Dúvidas para iniciar com escalares

JoaoRibeiro

Recommended Posts

Bom dia.

Estou a pensar iniciar-me nos escalares. Não para fazer criação nem nada mas porque recentemente me chamam mais à atenção.

Até agora tinha um PH a rondar os 7 por isso nem pensava nisso. Entretanto mudei de casa e o PH onde estou agora é de 6.5.

Tenho neste momento

2 Plecos (que estou a pensar oferecer, um leopardo e outro que não sei qual é a especie mas são dos que mais se vêem nas lojas de animais.

10 Neons

3 corydoras

5 Guppy (Tinha quase 20 mas também tenho de oferecer porque estão a morrer na agora por causa da mudança de PH)

O aquário tem 80cx40ax30p com cerca de 80 a 85 litros úteis.

Como decoração tenho xistos, cabombas e vou arranjar também um feto de java e anúbias.

Actualmente tenho um filtro interno que vou remover (detesto a caixa grande preta) e arranjar um externo. Vai também ter um upgrade de luz...18w é muito pouco. Isto vai ocorrer perto do Natal por isso vou ter de retirar tudo o aquário mas como vou guardar quase toda a água e matérias filtrantes espero não ter de percorrer todo o ciclo de novo.

A minha dúvida é, quantos escalares poderei ter? Eu estava a pensar em 4, não sei se será muito para coabitar com os neons e as corys. Se der irei comprar escalares juvenis para não comerem os neons e irem crescendo habituados.

PS assim que terminar a remodelação do aquário coloco fotos.

Partilhar nas redes sociais

Bom dia

Acho que não foi falha minha mas não colocaste uma dado crucial:

Quantos Litros tem o Aquário??.

Quanto aos peixes que tens no Aquário, não são nada os peixes ideais para teres com Escalares.

Podes tentar colocar Escalares pequenos com esses peixes, mas quando crescerem e começarem a ganhar o seu espaço no Aquário o mais certo é os rabos dos guppys e talvez alguns neons poderem desaparecer.

Vai ter muito a ver com o tamanho do Aquário e muito a ver com o caracter dos Escalar(es) em questão.

Pois os Escalares são peixes com caracter e É uma questão de sorte (ou não)

Se o Aquário for um aquário pequeno não aconselho a mistura, se fôr maiorzinho é uma questão de sorte no futuro.

Quanto ao Ph eles aguentam perfeitamente os 7.0 em vez dos 6.5 mesmo para criação.

O que é mais importante é a qualidade da água e boa alimentação para se manterem saudáveis - e claro muitos litros para crescerem na sua plenitude (quantos mais litros maior e melhor o crescimento)

Os meus crescem bem em 400 Litros, em menos demoram mais e não crescem tanto!!

Pedro Soromenho

Algo apertado para eles andarem a nadar,por mim era arranjares um aqua com pelo menos 45 de largura e altura e depois pensares neles :D

Eu também ando a pensar em colocar um casal de escalares com neons num aquário... o aquário vai ter 80X28X40, queria apenas colocar um casal isto é não os queria comprar grandes mas sim pequenos e depois lá cresciam e uns 10 a 15 neons, será muito para o aquario em questão ou não aconselham porque os escalares mais tarde poderão comer os neons?? Até porque basicamente o aquario é igual ao do user JoaoRibeiro.

Algo apertado para eles andarem a nadar,por mim era arranjares um aqua com pelo menos 45 de largura e altura e depois pensares neles :D

Os Guppy de qualquer das formas são para ser oferecidos, com ou sem escalares.

Pois, arranjar novo aquário nos próximos 1 ou 2 anos está um pouco fora de questão... não tenho espaço em casa para ter um aquário maior. Como acabei de casar e estou num T1 também não tenho assim muita verba disponível para trocar agora de aquário.

De qualquer das formas vou esperar pelo Natal e ver se apanho alguma promoção na Jardiland que não seja cara e que caiba no espaço que tenho agora. Tipo 100*45*45.

Sei perfeitamente o que é isso ;) também estou casado á 2 anos e passei pelo mesmo :mrgreen: pelo que optei por ser eu a fazer o aqua todo,o móvel fiz o projecto e dei-o a fazer assim como a tampa,ficou bastante em conta,mas mesmo em conta.Penso que a tua melhor opção passe por ai é que o aqua que tens não dá mesmo para escalares,lamento ;)

• 2 semanas depois...
Sei perfeitamente o que é isso :( também estou casado á 2 anos e passei pelo mesmo :( pelo que optei por ser eu a fazer o aqua todo,o móvel fiz o projecto e dei-o a fazer assim como a tampa,ficou bastante em conta,mas mesmo em conta.Penso que a tua melhor opção passe por ai é que o aqua que tens não dá mesmo para escalares,lamento :(

Pronto, acho que vou mesmo optar por um casal de ramirezis para ter com as corys, os neons e os plecos. É que um aquário maior não dá mesmo lá em casa. Eventualmente numa próxima casa já tenha espaço.

Boas

Tens aqui um à venda barato... Em Almada...

Esses guppies já têm todos novo dono?

Abraço