Recommended Posts

Publicado

Olá,

Tenho um aquário com 120*40*70 com ciclídeos africanos (lago malawi).

Gostaria de saber qual o melhor sistema de filtragem? filtros externos ou uma sump?

neste momento tenho filtros externos,mas acho que com uma sump o volume de filtragem seria muito maior (e estes peixes que tenho sujam um pouco a água).

O que me aconselham?

Quais as desvantagens de uma sump neste caso? faz muito barulho? humidade no ar?

Abraços

Publicado:

A maior, na minha opinião, é a criares a sump. Ou compras uma, que deve ser bem mais caro que um filtro externo, ou crias uma por 1/3 do preço mas que requer o mínimo de conhecimento e aptidão para o trabalho. Também te digo...DIY e How To's não faltam...no fórum e por toda a web.

Agora com uma sump podes atingir áreas de filtragem biológica e mecânica, que no externo está "limitado"...

Publicado:

E para um aquário com esta litragem,que medidas me aconselham para a sump?

E qual a potência das bombas?

Que quantidades/proporções de matérias filtrantes devo ter (lã,bioballs,cerâmicas...)?

Obrigado

Publicado:

Também andei a pensar no mesmo, até cheguei a seguir vários posts num outro fórum, sobre esse mesmo assunto.

Cheguei à conclusão que num aqua de ciclideos africanos, o melhor é mesmo um filtro externo.

Uma sump consegue ter mais material filtrante, mas como a maior parte das vezes coloca-se a sump logo abaixo do aqua, os 50 ou 60cm entre a sump e o aqua, não cheguam para causar sucção de água suficiente. Sucção e circulação, bem entendido.

Cheguei a testar isso mesmo, com um sistema de overflow com tubos para um balde e uma bomba de circulação a mandar a água do balde para o aqua outra vez. Nem tinha grande quantidade de água a entrar no balde, nem tinha grande aspiração no tubo de pesca que estava dentro do aqua.

Como os ciclideos africanos são uns porcalhões, é preciso um bom sistema de filtragem que aspire a água a uma grande velocidade e uma boa bomba de retorno, para causar turbulência dentro do aquario.

Ou seja, precisas de uma boa aspiração para apanhar o lixo depositado no fundo e uma boa quantidade de água a passar pelo material filtrante, para teres uma boa filtragem da água do aquario.

Coisa que não consegues fazer com uma sump...

Publicado:

Duvido, a não ser que a sump fique a mais de 50cm de distancia do fundo do aquario.

É que o que faz a sucção da água para a sump, é a força da gravidade. E com uma distancia curta entre o aquario e a sump, a sucção nunca é grande coisa.

Já tentei, num aquario de ciclideos africanos, é pouco. Funciona bem é se fôr num reef, ou se o aquario fôr furado, com o tubo de pesca a entrar pelo aquario dentro.

Publicado:

O problema da altura não era problema porque são 70cm de aquário mais 40 até à prateleira. Se retirar a prateleira fico com 1metro e meio de distância. Neste caso,achas então que não compensa?

Os filtros externos eheim dão uma trabalheira a limpar e depois é preciso mudar o rotor ao fim de algum tempo. Com a sump ficava com todos esses problemas ultrapassados.

O que aconselhas então? e se for um externo,aconselhas o FX5?

Eu neste momento tenho dois filtros para esse aquário (eheim 2215 e eheim 2217), mas preferia ter só um filtro.

Cumprimentos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!