Recommended Posts

Publicado

Quando comprei o meu 1º Aqua (56 L) em finais de Agosto, apaixonei-me por este peixe (colisa cobalto) e comprei um casal. Lá viveram felizes durante uns tempos com as suas histórias de amor... o macho fazia ninho, dava uma sova na fêmea, desfazia-me as cabombas, alevins por todo o lado, a corrente desfazia o ninho, o macho voltava a fazer, etc.

Esta coisa da aquariofilia agradou-me tanto q decidi investir num aqua de 180 L pra começar a montar um plantado. Como este aqua tem um espaço bastante maior que o anterior, mudei o casalinho de colisas para terem + espaço para a sua novela e o macho lá iniciou o seu ritual... bolha aqui, bolha ali, despedaçar plantas ali e aqui...

O meu problema reside mesmo aí... quando eram apenas as cabombas, ainda fechava os olhos, mas agora são as cabombas, o musgo de java, o tapete de glossostigma, as lilaeopsis, até as raízes super-resistentes das higrofilas caiem perante este implacável destruidor!

Alguém me sabe indicar se por acaso existe alguma forma de simular um ninho para o colisa apenas depositar as suas bolhas nele? Algo q o faça achar q o ninho já se encontra completo e n seja necessário adição de restos de plantas... senão a ideia de ter um aqua plantado com as plantas que quero terá de ficar completamente de lado.

Por enquanto o macho está de castigo no aqua pequeno até pelo menos o tapete de glossostigma pegar como deve ser... depois tento de novo. Já ouvi falar de ninhos artificias feitos com garrafas de plástico... no entanto tenho sempre de encontrar algo para "encher" o ninho.

:D?

Ricardo Domingues

Publicado:
....caiem perante este implacável destruidor!

Olá

não estás a ver bem o ponto de vista.....ele não é destruidor, ele é um construtor compulsivo cheers

(estou a brincar... :lol: )

Aqui vai a minha opinião se puderes coloca riccia (um boa quantidade). Fornece a ele um material de construção e assim já não tem necessidade de ir buscar plantas cá em baixo ::D:.

Embora a tentação seja grande....

Utiliza plantas de folha larga e resistente.

Outra vantagem da riccia é que apesar de ser flutuante deixa passar luz para as outras plantas.

O que não acontece com outras plantas flutuantes.

Espero ter ajudado

Cumpr.

António

Publicado:
Olá

não estás a ver bem o ponto de vista.....ele não é destruidor, ele é um construtor compulsivo ;)

(estou a brincar... 8) )

Aqui vai a minha opinião se puderes coloca riccia (um boa quantidade). Fornece a ele um material de construção e assim já não tem necessidade de ir buscar plantas cá em baixo :).

Embora a tentação seja grande....

Utiliza plantas de folha larga e resistente.

Outra vantagem da riccia é que apesar de ser flutuante deixa passar luz para as outras plantas.

O que não acontece com outras plantas flutuantes.

Espero ter ajudado

Cumpr.

António

Já tinha pensado na riccia, mas ele tem uma predilecção por raízes... como o tapete de glossostigma tem umas raízes muito finas, depois de mastigado pela boca dele fica estilo um velcro como os das carteiras, o q parece ideal para abrigar os "putos".

Quando adquiri esse tapete de glossostigma vieram bastantes lentilhas d'água que me estão a cobrir os cantos do aqua... ele até as podia usar mas, vou introduzir a riccia para ver se ele lhe pega e esquece as outras.

Obrigado pela resposta :)

Ricardo Domingues