só por curiosidade vai dando notícias de como vai decorrendo a montagem. Já agora e quanto á calha k vais utilizar... foste tu ou vais ser tu a monta la? seguiste ou vais seguir algum Tópico aqui do forum? Editado Novembro 24, 2008 por Vitor Moreno
Godlike Publicado: Novembro 24, 2008 Publicado: Novembro 24, 2008 Se tens 50LT brutos, com 2x24w já ficas bem servido... e não vais precisar de mais... deduzindo que deves ter uma altura de 30 cm de aquario.. Olha eu optava por 1x24w 6500k + 1x24w 8000k... Se pretenderes promover mais os vermelhos das plantas podes optar em vez de 8000k uma de 4200k, mas esta ultima de 4200k tem um tom amarelado e a água fica perde um pouco a cor cristalina.. CUMPS Cumps
Vitor Moreno Publicado: Novembro 25, 2008 Autor Publicado: Novembro 25, 2008 Se tens 50LT brutos, com 2x24w já ficas bem servido... e não vais precisar de mais... deduzindo que deves ter uma altura de 30 cm de aquario.. Olha eu optava por 1x24w 6500k + 1x24w 8000k... Se pretenderes promover mais os vermelhos das plantas podes optar em vez de 8000k uma de 4200k, mas esta ultima de 4200k tem um tom amarelado e a água fica perde um pouco a cor cristalina.. CUMPS Obrigado pla tua opinião. o meu aqua tem efectivamente os 30 cm d altura e a capacidade bruta é efectivamente d 50lt (+-), ñ sei conheço com exactidão é a capacidade real, provávelmente rondará os 35 lt. Mto provavelmente já ñ vou comprar a calha da Hagen, parece ter boa qualidade e esteticamente agradável... mas é cara, rondando os 200 €. tenho já uma proposta do Ramirezi de 2x24W t5 no valor d 115,00 € + portes e a minha lj da aquarofilia falou m numa calha com 3x24W que estará a um bom preço... mas tenho k confirmar melhor alguns pormenores, nomeadamente só funciona com as 3 lâmpadas ou s tem outras combinações (p.ex. 2 + 1)
Recommended Posts