pedromelao Publicado: Novembro 26, 2008 Share Publicado: Novembro 26, 2008 "Carta aberta á Fealmar Antes de mais, os meus parabéns pelo enorme contributo que têm dado à ficção nacional. As telenovelas à muito que nos “educam”, influenciam os comportamentos, levam-nos a ponderar as nossas acções e transmitem-nos valores, tais como, o respeito pelo próximo, pela natureza e pelos animais. Ao assistir a um episódio da telenovela “Feitiço de amor”, reparei que na clínica veterinária, existe uma pequena “jarra” com um vulgo kinguio conhecido como peixe dourado. Sendo eu uma apaixonada por aquariofilia vejo-me na obrigação de vos informar que essas não são (de modo algum) as condições ideais, para esse ou qualquer outro peixe, de água fria ou quente. Esta espécie (carassius auratus) , em adulto atinge os 15-30 cm, necessita de um aquário com um mínimo de 160 litros. Vive entre 10 a 20 anos(podendo em alguns casos viver mais) e necessita de um aquário com as dimensões mínimas citadas anteriormente com bastante filtragem e aeração, assim como pelo menos uma companhia da mesma espécie. Compreendo esta pequena falha, visto que, é um erro frequente. São inúmeros os lares que têm os famosos globos com um ou mais peixes. No entanto a rectificação parece-me importante, porque a acção se passa numa clínica veterinária. Apelo ao vosso bom senso e acredito que irão retirar ou substituir a “jarra” por outro objecto de decoração. Poderá mesmo ser outro aquário, mas com outro tipo de peixe, mais indicado para aquários de pequenas dimensões. Por exemplo, um aquário de uns 40 litros(que não ocupa quase espaço nenhum) com equipamento de filtragem (agora aqui temos de decidir que espécies lhes sugerir) Grata pela vossa atençao." Que acham? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
martafx Publicado: Novembro 26, 2008 Share Publicado: Novembro 26, 2008 Acho que estamos no bom caminho... A carta está quase pronta. Obrigada pela ajuda Pedro. vamos esperar para ver o k os outros membros dizem. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Daniel Santos Publicado: Novembro 26, 2008 Share Publicado: Novembro 26, 2008 Apoio, e essa carta ta perfeita. * Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Costa Publicado: Novembro 27, 2008 Share Publicado: Novembro 27, 2008 (editado) "Carta aberta á Fealmar Antes de mais, os meus parabéns pelo enorme contributo que têm dado à ficção nacional. As telenovelas à muito que nos “educam”, influenciam os comportamentos, levam-nos a ponderar as nossas acções e transmitem-nos valores, tais como, o respeito pelo próximo, pela natureza e pelos animais. Ao assistir a um episódio da telenovela “Feitiço de amor”, reparei que na clínica veterinária, existe uma pequena “jarra” com um vulgo kinguio conhecido como peixe dourado. Sendo eu um(a) apaixonado(a) por aquariofilia vejo-me na obrigação de vos informar que essas não são, de modo algum, as condições ideais, para esse ou qualquer outro peixe, de água fria ou quente. Esta espécie (carassius auratus), em adulto atinge os 15-30 cm, necessita de um aquário com um mínimo de 160 litros. Vive entre 10 a 20 anos(podendo em alguns casos viver mais) e necessita de um aquário com as dimensões mínimas citadas anteriormente, com bastante filtragem e aeração, assim como pelo menos uma companhia da mesma espécie. Compreendo esta pequena falha, visto que, é um erro frequente. São inúmeros os lares que têm os famosos globos com um ou mais peixes. No entanto a rectificação parece-me importante, porque a acção se passa numa clínica veterinária. Apelo ao vosso bom senso e acredito que irão retirar ou substituir a “jarra” por outro objecto de decoração. Poderá mesmo ser outro aquário, mas com outro tipo de peixe, mais indicado para aquários de pequenas dimensões. Por exemplo, um aquário de uns 40 litros(que não ocupa quase espaço nenhum) com equipamento de filtragem (agora aqui temos de decidir que espécies lhes sugerir) Grata(o) pela vossa atençao." bom dia fiz umas pequenas correções a vermelho...... Editado Novembro 27, 2008 por Nuno Costa Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo A. Silva Publicado: Dezembro 16, 2008 Share Publicado: Dezembro 16, 2008 (editado) Hoje, enquanto dava de comer á "piquena", olhava para a tvi com olhos de sono, ou seja, não vi nada, mas numa cena, vejo um bruto aquário, que parecia os Standart 150x50x50, bem abastecido de plantas, verdinhas e bonitas, um cardume que não consegui identificar, e pelo menos 4 Discus. Um aquário que respirava saude, pelo menos aparentemente, Flora verdinha e quanto á Fauna...o cardume passeava calmamente enquanto os Discus, totalmente desinibidos, mostravam as suas barbatanas "abertas", e as suas cores na mais bela forma... EDIT: Telenovela: "Podia acabar o mundo". Editado Dezembro 16, 2008 por Ricardo A. Silva Cumprimentos, Ricardo A. Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Dezembro 16, 2008 Share Publicado: Dezembro 16, 2008 Pois meus amigos eu também não li este tópico, mas tal como alguns de vocês vi alguns episódos dessa novela e (por sorte) sou amigo de um dos responsáveis pela cenografia da novela em questão. Evidentemente falei-lhe do assunto e observei nele uma admiração semi-envergonhada. Pedi-lhe para transmitir a minha obsrvação á produção (o que acredito que ele tenha feito) e informei-o que certamente haverá alguém neste fórum com conhecimentos e disponibilidade para acessorar uma futura produção onde seja necessária a inclusão de um aquario. Só posso dizer que ele me agradeceu a critica! (agora se calhar nunca mais vamos é ver peixinhos nas produções da TVI... LOL) Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Costa Publicado: Dezembro 16, 2008 Share Publicado: Dezembro 16, 2008 Agora se calhar nunca mais vamos é ver peixinhos nas produções da TVI... LOL bom dia desde já obrigado pela cirtica feita à pessoa certa. No entanto, se for possivel, explica a essa pessoa que o que se pretende não é acabar com os peixes nos aquarios, mas sim acabar com as "incorreções" ou "maus tratos" aos peixes. Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sarapintas Publicado: Dezembro 18, 2008 Share Publicado: Dezembro 18, 2008 Hoje, enquanto dava de comer á "piquena", olhava para a tvi com olhos de sono, ou seja, não vi nada, mas numa cena, vejo um bruto aquário, que parecia os Standart 150x50x50, bem abastecido de plantas, verdinhas e bonitas, um cardume que não consegui identificar, e pelo menos 4 Discus. Um aquário que respirava saude, pelo menos aparentemente, Flora verdinha e quanto á Fauna...o cardume passeava calmamente enquanto os Discus, totalmente desinibidos, mostravam as suas barbatanas "abertas", e as suas cores na mais bela forma... EDIT: Telenovela: "Podia acabar o mundo". Por acaso tb já tinha repardo nesse grande pequeno pormenor... aparentemente esse aquario está mesmo muito bem tratado! Duvido que tenho sido as produções da tvi a ter o cuidado de montar esse aquario de propósito para as gravações já me parece um aquario bem maduro... cumps CumpsPedro Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts