morte de discu

Hugo R. Silva

Recommended Posts

hoje de manha tinha um discu morto, a única coisa que apresentava era marcas dos outros discus (antigas) e no anus tinha uma coisa grossa, vermelha (parecia-me tripa mas não faço ideia).

Alguém tem ideia do que possa ter sido?

Partilhar nas redes sociais

Tens outros tipos de peixes com os Discos?

poucos, werneris, um neon preto (é o último dos primeiros peixes). 2 botias palhaço e alguns camarões (reds e greens).

Tens 3 ipoteces:

Ou foram as botias que o mordiscaram,ou foram os discos ou entao foi simplesmeste o disco que enquanto estava a morrer estava a fazer nessecidades.

Espero ter ajudado.

não eram mordidelas, por isso não acredito muito na primeiro hipotese.

o que achei estranho não foi o facto dele estar a defecar quando morria, isso enfim, era o facto de ter uma coisa grossa, de cor avermelhada (tipo cor de carne no talho) pendurada no ânus.

hoje de manha tinha um discu morto, a única coisa que apresentava era marcas dos outros discus (antigas) e no anus tinha uma coisa grossa, vermelha (parecia-me tripa mas não faço ideia).

Alguém tem ideia do que possa ter sido?

boas para mim foram os botias tinha dois e eles em conjunto parecia que formavam um gang mataram-me muitos peixes

Assim paresse-me ser as nessecidades dele.

nunca lhe vi necessidades desta natureza, além de que ao lado disto tinha merdinha normal.... ou seja, um bocado de cada um ao lado do outro....

boas para mim foram os botias tinha dois e eles em conjunto parecia que formavam um gang mataram-me muitos peixes

Não acredito nessa hipótese.

Volto a dizer que não tinha buracos, não estava com dentadas (as marcas que mencionei antes são das bocas dos outros discus quando lutam para estabelecer hierarquias).

nunca lhe vi necessidades desta natureza, além de que ao lado disto tinha merdinha normal.... ou seja, um bocado de cada um ao lado do outro....

Não acredito nessa hipótese.

Volto a dizer que não tinha buracos, não estava com dentadas (as marcas que mencionei antes são das bocas dos outros discus quando lutam para estabelecer hierarquias).

ja tive um disco morto com essa doença e isso é derivado a falta desparasitação o que levou á morte por bacteria intestinal,tens de por flagil nessa agua de 3 em 3 meses

ja tive um disco morto com essa doença e isso é derivado a falta desparasitação o que levou á morte por bacteria intestinal,tens de por flagil nessa agua de 3 em 3 meses

Hum isto já é outra história,

Sabes mais sobre a doença? nome? sites? Agradeço qualquer informação.

Flagyl como administrar? na água parece que faz pouco efeito, o fluvermal não será melhor?

Espero que não te importes Trocado de aproveitar o tópico mas,como sabemos sabemos que é preciso desparasitar?Ou é obrigatório ser de 3 em 3 meses?O flagyl não afecta os restantes peixes num comunitário?

Vou acompanhar de perto este tópico porque me parece ser bastante interessante.

Espero que não te importes Trocado de aproveitar o tópico mas,como sabemos sabemos que é preciso desparasitar?Ou é obrigatório ser de 3 em 3 meses?O flagyl não afecta os restantes peixes num comunitário?

Vou acompanhar de perto este tópico porque me parece ser bastante interessante.

Claro que não me importo, minha casa, tua casa, nossa casa. ::D:

Algumas pessoas dizem ser conveniente desparasitar com alguma frequência (os ditos 3 meses) por prevenção, outras pessoas dizem que só se deve fazer quando são detectados os parasitas.

boas é um bocado estranho os botias palhaços matarem outros peixes tenho nos meus aquarios e pelo contrario sao bastante pacificos nem passam cartão aos discus tenho aqui num dos aquarios ai a uns 9 anos ja bastante grandes e nunca atacaram outros peixes

José Pereira

boas é um bocado estranho os botias palhaços matarem outros peixes tenho nos meus aquarios e pelo contrario sao bastante pacificos nem passam cartão aos discus tenho aqui num dos aquarios ai a uns 9 anos ja bastante grandes e nunca atacaram outros peixes

Exacto essa hipótese eu tb descartei, até pq ao examinar o animal morto não havia vestígios de luta, agressão etc....

Olá Trocado,

Em relação ao teu peixe não sei mesmo o q possa ser - assim c essa descrição e sem fotos é difícil...

Estou a deixar este comentário pq não concordo com desparisitação frequente - o Flagyl, como medicamento q é, deve ser admnistrado se/qd necessário.

Se notares o peixe c um comportamento fora do normal, fezes frequentemente brancas e gelatinosas, comportamento assustadiço,... (um conjunto de factores)...

O essencial é uma boa qualidade da água, um ambiente salutar - esconderijos, sombras, "boa companhia",... Ao final de um tempo começas a conhecer os teus peixes.

Boa sorte e abraço

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Olá Trocado,

Em relação ao teu peixe não sei mesmo o q possa ser - assim c essa descrição e sem fotos é difícil...

Estou a deixar este comentário pq não concordo com desparisitação frequente - o Flagyl, como medicamento q é, deve ser admnistrado se/qd necessário.

Se notares o peixe c um comportamento fora do normal, fezes frequentemente brancas e gelatinosas, comportamento assustadiço,... (um conjunto de factores)...

O essencial é uma boa qualidade da água, um ambiente salutar - esconderijos, sombras, "boa companhia",... Ao final de um tempo começas a conhecer os teus peixes.

Boa sorte e abraço

Ricardo

Olá Ricardo,

Pois eu tb não acho natural recorrer a medicamentos sem ser necessário (vitaminas sim, medicamentos não) tal como nos humanos.

Pois isso é que é estranho os discus estão super bem, uma fêmea fez postura uns dias antes (coitadinha é novinha ainda) as fezes são normais, mesmo o que morreu estava super normal, comer bem, cagava normal, andam sempre pelo aquário todo, enfim sem qualquer razão aparente.

Pronto lá terei que comprar mais um ou dois discus.

Obrigado

Olá

Pela tua descrição, ainda que superficial acredito que fosse um plantelminto trematodo, pois só eles têm tão grandes dimensões.

De qualquer forma acho que deverias desparasitar os peixes com PRAZIQUANTEL, já que os tratamentos com metronidazol não têm efeitos sobre nematodos ou trematodos.

Compra o tremazol da Sera por exemplo e mistura umas gotas na ração, se estiverem infectados passadas 48h devem expeli-los já mortos.

Quanto a ataques de Botias palhaço, não encontro antecedentes aqui deste lado, mantenho as duas espécies juntas há mais de 7 anos e nunca vi tal coisa, até vivem bastante bem, tendo em conta o seu tamanho...

era0274ku2.jpg

Abraço

frame.jpg

Olá

Pela tua descrição, ainda que superficial acredito que fosse um plantelminto trematodo, pois só eles têm tão grandes dimensões.

De qualquer forma acho que deverias desparasitar os peixes com PRAZIQUANTEL, já que os tratamentos com metronidazol não têm efeitos sobre nematodos ou trematodos.

Compra o tremazol da Sera por exemplo e mistura umas gotas na ração, se estiverem infectados passadas 48h devem expeli-los já mortos.

Quanto a ataques de Botias palhaço, não encontro antecedentes aqui deste lado, mantenho as duas espécies juntas há mais de 7 anos e nunca vi tal coisa, até vivem bastante bem, tendo em conta o seu tamanho...

Abraço

olá

obrigado pela dica, existem sintomas de infestação de plantelminto trematodo??

cumps,