Montagem de aquário


Recommended Posts

Olá a todos..

 

Decidi iniciar-me na aquariofilia recentemente.. concretizando um sonho de miudo em querer ter peixes..

 

 

Actualização do Setup

 

Kit Tetra 60l (ainda vou determinar os litros efectivos)

Pedra de xisto

3 pedaços de madeira

 

Fauna: Peixe de água fria vermelho (transitório até colocar os de água quente)

 

Flora:

 

anubias

rosefolia

Ludwigia

Editado por pintinho

"Se julgas sempre tudo controlado não estás a ir suficientemente depressa.."

 

Aquário de 60l teóricos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum e a este mundo. :)

 

Bom, em relação ao substrato, camada de substrato e por cima camada de areão é o indicado. O areão deve ser muito bem lavado e fervido para eliminar qualquer impureza que possa ter.

 

Agora a flora.. Eu sou adepto de: "Ou me dás bom ou não quero!". As algas são uma praga mas só se tornam uma praga quando algo está desequilibrado dentro do aquário e quando não controlamos isso. A escolha das plantas deve ser feita consoante a nossa experiência pois há plantas de uma maior necessidade de nutrientes, Luz, Co2 e outros factores do que outras.

Esse Kit trás que iluminação?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse Kit trás que iluminação?

 

Cumps

 

Confirmei que tem uma lâmpada de 15W

 

Quanto às plantas ele tem muitas, mas eu disse que queria anubias anãs pois pelo que li no forum eram boas para começar e são pouco exigentes.

 

Ja tenho o areão lavado e agora vai ferver durante um tempo.

 

obg

Editado por pintinho

"Se julgas sempre tudo controlado não estás a ir suficientemente depressa.."

 

Aquário de 60l teóricos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos..

 

Decidi iniciar-me na aquariofilia recentemente.. concretizando um sonho de miudo em querer ter peixes..

Depois de ter ligo alguns tópicos de iniciação queria em primeiro lugar agradecer à Cris_Nunes a atênção dispensada e a ajuda na procura do aqua.

 

A minha primeira dúvida está associada ao modo de colocação do areão e do substrato, pois tive duas opiniões.. qual a mais adequada ao meu caso:

 

1. Camada de substrato > camada de areão

 

2. Camada de areão > camada de substrato > camada de areão

 

Adicionalmente, devo lavar muito bem o areão certo??

 

Quanto às plantas, um colega disse que me dava umas, mas referiu tipo "ah até já têm algas pequeninas nas folhas e tudo".. Hoje ao ler um tópico do arquivo aqui do forum sobre um plantado vie que as algas podem ser uma praga!! ora se as plantas trazem algas nao será melhor comprar plantas novas numa loja??

 

 

Obrigado..

 

Material:

 

Kit Tetra 60l

Areão de rio Anivite 10 Kg

substrato Sera para 50 litros

Kit de testes Sera (pH kH gH e NO2)

Bomba de ar

Pedra difusora

Catolina preta

boa sorte nesse teu novo trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Primeiro não tens que agradecer! Eu sou uma estreante como tu, e como me têm ajudado muito aqui acho que também devo contribuir com o pouco que sei!

 

Em relação às plantas eu gosto das anúbias. Tenho no meu aquário e visto que faço pouca fertilização e a minha luz é fraquita têm se dado muito bem. Já deram flores, mantém-se verdinhas e fazem um aquário muito bonito! As valisnérias também são muito bonitas, e sempre podes escolher entre vários tamanhos.

 

Mas há aqui pessoas com muito mais experiência e com muito mais conhecimentos a nível de flora que com certeza te vão dar umas boas dicas :D

 

Vai nos mantendo actualizados!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos..

 

Peço desculpa pelo tópico não ter sido colocado no local certo..

 

Já tenho o aquário a efectuar o ciclo.. Tenho rocha, troncos e plantas lá dentro..

 

A minha questão está relacionada com as anubias que tenho lá já terem algas em algumas folhas, pois as plantas foram-me ferecidas.. será que seria melhor cortar essas folha? Mas em algumas só ficaria com uma folha, pois cortei já as outras todas antes de as coloocar no aqua..

 

Ou será de pensar em comprar o primeiro peixe que possa alimentar-se das algas??

 

Eu coloquei no aqua umas pastilhas no areão já para prevenir as algas, pelo que não queria com isto das plantas deitar fora esse investimento.

 

Adicionalmente, digam-me quando devo fazer a primeira análise à àgua e se será adequado trocar 20% da água quando fizer uma semana, isto é na quarta?

 

Obrigado pela ajuda

 

cumprimentos

"Se julgas sempre tudo controlado não estás a ir suficientemente depressa.."

 

Aquário de 60l teóricos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda sem respostas à questão anterior deixo aqui os valores que obti hoje depois de analisar a água do aquário.. Não sei se tenho o aqua bom ou nem por isso face a estes valores, pois não os sei interpretar todos. Peço a vossa ajuda nisso.

 

Resultados:

 

Temperatura da água em 25.º

 

kH: 2

gH: 4

pH: Entre 7 e 7,5

NO2: 0

 

Peixes estava a pensar colocar guppies.. mais algum para tratar das algas. que acham??

 

Adicionalmente, acham que devo começar a introduzir CO2 no aquário?? Caso necessário estava a pensar fazer a receita que está no DIY do forum.

 

cumps

 

editado pois actualizei no 1.º post o setup actual do aquário.

Editado por pintinho

"Se julgas sempre tudo controlado não estás a ir suficientemente depressa.."

 

Aquário de 60l teóricos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

Não sei se já tens também mas é importante o teste da amónia.

Já iniciaste o ciclo ou isso são só os valores iniciais da água que vais utilizar?

 

O pH está bom para guppies bigsmile

 

Editei para sugerir os otos, para ajudarem no combate as algas!

Editado por Cris_Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz amanhã uma semana que o aquário tem estado com água a ciclicar e ainda nao troquei àgua nenhuma!

 

 

O teste à amonia não vinha no kit que comprei!! não sei se haverá alguma forma de saber o valor por via dos outros resultados..

 

Hoje reparei que a água julgo estar a ficarm meia verde e está um pouco turva tb!!

 

Não estou mesmo a ver o que fazer :D

 

Obrigado pela ajuda, fico a aguardar mais alguma sujestão

 

:roll:

Editado por pintinho

"Se julgas sempre tudo controlado não estás a ir suficientemente depressa.."

 

Aquário de 60l teóricos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho colocado apenas comida para o peixe que lá anda dentro..

 

Vou ver se compro então isso, mas pensei que já tinha todos os testes!! lá se vão mais uns €€€€...

A luz do aquário liga das 14 às 22, e ao mesmo tempo a bomba de ar.. Será que a bomba de ar deveria estar sempre ligada??

 

obg

"Se julgas sempre tudo controlado não estás a ir suficientemente depressa.."

 

Aquário de 60l teóricos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não uso bomba de ar. O meu filtro tem débito suficiente para fazer movimentação de água à superficie. Quanto tens a bomba desligada tens movimentação de água??

 

Em relação ao tempo de luz não me parece excessivo, é o que mantenho no meu, aproximadamente, visto que a minha lâmpada também só tem 15watts.

 

LOL, pois é, o dinheiro voa! Mas o teste de amónia é mesmo muito importante porque te permite saber quando se estabeleceram as "primeiras" colónias de bactérias. Ou seja, hás-de verificar depois que a amónia fica a zero e os nitritos sobem. Isso permite-te perceber o avançar do ciclo.

 

:(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.