Recommended Posts

Publicado

Olá,

Tenho um aquário com 120*40*70 com ciclídeos africanos (lago malawi).

Gostaria de saber qual o melhor sistema de filtragem? filtros externos ou uma sump?

neste momento tenho filtros externos,mas acho que com uma sump o volume de filtragem seria muito maior (e estes peixes que tenho sujam um pouco a água).

O que me aconselham?

Quais as desvantagens de uma sump neste caso? faz muito barulho? humidade no ar?

Abraços

Publicado:

A maior, na minha opinião, é a criares a sump. Ou compras uma, que deve ser bem mais caro que um filtro externo, ou crias uma por 1/3 do preço mas que requer o mínimo de conhecimento e aptidão para o trabalho. Também te digo...DIY e How To's não faltam...no fórum e por toda a web.

 

Agora com uma sump podes atingir áreas de filtragem biológica e mecânica, que no externo está "limitado"...

Publicado:

E para um aquário com esta litragem,que medidas me aconselham para a sump?

E qual a potência das bombas?

Que quantidades/proporções de matérias filtrantes devo ter (lã,bioballs,cerâmicas...)?

 

Obrigado

Publicado:

Também andei a pensar no mesmo, até cheguei a seguir vários posts num outro fórum, sobre esse mesmo assunto.

Cheguei à conclusão que num aqua de ciclideos africanos, o melhor é mesmo um filtro externo.

 

Uma sump consegue ter mais material filtrante, mas como a maior parte das vezes coloca-se a sump logo abaixo do aqua, os 50 ou 60cm entre a sump e o aqua, não cheguam para causar sucção de água suficiente. Sucção e circulação, bem entendido.

 

Cheguei a testar isso mesmo, com um sistema de overflow com tubos para um balde e uma bomba de circulação a mandar a água do balde para o aqua outra vez. Nem tinha grande quantidade de água a entrar no balde, nem tinha grande aspiração no tubo de pesca que estava dentro do aqua.

 

Como os ciclideos africanos são uns porcalhões, é preciso um bom sistema de filtragem que aspire a água a uma grande velocidade e uma boa bomba de retorno, para causar turbulência dentro do aquario.

Ou seja, precisas de uma boa aspiração para apanhar o lixo depositado no fundo e uma boa quantidade de água a passar pelo material filtrante, para teres uma boa filtragem da água do aquario.

 

Coisa que não consegues fazer com uma sump...

Publicado:

Duvido, a não ser que a sump fique a mais de 50cm de distancia do fundo do aquario.

É que o que faz a sucção da água para a sump, é a força da gravidade. E com uma distancia curta entre o aquario e a sump, a sucção nunca é grande coisa.

Já tentei, num aquario de ciclideos africanos, é pouco. Funciona bem é se fôr num reef, ou se o aquario fôr furado, com o tubo de pesca a entrar pelo aquario dentro.

Publicado:

O problema da altura não era problema porque são 70cm de aquário mais 40 até à prateleira. Se retirar a prateleira fico com 1metro e meio de distância. Neste caso,achas então que não compensa?

 

Os filtros externos eheim dão uma trabalheira a limpar e depois é preciso mudar o rotor ao fim de algum tempo. Com a sump ficava com todos esses problemas ultrapassados.

 

O que aconselhas então? e se for um externo,aconselhas o FX5?

Eu neste momento tenho dois filtros para esse aquário (eheim 2215 e eheim 2217), mas preferia ter só um filtro.

 

Cumprimentos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.