Limpar filtro


Recommended Posts

Boas!

 

Eu estava com a ideia de que se devia lavar o filtro semanalmente, e costumo lava-lo após o tpa.

É um filtro interno num aqua de 32l.

 

A minha dúvida apareceu ao ler este post de um outro utilizador:

 

Limpar o filtro nem por sonhos

Vais destruir a filtragem biologica, se tiveres de limpar as espongas de filtragem usa agua do aquario dos TPAs.

Red´s ??? Peixes vermelhos ? È isso ? Quantos ?

 

 

Deve-se ou não limpar o filtro?

Das poucas vezes que o lavei até o liguei a um alguidar à parte pois das outras vezes que não o fiz ele libertou um liquido que acho ser sujidade(deixa o cimo de água às cores).

 

Obrigado pela atenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Semanalmente nem pensar!!

Podes limpar as ceramnicas tipo uma vez por mes, mas a esponja interna SEMPRE com agua do aquario.Como é k é o teu filtro? Só tem uma esponja? E o teu Aqua qual é a flora? Tipo nao ha uma regra de 3 simples para isto , depende da quantidade de peixaria :Fade-color

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Limpas quando achares que está a perder potencia ou quando então já estás há muito tempo sem o limpar.

 

Quando o limpares lava-o com água do aquário e se tiveres alguma coisa demasiado suja que queiras substituir por nova troca-a, desde que não troques o conteudo todo uma só vez.

 

Isto é pq o cloro da água mata as bactérias nitrificantes do teu filtro, e se mudares o conteudo todo numa limpeza vais deitar todas as bactérias para o lixo.

 

Espero ter ajudado

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas ;)

 

Semanalmente nem pensar!!

Podes limpar as ceramnicas tipo uma vez por mes, mas a esponja interna SEMPRE com agua do aquario.Como é k é o teu filtro? Só tem uma esponja? E o teu Aqua qual é a flora? Tipo nao ha uma regra de 3 simples para isto , depende da quantidade de peixaria biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Tenho uns quantos pés de ceratophilum demersum, valisneria, cryptocoryna wendtii green e rotala rotundifolia.

Peixes tenho 3 guppys, 5 reds e 8 ampulárias.(mais para breve)

O filtro só tem uma esponja.

 

Já agora, o que são as ceramicas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não estou a ver um filtro interno dum aquário de 32 l poder levar cerâmicas, ou pelo menos compensar comprá-las.

 

No teu lugar cortava a esponja de alto a baixo em duas partes e apenas lavava uma de cada vez assim que o débito começasse a ser muito fraco.

 

Quanto a lavar as esponjas ou outras massas filtrantes na água da TPA, acho inútil. A água do aquário tem um número insignificante de bactérias do ciclo. Estas estão instaladas nas superfícies e é lá que actuam, sendo que a maior dessa área está no filtro.

 

Para além disso, ao esfregares o lixo da esponja, também esfregas as bactérias pró galheiro.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.