Escolha de UV


Recommended Posts

Boas,

 

Precisava de comprar um UV, mas sinceramente não tenho tido tempo para ver marcas e modelos. Será que me podiam recomendar algum?

 

 

 

-90 litros reais

- Eheim 2213, o caudal indicado é de 440 L/H e não tenho torneiras para reduzir o mesmo.

 

 

Cumps.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Precisava de comprar um UV, mas sinceramente não tenho tido tempo para ver marcas e modelos. Será que me podiam recomendar algum?

 

 

 

-90 litros reais

- Eheim 2213, o caudal indicado é de 440 L/H e não tenho torneiras para reduzir o mesmo.

 

 

Cumps.

 

Eu já usei um de 6W da Aquarium Systems.. muito bom... recomendo... vê no link em baixo mais info - (UV-C WATER CLARIFIER):

 

http://www.aquariumsystems.eu/EN/bassins.html

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E esses são vendidos em Portugal? Esqueci-me de referir que preciso do filtro com alguma urgência, estou com alguns problemas na água, pelo que terá que ser um que esteja disponível habitualmente nas lojas.

 

E em termos de potência? Já tive aqui a ler que deverá ter um fluxo entre 35 a 95 litros por hora por Watt.

 

 

Obrigado.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já deves ter reparado que falo sempre na mesma marca: JBL.

 

Um aparelho de 5 Watts e uma bombinha de 100 l/h. A lâmpada tem 5000 horas de duração.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E esses são vendidos em Portugal? Esqueci-me de referir que preciso do filtro com alguma urgência, estou com alguns problemas na água, pelo que terá que ser um que esteja disponível habitualmente nas lojas.

 

E em termos de potência? Já tive aqui a ler que deverá ter um fluxo entre 35 a 95 litros por hora por Watt.

 

 

Obrigado.

 

O que eu te falei (6W) comprei aqui no algarve (faro), custou-me 80€

 

O fluxo, desde que respeites minimamente os débitos recomendados, não há problema.

 

No meu caso, tinha a funcionar durante 1-2 horas por dia com uma bomba que fazia 300 l/h ---- resolveu-me o problema da água verde, num instante.

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é mesmo água verde. Não sei se percebi bem, quando falam em bomba é uma bomba de circulação à parte, não é o filtro certo? Não se precisa assim de um filtro uv tão potente com a tal bomba?

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo uma bomba à parte.

Quanto à água verde, o débito para esse problema é de 100 a 200 l/h.

 

Se fosse para esterilização, então a bomba deveria ser de 50 a 100 l/h.

 

Isto para 5 Watts.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho um JBL de 9w a funcionar com uma bomba de circulação Eheim Compact, que debita 300lts/hora. O meu aquário é de 200lts, por isso, para ti, o de 5w é suficiente. Não sei é se vais conseguir arranjar isto por cá a preços acessíveis... na aquaristic custa 49,96€ (JBL AquaCristal UV-C 5 W). Quando comprei o meu, andei a ver preços por cá e assustei-me... cheguei a ver ao dobro do preço da Aquaristic! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo uma bomba à parte.

Quanto à água verde, o débito para esse problema é de 100 a 200 l/h.

 

Se fosse para esterilização, então a bomba deveria ser de 50 a 100 l/h.

 

Isto para 5 Watts.

Cumps.

 

 

Boas, já agora podes desenvolver mais os teus cálculos? :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já agora podes desenvolver mais os teus cálculos? :mrgreen:
Trocado, vê o link postado no fórum pelo AGA: http://www.aquaristikshop.com/download/pdf/JBL_UV_GB.pdf

Boas,

Foi precisamente numa tabela como essa que dei os meus "cálculos". Foi no site da JBL.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já agora podes desenvolver mais os teus cálculos? bigsmile

No link que coloquei da aquaristic, também lá está a tabela! :P

 

... na aquaristic custa 49,96€ (JBL AquaCristal UV-C 5 W)...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trocado, vê o link postado no fórum pelo AGA: http://www.aquaristikshop.com/download/pdf/JBL_UV_GB.pdf

 

 

Boas,

Foi precisamente numa tabela como essa que dei os meus "cálculos". Foi no site da JBL.

Cumps.

 

 

No link que coloquei da aquaristic, também lá está a tabela! :P

 

 

Obrigado bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou podes procurar por aqui, tem malta que pôs tópicos nos DIY com UVs feitos em casa e até fazem por encomenda.

Tens também uns modelos da Boyu, nas Ornimundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, os DIY são bons mas não são tão bons como os de marca, porque não usam tubo de quartzo entre o UV e a água, diminuindo a sua eficiência (o Cabete que me desculpe, ele faz uns DIY 5*, alguns mesmo simplesmente fantásticos, mas no caso do UV, mais vale comprar, a diferença de preço não é tão grande assim).

 

Agora, porque é que queres comprar em Portugal? Um JBL de 9W (5W acho pouco para 90l) mandado vir da Alemanha custa-te €49 mais €15 de porte, novinho em folha; com isso, poupas uns €40 em relação ao que pagarias aqui, ou mais. Se apreveitares e mandares vir outras coisas, os portes ficam-se nos €15... portanto é maior o ganho.

 

Por ex:

 

http://cgi.ebay.de/JBL-AquaCristal-UV-C-9W...%3A1|240%3A1318

 

mas há mais sítios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei um UV de 9W por 50€ da Aquael, liguei-o ao meu filtro 2211 e não me retirou assim tanto fluxo quanto isso. Mas tb tnho um aqua de 60L e o filtro UV para esse até sobra!!

 

Não achei necessário ligar a uma bomba independente.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

para um aqua de 200L qual o UV mais indicado em termos de W.

 

Cumps

Diogo

 

Um de 5 - 6 - 9W serve perfeitamente

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

para um aqua de 200L qual o UV mais indicado em termos de W.

 

Cumps

Diogo

Boas,

Depende do teu objectivo: se quiseres esterilizar a água precisas de 11 Watts. Se for só para eliminar micro-algas, 5 watts chegam.

Estas informações retirei-as do site da JBL.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que acham deste UV?

 

http://pet4you.net/index.php/peixes/equip....sun-jup-01.html

 

Cumps

Diogo

Espero que o débito que passa em frente à lâmpada de UVCs não seja os 800 l/h, senão os UVCs estão lá para enfeitar.

Cump,

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é assim, acabei por comprar o da Tetra (não havia JBL), com uma lâmpada de 5W. Filtro + Bomba ficou por cerca de 85€. Se encomendasse do estrangeiro não ficava a ganhar muito porque acabava por perder o investimento nas plantas, daí ter alguma urgência na compra.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, só mais uma questão. A bomba que tenho aqui da Sicce, traz um folheto com um gráfico, com L/H em função de H, cujas unidades são "m". Isto é o fluxo em relação a quê? À altura?

 

Tem cinco botões de regulação, mas segundo o que percebi para sabermos a litragem/hora da bomba teremos que analisar o tal gráfico...

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.